Buscar

AD2 Postagem (2)psicologia

Prévia do material em texto

(
Camila Barreto da Silva
19216080148 pólo: Saquarema
)
AD2- AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – 2019.2
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Coordenação: Profª FÁTIMA SCAFFO
Prezado (a) aluno (a):
Esta é a sua segunda avaliação à distância. Leia atentamente as instruções abaixo e procure desenvolver respostas claras que demonstrem seu conhecimento sobre as questões.
Leia atentamente todas as questões; 
Revise suas respostas e verifique se o texto está claro, coerente e coeso.
Esta avaliação é individual;
Nós da equipe da disciplina PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO desejamos um ótimo desempenho!
Questão 1(Aula 10) - 3,0 pontos
De acordo com Erik Erikson a formação da identidade conjuga uma série de aspectos fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Baseando-se neste autor discorra sobre a formação da identidade, dando ênfase as três dimensões que constituem a identidade humana.
R: A formação da identidade, é um processo inconsciente, em sua maior parte, está ligada a atividades reflexivas e observativas, que ocorrem sincronicamente, e transcorre em todos os graus de funcionamento mental da criança, motivados pelas necessidades psicológicas que são associadas ás nossas funções vitais, como a libido, que é uma energia psíquica que leva o indivíduo a buscar objetos com a finalidade de satisfazer as suas necessidades, portanto, avançando de uma etapa para outra a partir da resolução dos conflitos esperados naquela fase de forma positiva, para a criança. O modo como a criança se percebe é baseado tanto na forma como os outros a vêem, como na forma que ela própria se vislumbra, comparativamente aos seus semelhantes, dessa maneira a formação da identidade aflora com aspectos envolventes e gradativamente fixados na criação e construção do Ego na infância. 
Segundo Erik Erikson existem três dimensões inseparáveis e mutuamente dependentes, que formam a identidade humana. Inicialmente, por meios biológicos, temos a dimensão universal, formada pelos impulsos e as pulsões, o recém-nascido apresenta um mecanismo poderoso que já vem incluído no seu desenvolvimento orgânico, quer seja ele humano, ou não. Posteriormente, ou concomitantemente, emerge a dimensão social, onde se evidencia a dependência do bebê, que, para sobreviver, necessita de cuidados específicos para cada uma de suas necessidades. E finalmente, sofrendo influência tanto da questão genética, quanto da questão social, desenvolve-se a personalidade única do indivíduo, em outras palavras, duas pessoas por mais que vivenciem experiências semelhantes, nunca reagirão da mesma forma, pois cada ser, de acordo com suas capacidades, percebe e responde aos estímulos de formas variadas, pautado em toda bagagem sócio-histórica, a pessoa se torna consciente de si mesma e de seu papel na vida em sociedade.
Questão 2 (Aula 11) -2,0 pontos
Denominada Epistemologia Genética, a teoria de Jean Piaget, embora tenha privilegiado os aspectos genéticos e, portanto, biológicos, foi considerada interacionista. A epistemologia em Piaget relaciona-se mais à teoria do conhecimento. Suas questões básicas são, portanto, a construção do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência, organizando o desenvolvimento infantil em uma série de estágios sequenciais. Tudo é construído paulatinamente. Considerando as afirmações acima esclareça como ocorre o desenvolvimento humano para a teoria de Piaget.
O desenvolvimento humano, segundo Jean Piaget, é um processo de maturação biológica, que não depende da aprendizagem para acontecer, é composto de vários estádios definitivos e gerais, durante as transições de um estádio para o outro, ocorrem desequilíbrios, e à medida que a criança se adapta, ocorre seu desenvolvimento, em outras palavras, quando nasce o bebê, já existem estruturas inatas em sua mente, que devido à ação do sujeito, motivado pelo desejo ao objeto, que é o perturbador, o causador do desequilíbrio ao sujeito, se modificam, tudo o que conhecemos, vai aos poucos se formando em nossa mente, são esquemas simples, que paulatinamente vão construir bases sólidas que servirão de sustentação a novos esquemas mais complexos e assim sucessivamente num ciclo ininterrupto. Podemos entender esses esquemas, como processos através dos quais a criança desenvolve seu pensamento, a fim de entender e organizar o meio em que vive. Por exemplo, suponhamos que um adulto nomeie como cachorro, um bicho de quatro patas que faz “au-au” mostrando-o para a criança, em outra oportunidade ao avistar um boi no pasto, a criança diz: - Olha papai, um cachorro!Au-Au! Isso acontece porque os esquemas da criança ainda não são capazes de assimilar as diferenças existentes entre as espécies, mas, conforme o adulto a orienta que aquele animal, que também anda de quatro pés, porém faz: - Múúú...! Não é um cachorro e sim um boi, ocorre à assimilação, que é a internalização do que é geral, ou seja, “bicho de quatro patas”, e a acomodação do conhecimento através da alteração do conceito anterior, que a criança possuía, para o entendimento de que nem todo animal de quatro patas late, dessa forma a informação se acomoda e a criança se adapta aquele novo conhecimento, alcançando novamente o equilíbrio, e então novamente torna ao ciclo, assim que surge uma novidade que desperte o interesse da criança.
Questão 3 (Aula 12) – 2,0 pontos 
Um dos conceitos mais conhecidos de aprendizagem é que ela é a modificação relativamente duradoura do comportamento, por meio da experiência, da observação e do treino. Discorra abaixo sobre pelo menos três características do processo de aprendizagem.
O conceito de aprendizagem pode ser definido como uma transformação cerebral, que acontece sempre que temos acesso a uma nova informação ou quando adquirimos ou dominamos uma nova habilidade, são características do processo de aprendizagem:
1. Processo pessoal- Nenhuma pessoa é capaz de aprender por outra pessoa, afinal a aprendizagem é pessoal e intransferível, cada um tem sua forma e ritmo, próprios para aprender.
2. Processo gradativo- Este processo acontece de forma gradual, inicialmente aprendemos conteúdos simples e à medida que os assimilamos, podemos aprender conteúdos mais complexos.
3. Processo cumulativo- A experiência vivenciada individualmente é utilizada como base, para a construção de novas experiências, acumulando essas experiências, podemos organizar padrões de comportamento para serem incorporados em nossas vidas.
Questão 4 (Aula 13) – 3,0 pontos 
Dentre as vários fatores fundamentais acerca da motivação, mostrar ao professor a importância da incentivação didática e da enunciação de expectativas positivas em relação aos alunos é de extrema importância para o processo de aquisição de conhecimento. Para tal é necessário saber sobre a motivação. Nesta questão solicitamos que você defina e apresente os tipos de motivação necessários à sobrevivência.
A palavra motivação pode ser definida de diversas formas, ela pode ser comparada a uma força interna que aflora, assegura e elabora as nossas ações, também pode ser dita, como uma experiência interna, que somente o próprio sujeito pode sentir, e por ser interna, não pode ser observada por outras pessoas, dificultando seu estudo.
A motivação é um impulso, que leva o sujeito a agir de uma forma específica objetivando algo, este impulso pode ser originado por um estímulo de fora do sujeito ou pode ser produzido pelo seu próprio cérebro, é o que o leva internamente a pensar e decidir a respeito de suas atitudes e metas, essa energia é responsável por regular a quantidade de empenho que precisamos dispor para executar determinada atividade, ou por nos ajudar na escolha da melhor alternativa, diante de um impasse, ou ainda, é a capacidade que nos move, para que apesar das dificuldades, não desistamos dos nossos objetivos e continuemos a tentar.
A mais importante motivação que podemos sentir, aquela que é mais almejada por todos os processos vitais, que nos conduz a sobrevivência, é a motivação fisiológica, por ser inata, primária, básica e orgânica e por estar relacionada às estruturasinternas do nosso organismo e por ter como objetivo maior o seu devido equilíbrio. Como exemplo, podemos citar a respiração, o ato de sentir frio, fome e sede, ou o sono, que tem como seu regulador o hipotálamo, área do cérebro responsável pelo ajuste do organismo em reação as variações do meio externo, como a fome, que produz movimentos gástricos que desencadeiam estímulos internos que nos levam a procurar algo para comer.

Continue navegando