Buscar

Educação e Cultura Corporal - Semana 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Conforme visto no texto base da semana 3, apesar de documentos oficias apontarem a inserção  da educação física como um componente da área dos códigos e linguagens, ainda existe uma indefinição no papel deste profissional na escola, o que acaba impactando diretamente a conduta do professor de educação física que fica propenso a assumir diferentes identidades em diferentes momentos conforme nos relataram Nunes e Rubio (2008).
Tendo em vista a afirmação, podemos compreender que:
	
	
	Aparentemente faz parte da identidade do professor de educação física a formação de equipes e seu treinamento para a competições escolares.
PERGUNTA 2
1. Dentre as práticas sociais ou formas culturais de cada grupo encontram-se as práticas corporais com aspectos lúdicos, que são sistematizadas, ressignificadas, hibridizadas e transmitidas de geração a geração em cada grupo cultural. De acordo o texto de Nunes essas práticas são caracterizadas como:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Esporte, ginástica, luta, dança e brincadeiras e suas infinitas e constantes transformações e recriações.
PERGUNTA 3
1. Leia o trecho extraído do texto base da semana 3 “Os currículos da educação física e a constituição da identidade de seus sujeitos” (Nunes e Rúbio, 2008)
“Com base em estudos de alguns autores que investigaram a trajetória da área de Educação Física no Brasil (...), organizamos o artigo de modo a traçar um paralelo entre as abordagens de ensino do componente em fases distintas, seus conteúdos dominantes e os objetivos nelas veiculados, ou seja, seus currículos, com as políticas educativas de cada período. ”
Com base neste trecho, identifique qual alternativa representa corretamente a perspectiva apresentada pelos autores  no artigo.
	
	
	
	
	
	O artigo analisa os currículos da educação física e infere as identidades que foram pensadas para garantir a construção de um modelo de sociedade determinado pelos interesses dos grupos dominantes e efetuados por meio de políticas educacionais pelo Estado que lhe dá suporte e reproduz sua hegemonia.
	
	
	
	
	
	
PERGUNTA 4
1. Neste texto, apresentado na semana 3 (NUNES, s/data), o autor nos apresenta alguns equívocos comuns na interpretação da expressão cultura. Ampliando para a área da educação física, aponta-se um reflexo sobre a falta da clareza nessa definição, quando acompanhado da palavra corporal. Assim, a cultura corporal de movimento, ou simplesmente cultura do movimento, é tratada da mesma forma que a cultura corporal.
Tendo em vista a afirmação, assinale a alternativa que melhor representa o termo “cultura corporal” proposto pelo autor.
	
	
	Cultura é o campo de luta pela validação dos significados e corporal, é o corpo como um texto, passível de comunicação, logo, de leitura e escritura (a produção de novas formas de comunicar).
  
PERGUNTA 5
1. Conforme visto no texto Educação física na área de códigos e linguagens:
 
“Estima-se que existam mais de 3000 línguas usadas pelos humanos na atualidade e muitas linguagens não verbais, como a visual, os modelos científicos, a sonora, a gestual, dentre tantas outras, cada qual com sua finalidade própria, o que nos permite supor que cada prática corporal se constitui em uma linguagem específica que comunica suas intencionalidades.”
 
Qual das alternativas a seguir apresenta uma forma de compressão das linguagens produzidas na cultura corporal?
	
	
	A facilitação, a leitura e escritura dos diversos códigos de comunicação que se inscrevem no corpo e potencializar novas produções culturais no âmbito das aulas de educação física escolar.

Continue navegando