Buscar

AD2 2019-1 FILOSOFIA PRONTA

Prévia do material em texto

ALUNO: JOSÉ FERNANDO TAVARES DA SILVA
MATRÍCULA 19116080140 POLO ITAOCARA/RJ
 
 Segunda Avaliação a distância - 2019.1
Disciplina: filosofia e educação
Coordenação: Prof. Dr. Miguel Angel Barrenechea
Caro (a) aluno (a):
 Essa é a sua segunda avaliação a distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas. 
O objetivo das ADS de Filosofia e Educação é que você possa aprofundar aspectos essenciais dos conteúdos apresentados nos materiais, fazendo com que este seja um momento de reflexão e pesquisa. 
Com base nos fóruns que você participou e nas aulas estudas (Aulas 09 a 12 do livro) apresentamos CINCO questões para serem respondidas individualmente.
 Critério de Avaliação da AD2:
Você será avaliado:
0. Pela coerência textual (começo, meio e fim) - (30%)
0. Pela capacidade individual de produção de síntese e apreensão da leitura feita. (40%)
0. Pela correta interpretação da questão. (20%)
0. Pelo uso correto da norma culta da língua. (10%)					
Boa prova!
Questão 01- De acordo com o que foi estudado na Aula 09 – O que é Ética, acerca da Ética, produza um texto de no máximo 15 linhas, sobre as diferenças e semelhanças entre a concepção ética socrático-platônica e a ética cristã. (02 pontos).
R: Embora Sócrates e Platão discordem em alguns pontos, a concepção socrático-platônica cria um ponto de partida no qual os valores e normas morais podem ser estabelecidas: a consciência do agente moral, isto é, um sujeito só é ético quando age sabendo o que faz, conhecendo suas causas, o significado e as finalidades (busca pela razão). Semelhante ponto de partida é também usado na ética cristã, diferenciando-se pelo fato de que não seria pela razão que se alcança a perfeição, mas sim através da perspectiva da subjetividade de que seria na relação de proximidade ou não, do indivíduo com Deus, com a possibilidade de escolher a aproximação ou o afastamento de Deus, ou seja, o livre arbítrio. 
 
Questão 02 – Após estudar as concepções sobre a Ética na Aula 09 – O que é Ética, elabore um quadro comparativo, apresentando as diferenças e semelhanças entre a concepção kantiana e a crítica de Nietzsche ao modelo racionalista. (02 pontos).
R: 
	
	Nietzsche
	kantiana
	Diferenças
	1- Contesta a capacidade e o poder atribuído à razão de intervir nas nossas inclinações (paixões, desejos, instintos)
2- Considera que estra submisso à razão torna o indivíduo prisioneiros obedientes
	1- Considera que um ato moral só pode ser considerado se for praticado de forma consciente, autônoma e por dever.
2- Uma boa vontade, guiada pela razão, surge do acordo da vontade e do dever porque nossa vontade também é afetada pelas nossas inclinações
	semelhança
	Opõem-se à ética cristã e a moral está fundamentada pela razão
	Igualmente é contra a ética cristã e a moral está fundamentada na razão
Questão 03 – Nos estudos da Aula 10 – A ação moral e a prática educativa, podemos encontrar reflexões acerca da concepção aristotélica de “meio-termo”. A partir dela, elabore uma dissertação de no máximo 15 linhas, acerca das possibilidades de pensarmos uma prática educativa para a atualidade. 
(02 pontos).
R: Aristóteles estrutura seu princípio moral através do “meio-termo”, no qual ele considera que em toda ação humana se é possível excessos ou faltas. Faz-se portanto, necessário, o equilíbrio, isto é, resolver situações de conflitos por meio do diálogo, da capacidade de se discutir, argumentar para que se chegue a um consenso comum às partes conflitantes.
Na prática educativa, por exemplo, um professor não deve agir de forma autoritária, comportando-se como dono da verdade absoluta (senhor do conhecimento e do poder), nem tão pouco de forma omissa, elaborando aulas pouco interessantes para seus alunos ou permitindo que esses atrapalhem suas aulas. Pelo contrário, deve se mostrar interessado em contribuir para aprendizado de seus alunos, identificando seus interesses, suas dificuldades de aprendizado e buscando formas de prender e cativar a atenção destes para o conteúdo de suas aulas, 
Questão 04 – Na Aula 11 - A Ética na Escola, você poderá ver na página 154 algumas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. No trecho em questão, há 10 (dez) propostas dos PCN; realize uma síntese dessas propostas, num texto de no máximo 10 linhas e, posteriormente, relate ou imagine (no máximo 10 linhas) uma situação escolar onde alguns desses princípios estariam sendo aplicados (ou deveriam ser aplicados) em sala de aula. (02 pontos).
R: As propostas que os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN apresentam / propõem são de extrema importância no trato dos aspectos éticos-morais e a sua aplicabilidade na educação escolar, assim como na vida familiar e em sociedade, também se faz importantíssima por constituírem valores/princípios essenciais para uma conduta ética-moral.
No âmbito escolar, os parâmetros de “atender a diferentes intensões e situações de comunicação” e “adquirir novos conhecimentos” deveriam ser adotados/aplicados em todas as escolas com alunos surdos-mudos, utilizando o ensino de LIBRAS como uma atividade extra voltada para os alunos com audição normal. Isso tornaria o ambiente escolar muito mais acolhedor e verdadeiramente inclusivo para os alunos especiais, assim como para toda a escola, comunidade, sociedade.
Questão 05 – Na aula 12, A ética no convívio Social, tivemos várias reflexões interessantes, sobre a aplicabilidade da ética em nosso convívio. Baseados nessa leitura, imagine e apresente textualmente uma situação de conflito em sala de aula. Em um texto de no máximo 15 linhas, elabore uma dissertação acerca do problema a partir de uma das concepções de ética que estudou. Para isso, defina claramente a postura a qual irá se associar. (02 pontos).
R: Jorge, Lucas e Renata são alunos de uma mesma classe, numa escola pública. Jorge, aluno de notas muito ruins tem um porte físico superior ao de Lucas que é um aluno dedicado e com boas notas.
Por se julgar mais forte que Lucas, Jorge o ameaça caso ele não o dê “cola” nas avaliações finais, pois corre o risco de ser reprovado.
Lucas, antes de levar a situação à direção da escola, conversa com seus pais que o aconselham a tentar fazer de Jorge um aliado. Sabendo Lucas do interesse de Jorge por Renata, decide criar um grupo de estudos para as avaliações finais e pede à Renata que chame Jorge para seu grupo. Após duas semanas de estudos em grupo, Jorge consegue notas acima de 8 em todas aas avaliações e consegue a aprovação.
Essa situação, comum em muitas escolas, mostra a conduta moral de Lucas, semelhante ao pensamento de Immanuel Kant, no qual nossa vontade é afetada não apenas por nossa razão, mas também pelas nossas inclinações (desejos, paixões, medos). Assim, devemos educar a nossa vontade para atender à boa vontade, constituída tanto pela obediência à lei moral como pelo respeito ao dever e pelos outros. 
 
Bom estudo!

Continue navegando