Buscar

panejamentos do recursos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
 Questão
	
	Leia as afirmativas abaixo sobre missão, visão e valores organizacionais.
I. A visão organizacional diz respeito ao negócio em si, ou seja, ao que a empresa se dispôs em fazer no mercado em que opera, qual é o seu papel na sociedade.
II. A missão da empresa é a razão de ser da organização; representa o negócio em que ela se encontra. É o papel desempenhado pela organização em seu negócio.
III. Os valores organizacionais representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para tomadas as suas principais decisões. IV. A visão de futuro da organização corresponde a qual situação futura ela deseja chegar. Está correto o que se afirma em:
		
	
	I, II, III
	
	III, IV
	
	I, IV
	
	II, III
	 
	II, III, IV
		2
 Questão
	
	Leia as afirmativas abaixo sobre os tipos de planejamentos que podemos encontrar em uma organização: I. Busca identificar as oportunidades e ameaças externas à organização. II. Pode ser elaborado por presidentes e diretores da organização, analisando mercados, concorrentes e outras forças ambientais que possam interferir na tomada de decisões. III. Deve ser elaborado por gerentes, os quais traduzem e interpretam as decisões superiores em planos táticos e detalhados. IV. É formulado por supervisores, que transformam planos táticos de cada departamento da empresa em planos operacionais. Referem-se apenas ao planejamento estratégico as afirmativas:
		
	 
	I e II
	
	II e IV
	
	I e III
	
	I, III e IV
	
	III e IV
		3
 Questão
	
	Segundo o dicionário Wikipédia: planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Diante deste enunciado, assinale a alterntiva que define, corretamente o conceito de ¿Planejamento Organizacional¿
		
	 
	É a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos (estratégico, tático e operacional) para integrar e coordenar as ações / atividades
	
	É um planejamento que visa definir as metas da organização
	
	É a definição das metas de uma Organização, sem o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos para integrar e coordenar as ações e atividades
	
	É um planejamento que visa atender as expectativas da Empresa em quantidade de cargos e de pessoas para o exercício das atividades
	
	É um plano que permite que a Organização conheça os caminhos que precisará seguir para não alcançar as metas que foram definidas
		4
 Questão
	
	Veja as frases a seguir disponíveis no site da Kopenhagen:
I - Lideranças Interativas, Trabalho em Equipe; Proatividade; Qualidade; Ética e Respeito.
II - Fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade
III - Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.
Considerando os elementos do Planejamento Estratégico, essas frases se referem a:
		
	
	I - Valores; II - Objetivos estratégicos; III - Missão.
	
	i - Visão, II - Objetivos estratégicos; III - Valores.
	 
	I - Valores; II - Missão; III - Visão.
	
	I - Missão; II - Visão; III - Valores.
	
	I - Objetivos estratégicos; II - Valores; III - Missão.
	Respondido em 14/03/2021 13:02:16
	uturo desejado pela organização.
	
		5
 Questão
	
	Qual a definição correta para planejamento?
		
	 
	Consiste na capacidade de pensar antes de agir, com a ordenação de atividades, isto é, antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.
	
	Consiste nas variações do ambiente externo, lentas ou rápidas, mas persistentes e que podem afetar os negócios da empresa.
	
	Consiste nas mudanças bruscas no ambiente da organização, que ocorre em curtíssimo espaço de tempo.
	
	Consiste em acompanhar e avaliar a execução de uma estratégia.
	
	Consiste no processo de implementação de um novo processo em funcionamento, criando sua cultura de uso.
	Respondido em 14/03/2021 13:02:58
		6
 Questão
	
	Sandra Cristina, gestora de RH, detectou o gap existente entre a necessidade de qualificação de pessoal que se deseja no futuro e a realidade da mão-de-obra atual. Esta situação deverá ser sanada por meio do planejamento:
		
	
	administrativo
	
	operacional
	
	tático
	 
	estratégico
	
	setorial
	 
		7
 Questão
	
	Estudamos que um dos papéis da área de RH é o de identificar as discrepâncias existentes, relativas às necessidades de pessoal e planejar as estratégias e ações visando a reduzir e / ou eliminar esses gaps contribuindo para que a organização atinja suas metas e objetivos. A atividade que se dedica a sanar este problema é denominada Planejamento de RH em:
		
	
	médio prazo ¿ tático
	 
	longo prazo ¿ estratégico
	
	curto prazo ¿ operacional
	
	curtíssimo prazo ¿ sucessório
	
	intermediário prazo ¿ administrativo
		8
 
	Sobre o planejamento estratégico de Recursos Humanos, estão corretas as afirmações, exceto:
		
	
	Planejamento de recursos humanos compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de recursos humanos e o consequente desenvolvimento de politicas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades.
	 
	A gestão estratégica de pessoas não visa conciliar as ferramentas da gestão de recursos humanos com os objetivos organizacionais.
	
	Quando definidas as estratégias competitivas de uma organização, os gestores precisam formular estratégias funcionais, ou seja, a nível departamental (planejamento tático), no intuito de dar apoio aos objetivos competitivos. Uma dessas estratégias funcionais é a administração de recursos humanos.
	
	A organização deve implantar politicas e práticas que levem os colaboradores a comporta- mentos coerentes com uma melhor performance competitiva da organização.
	
	O planejamento de recursos humanos consiste no processo contínuo de tomada de decisões no âmbito da administração de pessoal na empresa, que deve ser dinâmico, adaptando-se frente às diversas situações encontradas pela empresa no mercado em que atua.
	Respondido em 14/03/2021 13:04:15

Outros materiais