Buscar

Prévia do material em texto

. Química – Propriedade dos gases
1. Por que os gases reais se comportam de forma diferente dos gases ideais?
Os gases ideais são compostos exclusivamente por partículas de dimensões pontuais que se encontram em movimento caótico e em alta velocidade. Nesse tipo de gás, a temperatura e a velocidade de translação das partículas são proporcionais. Uma vez que não há interação entre as partículas de um gás ideal, a energia interna desse gás é sempre igual à soma da energia cinética de todas as partículas que o constituem.
Os gases reais, em que há ocorrência de colisões inelásticas entre partículas, aproximam-se muito do comportamento dos gases ideais em regimes de baixas pressões e altas temperaturas. Por coincidência, nas condições normais de pressão e temperatura da Terra (25 ºC e 1 atm), a maior parte dos gases comporta-se como gases ideais, e isso facilita o cálculo de previsões acerca do comportamento termodinâmico deles. Alguns gases, como o vapor d'água, que se encontra diluído no gás atmosférico, não podem ser considerados gases ideais, mas sim gases reais. Esses gases apresentam interações significativas entre suas partículas, que podem condensar-se, fazendo com que eles se liquefaçam, caso haja uma queda de temperatura.
2. Como fica a equação geral dos gases quando são considerados os efeitos que desviam os gases reais do modelo ideal?
A equação dos gases reais é a expressão que relaciona as grandezas físicas que caracterizam o comportamento de um gás, a seguir ela é apresentada: 
Equação de Van der Walls
3. Após assistirem os vídeos acima, expliquem o que aconteceu quando os vapores de NH3 e HCl são introduzidos em um tubo de vidro (cada um em uma extremidade). Forma-se uma nuvem branca mais próxima do local onde o HCl foi introduzido do que do local onde o NH3 foi introduzido. Por que isso acontece?
Pois eles possuem velocidade de difusão diferentes, o químico escocês Thomas Graham, em 1829, estudou esse comportamento dos gases. Ele concluiu que a velocidade em que um gás se difundia ou efundia em outro está relacionada com a sua densidade de forma que, a velocidade de difusão ou efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade. Isso pode ser expresso pela expressão:
Lei de Graham

Mais conteúdos dessa disciplina