Buscar

lorena trabalho unopar 2020

Prévia do material em texto

5
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
 LORENA ROSA DE ALMEIDA OLIVEIRA
“Aspectos filosóficos sociológicos e pedagógico na educação infantil”
Belo Horizonte- MG
2019
LORENA ROSA DE ALMEIDA OLIVEIRA
“Aspectos filosóficos sociológicos e pedagógicos na educação infantil”
Produção Textual Interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Disciplinas Integradoras do 1º semestre de 2019, Tutor Eletrônico: Claudia Macharete Bezerra.
Belo Horizonte- MG
2019
 SUMÁRIO
 1. INTRODUÇÃO......................................................................................05
 2. DESENVOLVIMENTO .........................................................................06
 
 2.1 Direitos de aprendizagem.............................................................07
 2.2 Campos de experiência .......................................................................08
 2.3 O eu, o outro e o nos para crianças pequenas.....................................09
 3. CONCLUSÃO .........................................................................................10  
  
 4. REFERÊNCIAS .......................................................................................11
 INTRODUÇÃO
Este presente trabalho aborda a influência da leitura, música e ludicidade no cotidiano escolar voltados aos alunos do ensino fundamental.
No ambiente escolar ainda persiste a ideia que a brincadeira escolar está ligada unicamente a recreação, em consequência disso as escolas se tornam resistente a utilizar esses métodos que são eficazes no processo de aprendizagem dos alunos, deve se levar em consideração a transição do aluno da educação infantil para o ensino fundamental ,pois ele estava inserido em um ambiente lúdico em que a leitura ,as artes e música faziam parte da sua vivência, de maneira prazerosa e lúdica já no ensino fundamental ele se depara com um ambiente onde prevalece a disciplina ,os conteúdos mecanizados resultando na desmotivação do aluno, a proposta desse trabalho é apresentar as maneiras em que os professores como mediadores desse processo intencional, incorporem no cotidiano escolar de alfabetização e aprendizagem métodos que utilizem ,todos esses elementos em favor de uma educação prazerosa e estimulante norteadas pela BNCC.
 
 DESENVOLVIMENTO
		
 
CONCLUSÃO
Pode -se concluir que os objetivos da BNCC, não são individuais, apesar de serem classificados em partes para melhor compreensão, eles articulam entre si. Ao desenvolver uma atividade notamos a presença de todos os elementos definidos pela mesma, cujo objetivo principal é a criança e seu desenvolvimento pleno.
 A infância está em permanente construção por tanto a escola deve se preparar para garantir os direitos de aprendizagens estabelecidos no documento, estudando a BNCC e à partir desse pressuposto, enxergar a criança como sujeito transformador, que no futuro se tornará um adulto crítico e participativo, capaz de conviver e transformar a sociedade.
 
 
REFERÊNCIAS
 BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília:MEC, 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
 CAMPOS, Marília Freitas de. Artigo Científico: A Contribuição da Sociologia da Educação para compreensão da educação escolar. Professora das UNESP – Botucatu-SP
 FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra.1996.
RIBEIRO, Paula Simon. Jogos e brinquedos tradicionais. In: SANTOS. Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 7ª Edição. Petrópolis, RJ:Vozes, 2002
 ROUSSEAU, J.–J. Emílio ou da educação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968. p.60-2 apud PILETTI, C. & PILETTI N. História da educação. 7. ed. São Paulo: Ática, 1997. p.94.
 TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou transformação da escola. 6.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Textos Filosóficos. Coleção Leitura. Seleção de textos Patrícia Piozzi e Tradução Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Continue navegando