A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
PTI FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

Mesmo com a chegada da chamada Indústria 4.0 e de todo o movimento que essa revolução vem trazendo, como aumento na produção e maior integração entre as áreas de TI e de Produção. Conceitos herdados das escolas de administração científica, clássica e humanística ainda são bastante explorados nas empresas.
Nas atuais indústrias automotivas, pode-se identificar muitos dos conceitos de Taylor. Trabalhadores produzindo individualmente, a constante busca pela eficiência na produção, tarefas mecânicas e repetitivas nas linhas de montagem, o controle e planejamento sobre as atividades e o treinamento e tomada de decisões vindo dos cargos gerenciais, além da mesma rotina de trabalho. Outro aspecto vindo da escola científica seria as premiações e em alguns casos, aumento de salário, concedidas quando as equipes conseguem aumentar a produtividade. 
Fayol já defendia que seus estudos poderiam ser aplicados em qualquer tipo de empresa. Ao colocar na ótica da escola clássica as empresas automotoras modernas, identificamos vários princípios dessa teoria, como os cinco princípios para administrar: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar. Se o foco for a divisão interna, é notável a influência da administração clássica nos setores da organização (Ex.: administração, comercial, financeiro, contabilidade, técnico e segurança). No lado comportamental, iniciativa e espírito de equipe, também é um traço dessa escola. 
O aspecto humano começou a ser levado em consideração a partir dos estudos de Elton Mayo, o que gerou forte influência nas empresas em relação aos seus colaboradores hoje. A preocupação por um ambiente de trabalho saudável e amistoso, algo que interfere diretamente na produtividade, entendendo que a pessoa é um organismo importante para alcançar os resultados. A visão de equipe, o sentimento de pertencimento como membro de um grupo. E por fim, o papel do administrador que precisa saber comunicar, liderar, motivar e conduzir as pessoas, fazendo parte do grupo, são características da escola humanística que é facilmente reconhecida nas empresas modernas.
Apesar do legado das escolas científica, clássica e humanística, pode-se elencar vários aspectos diferentes nas empresas atuais que as afastam das teorias estudadas e que elas adquiriram para se manter competitiva num mercado global. A necessidade de profissionais não apenas para desempenhar tarefas, mas colaboradores qualificados, que são contratados para pensar e criar. Trabalhadores com mais autonomia e podendo desenvolver outras habilidades para aperfeiçoar seu trabalho. As empresas também flexibilizam o trabalho, o que proporciona mais opções para o colaborador, beneficiando pessoas que buscam especialização tendo assim chances de crescimento profissional.
Referências bibliográficas:
Indústria 4.0: Entenda seus conceitos e fundamentos. Portal da Indústria. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/>. Acesso em 07 de março de 2021.
Taylorismo: Características e aplicação em nossa atualidade. Novidá. Disponível em: <https://www.novida.com.br/blog/taylorismo/>. Acesso em 07 de março de 2021.
Taylorismo atualmente no Brasil. administradores.com, 2020. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/taylorismo-atualmente-no-brasil>. Acesso em 07 de março de 2021.
Taylorismo ainda é praticado atualmente? FM2S, 2017. Disponível em: <https://www.fm2s.com.br/taylorismo-e-gestao/>. Acesso em 07 de março de 2021.
Henry Fayol – pai da Teoria Clássica da Administração. Portal Gestão, 2013. Disponível em: <https://www.portal-gestao.com/artigos/6886-henri-fayol-pai-da-teoria-cl%C3%A1ssica-da-administra%C3%A7%C3%A3o.html>. Acesso em 07 de março de 2021.
Princípios de Fayol: o que são, importância e como aplicar. FIA, 2020. Disponível em: <https://fia.com.br/blog/principios-de-fayol/>. Acesso em 07 de março de 2021.
Abordagem humanista. administradores.com, 2013. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-abordagem-humanista>. Acesso em 07 de março de 2021.
Abordagens da Administração – Abordagem Humanística. Canal Marco Ferrari, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N9oJj_CGX6w>. Acesso em 07 de março de 2021.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.