Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648896) ( peso.:3,00)
	Prova:
	27115651
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do saber. Sobre esse pensamento de Severino, analise as sentenças a seguir:
I- Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico.
II- Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência.
III- No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber.
IV- O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade histórica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SEVERINO, A. J. As contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília. Ano 9, n. 45, jan/ mar,1990. p. 18-25.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Para melhor assimilação da noção de mundo real, Platão elabora a alegoria do mito da caverna, explicando a oposição e a relação entre o mundo das ideias e o mundo real. Com relação ao Mito da Caverna, de Platão, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento do filósofo assemelha-se ao de alguém no fundo da caverna.
II- No fundo da caverna, percebemos apenas as sombras e não as coisas como elas são na realidade.
III- O mito da caverna é uma explicação de como ocorre a relação entre o mundo das ideias e este mundo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Um dos capítulos interessantes da influência da Revolução Industrial no processo de educação no Ocidente foi a denominada Educação Técnica, pois a capacitação intelectual avança de modo ininterrupto nos últimos 200 anos, quando se trata de um declínio das ocupações única e exclusivamente braçais para um processo produtivo cada vez mais automatizado. No Brasil o ensino técnico também deixou seu legado e suas marcas na educação. Sobre o ensino técnico no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento, passado pelos profissionais mais antigos aos mais jovens, sem passar pela escola, perde espaço em um mercado de trabalho competitivo e que exige a excelência na qualidade dos produtos.
II- O ensino técnico no Brasil possui uma grande importância, mesmo por vezes não reconhecida, ele se iniciou ainda no século XIX, com instituições em diversos pontos do país.
III- As escolas técnicas foram renomeadas como CONETs - Coordenação Nacional de Educação Tecnológica -, que atualmente se transformaram nas Universidades Estaduais Tecnológicas (UET).
IV- Uma das principais instituições era o Liceu de Artes e Ofícios, da capital de São Paulo. O Governo Federal começou a fundar escolas agrícolas para formar técnicos agropecuários, como também as escolas técnicas federais, para formar técnicos industriais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	Durante o século XIX, o Brasil foi marcado por uma série de acontecimentos. Logo em seu início, no ano de 1808, ocorreram transformações na vida cultural, social, política e econômica da colônia portuguesa. A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das mudanças ocorridas no Brasil desse período:
	 a)
	Foram criados os cursos de Matemática e Filosofia, além de cursos técnicos avulsos de Enfermagem e Física.
	 b)
	No referido ano, a família real portuguesa foi obrigada a abandonar Portugal e imigrar para o Brasil.
	 c)
	O século XIX representou para o Brasil o início da democratização, ou seja, o país escolhia os representantes políticos através do voto popular.
	 d)
	O Brasil passou a ser a sede das monarquias europeias, fato que se deve à extrema beleza natural do país.
	5.
	Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos. Essas teorias também são chamadas de filosofias educacionais. Entre as diversas abordagens filosóficas educacionais, podemos destacar o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Sobre a abordagem educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.
PORQUE
II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as pessoas em todos os lugares.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	6.
	A democracia está mais do que uma forma de governo ou de governança; é, acima de tudo, uma forma de vida associativa, de uma experiência humana construída em conjunto" (DEWEY, 2005, p. 35). A relação da educação e a democracia foi um tema recorrente no início da contemporaneidade e continua sendo um objetivo da educação ocidental e globalizada. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A promoção de processos eleitorais no ambiente escolar, por si só, garante o essencial da democracia, ou seja, o exercício da aceitação mútua, presente na relação pedagógica.
(    ) A colaboração entre grupos e pessoas é essencial à convivência pacífica e ao desenvolvimento histórico da sociedade. Não é a luta o modo fundamental de relação humana, mas a colaboração.
(    ) Pela educação como prática democrática se constrói o político e se concorre para uma sociedade mais cooperativa, mais compartilhada e mais digna de ser compartilhada.
(    ) O valor das instituições e dos ambientes democráticos reside na possibilidade de reconstrução e enriquecimento da experiência humana, mais livre e em que todos participem e para a qual todos contribuam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DEWEY, John. A concepção democrática de educação. Maringá: Viseu, 2005.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F -
F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	A ordem dos jesuítas, criada em 1534, pelo espanhol Inácio de Loyola, foi o principal instrumento de evangelização dos povos da América, Ásia e África. Além disso, os jesuítas se empenhavam em trazer de volta à Igreja Católica aqueles que haviam aderido ao reformismo protestante. Sobre os jesuítas e a sua participação no campo educacional, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Na educação jesuítica, não era permitida a competição entre os alunos e as classes, todos eram considerados iguais.
	 b)
	Os jesuítas eram bastante exigentes. Recomendavam a repetição dos exercícios para facilitar a memorização.
	 c)
	Os colégios dos jesuítas eram considerados locais de formação religiosa, intelectual e moral das crianças e dos jovens.
	 d)
	Desenvolveram as regras codificadas no Ratio Studiorum, que se aplicavam aos cursos de: Studia inferiora (letras humanas, filosofia e ciência) e Studia superiora (Tecnologia e ciências sagradas).
	8.
	Sócrates foi um dos personagens de maior destaque da filosofia na Grécia Antiga. Ele desenvolveu um método para fundamentar a busca do conhecimento e do autoconhecimento. Este método se concretiza pelo diálogo, questionamento e investigação para evitar julgamentos antecipados. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o método desenvolvido por Sócrates:
	 a)
	Método Histórico-Dialético.
	 b)
	Método Indutivo.
	 c)
	Método Dedutivo.
	 d)
	Método da Maiêutica.
	9.
	Entre os objetivos da educação estabelecidos por alguns pensadores, está o desejo de que o estudante consiga pensar por si, desenvolvendo a autonomia reflexiva, a criatividade e a autoavaliação constante. Nessa concepção de educação, no que se refere ao significado da atitude de pensar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma forma de compreender e conhecer a realidade para melhor transformá-la.
(    ) Memorizar as informações que são independentes do contexto e vida do aluno.
(    ) Identificar o que é certo e o que é errado nos padrões morais em que vivemos.
(    ) Ampliar as certezas da ciência, a fim de superar a necessidade do questionamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	10.
	A base do pensamento da filosofia platônica reside na Teoria dos Dois Mundos. Para explicar o processo do conhecimento, Platão recorre à alegoria do Mito da Caverna. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O mundo das ideias é uma realidade exclusiva do pensamento e do plano ideal absoluto.
II- Para Platão, o mundo das ideias é uma cópia perfeita do mundo material e físico.
III- De acordo com o Mito da Caverna, o interior da caverna significa a falta de conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2005) Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:
	 a)
	problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.
	 b)
	rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
	 c)
	instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
	 d)
	aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
	12.
	(ENADE, 2005) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível - e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.
(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este contraponto é expresso por:
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:
	 a)
	I, II e III, apenas.
	 b)
	III e IV, apenas.
	 c)
	II, III e IV, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
Disciplina:
 
Contexto Histórico
-
Filosófico da Educação (LEE23)
 
Avaliação:
 
Avaliação Final (Objetiva) 
-
 
Individual FLEX ( Cod.:648896) ( 
peso.:3,00)
 
Prova:
 
27115651
 
Nota da 
Prova:
 
10,00
 
 
 
Legenda:
 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 
 
1.
 
Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, 
apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser 
humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as 
áreas da educaçã
o, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas 
reflexivas encontram
-
se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do 
saber. Sobre esse pensamento de Severino, analise as sentenças a seguir:
 
 
I
-
 
Parece ser a primeira vez que 
uma forte tendência da filosofia se considera 
desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo
-
se tão somente 
como um exercício puramente lógico.
 
II
-
 
Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se 
encontra
vam no positivismo, transformando
-
se numa concepção abrangente, o 
neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência.
 
III
-
 
No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser 
ético e político, nunc
a mais técnico, fica assim completa a unidade do saber.
 
IV
-
 
O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução 
profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar 
comprometida com a finalidade de atribuir sent
ido à existência cultural da sociedade 
histórica.
 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 
 
FONTE: SEVERINO, A. J. As contribuições da filosofia para a educação. Em 
Aberto, Brasília. Ano 9, n. 45, jan/ mar,1990. p. 18
-
25.
 
 
a)
 
As sentenças I, II e IV estão corretas.
 
 
b)
 
Somente a sentença IV está correta.
 
 
c)
 
As sentenças II e III estão corretas.
 
 
d)
 
As 
sentenças I e III estão corretas.
 
 
2.
 
Para melhor assimilação da noção de mundo real, Platão elabora a alegoria do mito 
da caverna, explicando a oposição e a relação entre o mundo das ideias e o mundo 
real. Com relação ao
 
Mito da Caverna, de Platão, analise as sentenças a seguir:
 
 
I
-
 
O conhecimento do filósofo assemelha
-
se ao de alguém no fundo da caverna.
 
II
-
 
No fundo da caverna, percebemos apenas as sombras e não as coisas como elas 
são na realidade.
 
III
-
 
O mito da caver
na é uma explicação de como ocorre a relação entre o mundo das 
ideias e este mundo.
 
Disciplina: 
Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva)
- Individual FLEX ( Cod.:648896) ( 
peso.:3,00) 
Prova: 27115651 
Nota da 
Prova: 
10,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, 
apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser 
humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as 
áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas 
reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do 
saber. Sobre esse pensamento de Severino, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera 
desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente 
como um exercício puramente lógico. 
II- Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se 
encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o 
neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência. 
III- No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser 
ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber. 
IV- O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução 
profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar 
comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade 
histórica. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: SEVERINO, A. J. As contribuições da filosofia para a educação. Em 
Aberto, Brasília. Ano 9, n. 45, jan/ mar,1990. p. 18-25. 
 a) 
As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 b) 
Somente a sentença IV está correta. 
 c) 
As sentenças II e III estão corretas. 
 d) 
As sentenças I e III estão corretas. 
 
2. Para melhor assimilação da noção de mundo real, Platão elabora a alegoria do mito 
da caverna, explicando a oposição e a relação entre o mundo das ideias e o mundo 
real. Com relação ao Mito da Caverna, de Platão, analise as sentenças a seguir: 
 
I- O conhecimento do filósofo assemelha-se ao de alguém no fundo da caverna. 
II- No fundo da caverna, percebemos apenas as sombras e não as coisas como elas 
são na realidade. 
III- O mito da caverna é uma explicação de como ocorre a relação entre o mundo das 
ideias e este mundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?