Buscar

Atividade 4 - Função social da escola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A4 – entrega até 01/04
PERGUNTA 1
1. Há um debate recorrente sobre o papel da educação. De um lado defensores de uma educação que priorize uma visão crítica, que leve os alunos a questionar a realidade. De outro lado apoiadores de uma educação conteudista, que priorize conteúdos e o saber fazer.
Sobre este debate, considere as asserções abaixo:
I. O debate que opõe conteúdo e crítica gera uma falsa dicotomia. PORQUE
II. No mundo globalizado e com alto desemprego não se pode pensar uma educação que não transmita conteúdos, que não ensine a fazer, ou seja, uma educação voltada para o trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
	2. 
	a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	3. 
	b) Ambas as asserções são proposições falsas.
	4. 
	c) A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é verdadeira
	5. 
	d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	6. 
	e) A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é falsa.
PERGUNTA 2	Comment by Fabiana Guilarducci: Ok
1. O objetivo de movimentos como o Escola sem Partido é impedir que o estudante desenvolva pensamento crítico e autônomo, que seja incapaz de contestar, discutir, questionar, que se limite à aceitação passiva do que lhe impõem. Um aluno descompromissado com sua própria formação – o que interessa é passar de ano. Fonte: EAD-BR. PIERRI, S.I.P. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 4 – A escola e suas transformações: quais contextos?
 
Considere as afirmações abaixo:
I. Além do que diz o texto, seus defensores pretendem dar voz a apenas uma visão, a liberal, defensora do status quo e apagar as críticas a este regime.
II. A rigor, se adotado, exigiria que todas as vezes que o professor emitisse qualquer opinião, de religião a sistemas econômicos, passando por interpretações de fatos históricos, deveria também falar a respeito de todas as outras visões possíveis.
III. Esta proposta é essencial para evitar a doutrinação de professores formados em universidades públicas e, portanto, distantes da realidade do país.
 
É correto o que se afirma em
	
	a) I, II e III. b) II e III, apenas. c) I e II. d) III, apenas e) I, apenas.
PERGUNTA 3
1. A escola é uma construção da história, ocorre em determinado lugar e tempo e é por eles influenciada decisivamente. Por isso seu papel também muda. Considere as afirmações a seguir a respeito da escola hoje em dia:
I. Transmitir conhecimento é o principal objetivo da escola.
II. Currículo, enquanto definição de conteúdos a serem estudados, é fixo.
III. Escola deve ser lugar de livre pensamento e debate.
IV. A cada mudança de governo imediatamente se altera a cadeia escolar.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e III. b) III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) II e III.
PERGUNTA 4
1. “Penso que um projeto político-pedagógico libertador supõe o engajamento e a participação coletiva dos professores comprometidos em uma linha de ação que tenha como objetivo a transformação social. [...] Para tanto, a união em torno de uma meta é essencial na busca da articulação entre a teoria do projeto educativo e a prática cotidiana da escola.”Fonte: BARBOSA, M. S. S. O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
 
Considere as afirmações a seguir acerca do Projeto Político Pedagógico:
 
I. Apresenta o papel social que cumpre a escola e estabelece os métodos socialmente aceitos para a construção do ensino.
II. É construído coletivamente pela comunidade escolar, a partir de estudos e reflexões, com o objetivo de elaborar um o projeto educativo nas escolas.
III. Estabelece marcos gerais para a educação do país, segundo os quais as escolas devem atuar, apesar das especificidades de cada lugar.
 
É correto o que se afirma em
a) I, apenas. b) II e III, apenas. c) I, II e III. d) III, apenas. e) I e II, apenas.
PERGUNTA 5
1. A escola é, também e fundamentalmente, um espaço político, moldado pelo contexto em que se insere. Nesse sentido, ao olharmos para a educação brasileira atual é preciso nos colocar o desafio de entender a situação na qual o país se encontra e como ela afeta o modelo educacional vigente. Esse processo poderia ser resumido a uma pergunta: de que modo o neoliberalismo afeta a educação brasileira?
Assinale a alternativa que corresponde ao impacto do neoliberalismo na educação do país:
	a) Combate a ideologia do capital, na qual é interessante formar cada vez mais cidadãos passivos e pouco questionadores.
	b) Aprofunda o caráter profissionalizante da educação, a partir da perspectiva de que um cidadão crítico e ativo na sociedade não é o trabalhador ideal para o mercado de trabalho.
	c) Fortalece, ao lado do professor, uma perspectiva de combate à manutenção do status quo e das desigualdades sociais.
	d) Contribui para o avanço de uma educação escolar mais autônoma, que não esteja à mercê de interesses externos.
	e) Contribui para uma educação que prioriza a formação de cidadãos críticos, ao invés da formação para o mercado de trabalho.
PERGUNTA 6
1. “Mulheres e homens, somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender. Por isso, somos os únicos em que aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito” (FREIRE, 1996, p. 28)Fonte. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo, Paz e Terra, 1996.
 
Assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Paulo Freire:
	a) O educador tem a função de fornecer ao educando os saberes indispensáveis para a construção da sua cidadania.
	b) O papel do educador é levar a dúvida, o questionamento sobre o porquê de as coisas serem como são e construir o conhecimento com o aluno, a partir de seus saberes.
	c) Cabe ao educador selecionar e indicar os conteúdos que permitam ao estudante compreender o mundo e seu papel na transformação da realidade.
	d) O aluno é ao mesmo tempo professor. Assim os papéis se alternam e o aprendizado fica mais rico com uma experiência horizontal.
	e) A principal tarefa do educador é revolucionar o mundo, mudar a realidade em favor dos menos favorecidos e o questionamento do ‘status quo’.
PERGUNTA 7
1. A dinâmica de ensino das escolas e o modelo de educação como um todo refletem o contexto político, social e econômico no qual se inserem. Se queremos, portanto, refletir mais profundamente acerca da educação em nosso país, é necessário refletir como se organiza nossa sociedade. Nesse sentido, a sociologia, ciência que estuda as relações sociais, cumpre um papel fundamental na construção de uma educação emancipatória.
 
Com base nisso, considere as afirmações abaixo acerca do papel da sociologia na educação:
I. Refletir acerca da realidade da escola, buscando compreender os problemas e contradições existentes em seu interior.
II. Combater as diferentes vivências e realidades dos estudantes, de modo a amenizar as desigualdades sociais.
III. Contribuir para uma formação mais igualitária dos estudantes em sua totalidade, a partir da construção coletiva do conhecimento e da educação de qualidade para todos.
 É correto o que se afirma em
a) I, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III. e) II, apenas
PERGUNTA 8
1. Conforme estudamos, a história do Brasil é marcada por uma educação para poucos e de baixa qualidade para a maioria. Mudar isso requer preocupação com a quantidade, isso é, população atendida, carga horária, e outros parâmetros e também com a qualidade, isso é, com o quanto os alunos realmente aprendem. Desde o final do século XX e ainda mais atualmente há uma preocupação com indicadores de qualidade. O principal deles na educação
básica é o IDEB.
 
Considere os mapas abaixo
 Fonte: BRASIL, INEP. RESUMO TÉCNICO. Resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2005-2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2015/resumo_tecnico_ideb_2005-2015.pdf
 
Considere agora a tabela abaixo:
 
 Anos em que a meta foi atingida.
 Fonte: BRASIL, INEP. IDEB - Resultados e Metas . Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=1387532
 
De acordo com os gráficos e dados podemos afirma que:
	
	a) Os mapas e a tabela são conflitantes, pois enquanto os mapas apresentam melhoria, a tabela mostra estagnação da qualidade do ensino.
	
	b) Os dados mostram melhoria da educação pública até 2011, quando todas as metas foram cumpridas, mas piora dos índices a partir daí.
	
	c) Apenas os anos iniciais do ensino fundamental, na rede pública, melhoraram todos os anos. Os demais setores não cumpriram as metas e não apresentaram melhoria.
	
	d) Na média geral do Brasil a educação tem melhorado tanto na rede pública como na rede particular. Entretanto essa melhoria é menor no ensino médio privado e ainda menor no ensino médio público.
	
	e) Gráficos mostram melhoria significativa nos anos iniciais do ensino fundamental público, o que não ocorreu na rede privada que não atingiu as metas.
PERGUNTA 9
1. “A filosofia na escola existe, então, para que as pessoas se deparem com as dificuldades e problemas à sua volta e reflitam sobre as condições objetivas em que os homens produzem a própria existência. Porém, nem sempre o currículo educacional permite aos estudantes essas associações, já que muitas vezes é destituído de conteúdos significativos, prevalecendo os assuntos de “caráter artificioso” (SAVIANI, 1996, p. 15), ou seja, aqueles em que os estudantes não necessariamente usarão para suas vidas e não serão úteis a longo prazo” (PIERRI, 2019, p. 4).
Fonte: EAD-BR. PIERRI, S.I.P. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 4 – A escola e suas transformações: quais contextos?
Considere as afirmações abaixo acerca da realidade das escolas brasileiras:
I. As escolas atuam, em grande parte, para a formação de profissionais e de consumidores.
II. No processo de aprendizagem, o ser, ou seja, a formação de indivíduos, é mais importante do que a mera transmissão do saber.
III. A educação crítica e reflexiva acerca da realidade fica, muitas vezes, a cargo das universidades, não sendo parte do cotidiano da escola.
É correto o que se afirma em
a) I e III, apenas. b) I, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III. e) II, apenas
PERGUNTA 10	Comment by Fabiana Guilarducci: Ok
“A escola, ao mesmo tempo em que pode ser conservadora e tecnicista, tem o poder de ser emancipadora e crítica. E, como qualquer aparato social, essa mudança de estrutura e funcionamento muda de acordo com a política e as propostas para a escola de cada partido no poder, além de também partilhar dos saberes e crenças daqueles que fazem parte da organização da escola, levando-se em conta que esta instituição é uma construção coletiva.” (PIERRI, p. 9)Fonte: EAD-BR. PIERRI, S.I.P. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 4 – A escola e suas transformações: quais contextos?
Agora observe o gráfico abaixo:
Fonte: http://inep.gov.br/indicadores-financeiros-educacionais  
Em relação ao texto e aos dados do gráfico podemos dizer que:
	a) Os dados não confirmam a afirmação da autora, pois o investimento na educação ao longo da história do país cresce ou diminui, independentemente de quem o governa.
	b) Os dados confirmam a afirmação da autora de que a política educacional é muito determinada por quem governa o país e por isso houve redução do investimento ao longo do tempo.
	c) Os dados não confirmam a afirmação da autora, pois o investimento na educação é crescente ao longo da história do país, independentemente de quem o governa.
	d) Os dados confirmam a afirmação da autora de que a política educacional é muito determinada pelo governo e – em última instância – pelo projeto político de cada partido que governa em cada momento.
	e) Não é possível estabelecer relação entre a afirmação da autora e os dados, pois a educação básica não é de atribuição do governo federal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando