Buscar

O Sono: Fases, Distúrbios e Importância

Prévia do material em texto

Curso: Anatomia Patológica 2º ano
				
				Cadeira: Psicologia em Saúde
				Tema: Sono
				 
					
Discentes:	 Docente: Nilsa Genovese
Carina Limeme
Raquel da Graça
Sadoque Maulate
Yúnissa Mussagy 
Zedequias Ferrão					 
 	
Maputo,Março , 2020
Índice
Objectivos	1
INTRODUÇÃO	2
SONO	3
Fases do sono	3
Vigilia ou estagio-0	3
Sono NREM (Sem movimentos dos olhos)	4
A seqüência do Sono	5
Arquitetura do ciclo REM-NREM	5
Conteúdos dos Sonhos	6
O significado dos sonhos	6
HIPNOSE	7
Distúrbios do sono	7
Importância do sono	9
Conclusão	10
BIBLIOGRAFIA	11
Objectivos
· Geral : Compreender o sono como parte do comportamento Humano;
· Específicos:
· Definir o sono ;
· Descrever as etapas do sono ;
· Indicar as perturbações do sono ;
· Falar dos sonhos e o que nele acontece ;
· Falar da importância do sono ;
INTRODUÇÃO
Os estudos psicológicos são velhos como o mundo. Desde a Antiguidade grega, vários pensadores se interessaram ao estudo da mente humana, mas não de forma sistemática. Depois de um longo percurso histórico, a Psicologia constituiu-se como uma disciplina cientifica com W. Wundt com a criação do primeiro laboratório em 1879 e passa assim a ser definida como o estudo da mente, da experiência consciente do homem durante o sono, onde a consciência muda consideravelmente.
Mulheres e homens tem especulado sobre o sono há milênios, mas as investigações cientificas iniciaram apenas em 1937. Nesse ano, os pensadores descobriram que a actividade elétrica dos cérebros mudavam regularmente antes e durante o curso do sono. 
Desde o inicio do estudo do sono foi usado eletroencefalografo( EEG), um instrumento que mede actividade elétrica do cérebro, para estudar o sono a uma base de momento a momento. 
SONO
O sono na perspectiva psicologica pode ser definido como um estado funcional, reversivel e ciclico, com algumas manifestacoes comportamentais caracteristicas, comouma imobilidade e aumento de milhares de respostas ao estímuloos externos.
Sonoé um estado fisiológico complexo que não pode ser evitado, não é resultado de uma actividade cerebral reduzida, mais sim e um estado de consciência difereciado.
Fases do sono
 O sono é divido em duas categorias:Sono REM e NREM ,onde o NREM é classificado em 4 fases:
Toda a noite o ser humano passa pela experiência de dois tipos distintos de sono. NREM (non-rem ou não rem) e REM( rapid eye moviment -movimentos rápidos dos olhos) , conforme indica o nome, uma rápida e intensa seqüência de movimentos nos olhos ocorre comumente durante o sono REM e raramente durante o sono NREM.
Duranteo periodo de sono, normalmente ocorre de 4/6 ciclos bifásicos (1,2,3,4,3,2,1) em um período único de sono humano com duração de 90-100 minutos ,sendo cada um deles composto pelas fases de NREM, com duracao 45-85 minutos , e pela fase do sono REM que 5-45 minutos . 
São usados3 parámetros fisiológicos básicospara definir os estágios do sono , nomeadamente:eletrencefalograma (EEG) o eletroculograma (EOG) e eletromiograma (EMG).
Sono REM ( movimentos rápidos dos olhos) 
Vigilia ou estagio-0
A vigilia ou estágio de pré-sono, também chamado estágio0, ocorrequando as pessoas começam a adormecer , no estado de vigília misturam-se as memórias, imagens, fantasias e idéias. Durante todas as fases dos sonos ocorrem movimentos giratórios lentos dos olhos,os olhos movimentam-se rapidamente sob as pálpebras fechadas. Sonhos vividos ocorrem nessa fase. Embora os dados sejam conflitantes, há evidencia para a idéia de que os olhos movimentam-se como se estivessem esquadrinhando as imagens do sonho.
Nesse momento a pessoa está ainda acordada mas ela está menos responsiva do que habitualmente aquilo que ocorre á sua volta , os músculos relaxam ,o cérebro mostra um alto nível de atividade alfa, caracterizada por ondas de 8 a 12 hertz( ciclos Por segundo). 
Esta actividade de ondas cerebrais está associada com sentimentos agradavelmente relaxados. Se acordadas durante o estágio 0, as pessoas provavelmente relatarão pensamentos vagos, sensações de estarem flutuando, imagens e fragmentos de sonho. A maioria de nós leva 10 minutos ou menos para atingir o estado que os cientistas chamam de sono.
Sono NREM (Sem movimentos dos olhos)
Nessa categoria existem4 estágios de sono, quetrata-se do estágio 1 até 4. Conforme as pessoas vão passando do estagio 1 até chegar ao estagio 4, elas relaxam mais profundamente, torna-se cada vez mais difícil acorda-lás.
Estágio 1 (Sono Leve): No início de sono, este período dura apenas alguns minutos e pode ser considerado uma continuação do estagio 0. As pessoas sentem que estão começando a adormecer, sendo fácil acorda- las e há redução do tônus muscular .
Estágio2 (Sono intermediário): Neste estágio a pessoa já está dormindo mais profundamente porém ainda não é difícil acorda-lá. Pode haver alucinações(experiências sensoriais sem base na realidade) tais como flashes de luzes, choques ou estrondos. Durante este estágio ocorre a sincronização da actividade eléctrica cerebral , que reflecte a redução do grau de actividade dos neurónios corticais com isto, diminuem os ritmos cardíacos e respiratórios , sendo ainda um (sono leve), relaxam-se os músculos e cai atemperatura corporal.
Estágio 3(Sono profundo): O estágio 3 e 4 são os períodos mais repousantes do sono. O sono do estagio 3 é indicado pelo surgimento de ondas lentas e de alta amplitude, chamadas ondas delta , os movimentos oculares são raros e o tônus muscular diminui progressivamente.
Estágio4 (Sono mais profundo) : neste estágio do sono, a pessoa está alheia ao mundo exterior e é muito dificil para o acordar, ocorre a liberação do GH (hormônio do crescimento) e da leptina , o cortisol começa(sono profundo) a ser liberado até atingir seu picono inicio da manhã,mas se houver qualquer irregularidade do sonoa probabilidade de surgir é nesse estaágio, por exemplo : o sonambulismo ou acto de falar durante o sono, terrores noturnos.
A seqüência do Sono
As pessoas oscilam seqüencialmente pelos estágios do sono: 1,2,3,4,3,2,1,2,3,4,3,2,1 e assim por diante. Inicialmente passamos pelo estágio 1 do sono NREM para chegar ao sono mais profundo. os períodos subsequêntes do sono do estágio 1 são principalmente de sono do estágio 1 REM. 
Arquitetura do ciclo REM-NREM
O EEG apresenta ondas de baixa amplitude a frequência mista que se assemelham as encontradas no estágio1 , além das ondas em dente de serra. O indivíduo apresenta máxima hipotonia da musculatura esquelética , excepto pelas oscilacções da posição dos olhos , dos membros , dos lábios , da língua , da cabeça e dos músculos timpânicos e é neste período que ocorre a maioria dos sonhos .
Sonhos
 Para a psicanálise o sonho " é o espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos" . O pesquisador James Allan Hobson considerou " os sonhos como um mero subproduto da actividade cerebral noturna". Na 1ª fase do sono "de ondas lentas" a actividade cerebral e baixa , por essa razao não se formam filmes em nossa mente , apenas pensamentos +/- noramis que passam em uma espécie de tela escura, em imagens . Enquanto que na 2ª fase do sono é onde acontecem os sonhos . 
Conteúdos dos Sonhos
Sobre o que as pessoas declaram sonhar? Calvin Hall (1951), conduziu um dos primeiros estudos de grande escala sobre o conteúdo dos sonhos. Ele descobriu que os elementos do sonho eram predominantemente comuns: atividades coriqueirras,ambiente familiar e conhecidos e amigos. O balanço final revelou a Hall que a atmosfera do sonho é negativa. Atos hostis superavam os amistosos em uma relação de 2 para 1. Raiva, apreensão e medo caracterizavam 64% dos sonhos. Sonhos felizes ocorriam em apenas 18% de tempo.
O significado dos sonhos
Segundo Sigmund Freud foi um dos primeiros cientistas a abordar a questão do significado dos sonhos. Esquadrinhando a mistura fragmentada de motivos, memórias, pensamentos e emoções Freud concluiu que os sonhos refletem os impulsos inconscientes das pessoas de realizar pulsõesou satisfazer desejosque não podem ser satisfeitos dentro da realidade. A narrativa do sonho ou conteúdo manifesto,disfarça e dramatiza as pulsões e desejos, os quais formam o verdadeiro significado ou conteúdo latente, do sonho. As características bizarras do sonho surgem quando a mente tenta encobrir a verdade.
Os críticos de Freud questionam a lógica dele. Aquilo com que sonhamos não está necessariamente relacionado com por que sonhamos, memórias,motivos,pensamentos e emoções podem ser o assunto principais de nossos sonhos por uma razão muito simples:são os fenômenos dos quais o cérebro dispõe para trabalhar durante o sono.
HIPNOSE
Etimologicamente vem da palavra grega hypnosque significa “sono”,o termo daqui derivado provém provavelmente de James Braid, que se refere a um método aplicado já por Mesmer já no final do século XVIII para agir sobre o comportamento e diversas doenças, especialmente para provocar anestesia através do “magnetismo”, “transe” e outras forças psíquicas postuladas. Para induzir um estado hipnótico, o hipnotizador usa sugestões persuasivas, um procedimento chamado de indução hipnótica. Os métodos de indução hipnótica diferem entre si, mas tem uma serie de elementos em comum. 
Embora que a palavra hipnose por sua etimologia remete a “sono”, mas o estado hipnótico não se assemelha ao sono. Durante a hipnose as respostas fisiológicas variam dependendo das sugestões especificas do hipntizador e da responsividade da pessoa.
Para se falar de estado hipnótica deve haver os seguintes fenômenos hipnóticos: Perda da espontaniedade (os pensamentos e sentimentos espontâneos caem para um nível baixo, talvez para a imobilidade);Seletividade (embora os seres humanos selecionem em que deve concentrar a atenção os indivíduos hipnotizados são especialmente seletivos);Redução do teste da realidade ( sob hipnose as pessoas não comparam as suas percepções com a realidade, como o fazem normalmente, tornam-se dispostas a aceitar distorções flagrantes), representação de papeis incomuns(indivíduos hipnotizados desempenham prontamente papeis extraordinários. Comporta-se como crianças pequenas por exemplo); sugestionabilidade pós hipnótica ( os hipnotizadores as vezes sugerem que comandos específicos causarão sensações ou ações especificas depois do termino do transe sem que a pessoa se lembre da sugestão); a amnésia pós hipnótica ( este tipo de amnésia está estreitamente relacionado com a sugestionabilidade pós hipnótica. Implica o temporário esquecimento de algo que ocorreu durante o transe hipnótico).
Distúrbios do sono
Os distúrbios do sono são perturbações que afetam a capacidade para adormecer, dormir de forma contínua ou permanecer acordado ou são comportamentos anômalos durante o sono, comoa insônia , sonolência,o sonambulismo e a apneia do sono . O sono pode ser perturbado por muitos fatores, incluindo horários de dormir irregulares, atividades antes de dormir, o estresse, a dieta, as doenças e os medicamentos.
Os sintomas mais comuns dos distúrbios do sono são:
· Insônia
As pessoas têm dificuldade para adormecer epermanecer em sono profundo e acordam sentindo-se cansadas, falta de sono constantes e despertar nas primeiras horas da manhã .Os espisódios podem aparecer e desaparecer (transitório), durar até 2 ou 3 semanas ( curto prazo) ou ter longa duração ( crónico).
 A falta de sono deixa as pessoas sonolentas, cansadas e irritadas durante o dia.
· Sonolência excessiva durante o dia
As pessoas com sonolência excessiva durante o dia tendem a cair no sono durante as horas normais de estar acordado. Alguns distúrbios do sono tornam as pessoas incapazes de resistir a adormecer durante o dia.
· Sonambulismo
Consiste basicamente em levantar-se da cama, andar ou praticar algum tipo de actividade enquanto ainda está dormindo . Em termos médicos , o sonambulismo é um distúrbio do sono em que as funções motoras da pessoa despertam , mas sua consciência permanece inactiva . Trata-se de um despertar deseequilibrado do cérebro.
· Apneia do sono
É um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa tem dificuldades ou para de respirar, os músculos da garganta relaxam e as vias respiratórias se fecham, reduzindo assim os níveis de oxigênio no sangue, o cérebro ao se aperceber que algo está errado , a pessoa desperta restabelecendo assim a respiração , isso pode acontecer várias vezes durante a noite causando muitas complicações. 
Alguns distúrbios do sono envolvem movimentos involuntários dos membros ou outros comportamentos incomuns (como pesadelos, terrores noturnos ou sonambulismo) durante o sono. Movimentos e comportamentos incomuns durante o sono são chamados parassonias.
Importância do sono
Todos nós sentimos a necessidade de descansar para repor as nossas energias , através da alimentação e do sono, e devemos durmir em torno de 6-8 horas por dia, onde 8 horas é o ideal pois durante o sono para além de descansar ele trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunulógico , endócrino, neurológico e de diversas outras funções. E tem vários benefícios como:
· Obesidade : durante o sono o corpo produz o hormônio leptina, responsável pela sensação da saciedade , o corpo queima calorias durante as horas do sono , as pessoas com apneia do sono e insônia sentem mais vontade de comer pela carência dessa substância ;
· Diabetes : mal aumenta resistência do corpo à insulina , complica mais o controle da doença;
· Hipertensão: o cansaço provocado por diversas noites mal dormidas causa estresse e aumenta a pressão sanguínea , causando hipertensão no médio prazo;
· Memória: pessoas que dormem bem absorvem melhor as informações que recebem durante o dia;
· Depressão : pessoasque dormem menos de 6 horas por dia têm mais chances de desenvolver depressão , e segundo os últimos estudos as pessoas que dormem 6-9 horas tem mais ânimo e qualidade de vida .
Conclusão 
Neste trabalho abordámos o Sono que ele é um processo vital e essêncial para a nossa saúde física e psicológica .
E ele divide-se m 2 fases REM e NREM ,onde os Seres Humanos em torno de 90 minutos alteram o seu sono ao longo da noite em ciclos REM (movimentos rápidos dos olhos) nessa fase existe o estágio 0 ou a vigíliae nessa fase acontecem os sonhos e NREM (sem movimentos dos olhos) e nesta fase nos temos 4 estágios desde o mais leve até o mais profundo .
Não durmimos da forma mais natural ,isto porque o corpo humano possui um ciclo circadiano de 24 horas que, naturalmente as nossas actividades se modificam de acordo com as horas vão passando e ao anoitecer grandes quantidades de substâncias são libertados pelo nosso organismo que são a adenosina e melantonina que nos precionam a durmir durantre a noite .
Quanto mais é curto o nosso sono mais temos a tendência de morrer cedo, porque a falta de sono é um grande factor de risco e poderá desenvolver em nós várias doênças como: as cardiovasculares , cancer, ausaimer, envelhecimento precoce e o mau funcionamento do sistema imunulógico .
Maior parte das pessoas que sofrem de perturbações para durmir usam com muita frequência medicamentos o que não é aconselhavel pois tem várias consequências como o vício, problemas com a memória, coordenação e emoções, prejúizo a capacidade de memorização, cognição e desepenho motor, dores de cabeca, visão turva e alterações no metabolismo.. As pessoas podem ter um rendimento reduzido na escola ou em seus trabalhos. 
BIBLIOGRAFIA
DAVIDOFF, Linda, L., Introdução à Psicologia, terceira edição, Ed.Person: São Paulo, Brasil, Pp: 187-196.
WWW.sergiobiagigregorio.com.br acesso no dia 06 de Março de 2020.
11

Mais conteúdos dessa disciplina