Buscar

Questionário soldagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POSITIVO
Lista de Exercícios Soldagem – Parte 2
1) Qual o principal aspecto que distingue a soldagem por fusão da soldagem em estado sólido? 
R. A soldagem por fusão utiliza arco elétrico para geração de calor e formação do arco entre o eletrodo e a peça, diferente do processo de estado solido onde as partes a serem unidas entram em atrito gerando assim a energia suficiente para a união, como, por exemplo, a solda por atrito.
2) Defina o que é um arco elétrico. 
R. São processos de soldagem indicados para unir peças permanentemente, podendo ser Swaw, MIG/MAG e o TIG. Nesse processo, podem usar normas que orientam, desde a escolha do melhor eletrodo para ser utilizado durante a fabricação das peças, até o tipo de equipamento mais apropriado. 
3) Os eletrodos de soldagem a arco são divididos em duas categorias. Nomeie e defina os dois tipos. 
R. Os tipos são consumíveis e não consumíveis. Os consumíveis (as varetas) por exemplo, é um tipo de eletrodo revestido que não é recomendado para uma vasta produção pelo tempo de troca, por ser um material que precisa ser trocado muitas vezes, pois possuem no máximo 450mm, acrescento também que este tipo de eletrodo possui um revestimento que precisa ser retirado: “escoria” assim elevando o tempo da produção ou acrescentando mais um processo ao produto. Já nos arcos pode se dizer que é indicado para grandes escalas produtivas, pois o arco é em rolos, sendo assim a soldagem é continua e não precisa ser retirada a escória do mesmo.
4) Quais as funções do fluxo na soldagem a arco elétrico? 
R. As funções para o fluxo no arco são: Proporcionar uma atmosfera para proteger a poça de fusão, estabilizar o arco e reduzir os respingos.
5) Quais as funções do revestimento nos eletrodos de soldagem? 
R. Direcionamento do arco elétrico, proteção do metal de solda, estabilização do arco e adições de elementos de liga ao metal de solda.
6) No que consistem os processos de soldagem MIG e MAG? Quais as diferenças entre eles? 
R. Consiste em um arco elétrico que é aberto entre uma peça e um eletrodo consumível em forma de arame. O arco funde o eletrodo arame de forma contínua, alimentando a poça de fusão, que passa a ser protegida da atmosfera por meio de um fluxo de um ou mais gases, a diferença entre eles é que o gás pode ser ativo ou inerte.
7) Quais as vantagens e desvantagens dos processos MIG e MAG? 
R. As vantagens são: Pode ser executada em todas as posições de soldagem, não existe a formação de escória, eliminando a necessidade de remoção, possui alta taxa de deposição do metal de solda na poça de fusão, o tempo de execução cai pela metade, se comparado com o processo utilizado com eletrodo revestido, ocorrem menos distorções das peças, por conta da alta velocidade de soldagem, largas aberturas preenchidas ou amanteigadas, facilmente, tornando certos tipos de soldagem de reparo mais eficientes e não existe perdas de pontas de eletrodos, como no processo de eletrodo revestido. E por fim, as desvantagens: A regulagem do processo é mais complexa, não é recomendado utilizar na presença de uma corrente de ar, produz mais respingos que nos outros métodos, maior facilidade de gerar porosidade nos cordões de solda, o equipamento tem um custo maior em relação à soldagem com eletrodo revestido e a manutenção do equipamento é mais difícil.
8) Quais as características do processo de soldagem TIG? Quais as suas vantagens e desvantagens? 
R. O TIG é um processo de soldagem por fusão, que utiliza arco elétrico para a geração de calor e formação do arco entre o eletrodo de tungstênio não consumível e a peça a ser soldada. A proteção da poça de fusão é realizada com a adição de um ou mais gases inertes sobre o cordão, sendo que o gás também auxilia na transferência da corrente elétrica, quando o gás é ionizado durante o processo, podendo ainda auxiliar no resfriamento do eletrodo. As vantagens é que não adiciona obrigatoriamente em seu processo apesar de poder ser adicionado, pois ele esquenta os materiais em si e os derrete os difundindo e unindo em um só.
9) Defina as 3 operações de soldagem a plasma. Quais as aplicações de cada uma delas? 
R. São elas: Microplasma, Melt-in e Keyhole. 
Microplasma: é chamado assim pois, opera através de um pequeno arco elétrico formado como uma agulha na extremidade da tocha, utilizado sem material de adição.
Melt-in: similar ao processo de solda TIG, sendo a principal diferença que o arco a plasma possui contrição, proporcionando maior rigidez ao arco e maior densidade de energia que o processo TIG.
Keyhole: o arco aprofunda continuamente o metal base até que a peça seja totalmente perfurada, formando o keyhole, garantindo, assim, a penetração total da junta.
10) No que consiste o processo de corte a plasma? Para quais tipos de peças esse processo é utilizado? 
R.É um processo de fabricação que utiliza o orifício otimizado em um bico, com a finalidade de constringir em alta temperatura um gás ionizado de maneira que possa ser utilizado para fundir as sessões transversais de metais condutores. Esse gás é utilizado para realizar a transferência de energia fornecida para a tocha de plasma para cortar o material. O corte a plasma é muito realizado para fabricar juntas metálicas que, posteriormente, serão soldadas em estruturas metálicas.
11) Quais os gases utilizados no corte a plasma e quais as características de cada um deles? 
12) No que consiste a soldagem por arco submerso? 
R. É um processo onde o calor utilizado para fundir o metal é gerado por um arco elétrico, no qual a corrente passa entre o metal base e o arame de adição. A extremidade do arame de soldagem, a peça a ser soldada e o arco elétrico é coberta por uma camada de material de origem mineral granulado, denominado de fluxo para soldagem por arco submerso.
13) Quais as principais características da soldagem por arco submerso? 
R. O processo de soldagem é realizado de forma que a operação fica completamente submersa na camada de fluxo granular, não gerando um arco visível, sem faíscas e fumos e sem respingos do metal de adição. Sua principal característica é: Corrente utilizada: são utilizadas correntes de até 2.000 A, podendo ser CA ou CC, com arame único;
Espessura de soldagem: geralmente, em monopasse, podem chegar até 16 mm de espessura e, em soldagem com multipasse, sem limites de espessura;
Velocidade de soldagem: pode chegar à marca de 400 cm/min com apenas um arame;
Posição de soldagem: a alta corrente utilizada com o alto poder térmico pode criar uma poça de fusão grande e, sob essas condições, as soldas devem ser mantidas na posição horizontal, para evitar que o metal líquido escorra.
14) No que consiste o processo de brasagem? 
R. É um processo de união de peças metálicas, no qual apenas o metal de adição é fundido e distribuído por capilaridade entre as superfícies de contato a serem unidas. Esse processo de soldagem é semelhante ao oxiacetileno, no qual um metal de adição em forma de vareta é fundido sobre um metal base, com a finalidade de união, por meio do uso de um equipamento denominado de maçarico. Nesse processo o metal de adição geralmente tem ponto de fusão acima de 450 ⁰C, e, portanto, mais baixo do ponto de fusão do metal base que será unido. Quando a junta for projetada de forma adequada e a operação de brasagem for realizada de maneira devida, a junta brasada será mais resistente que o metal de adição, logo após a sua solidificação.
15) Em quais circunstâncias a brasagem é preferível em relação a soldagem? 
R. Principalmente na indústria mecânica, na qual podemos citar os processos de corte e furação de chapas com geometria complexa, soldagem de baterias de lítio, marcação com instrumentos de medição e, até mesmo, tratamentos térmicos superficiais em válvulas de motores à combustão. Esse processo de soldagem é muito utilizado, também, na união de peças de menor espessura, com uma velocidade de deslocamento maior. Um bom exemplo é a utilização de laser de CO2 com 5 kW de potência para soldar chapas de 2,5 mm de espessura de açoao carbono, ou inoxidável, com velocidade acima de 65 mm/s.
16) Quais as vantagens e desvantagens do processo de brasagem? 
R. Suas vantagens são: Pode ser utilizados para unir qualquer tipo de metal, inclusive metais de base diferentes;
Alguns métodos de brasagem permitem que possam ser realizadas várias juntas, de forma simultânea;
Esse método permite unir chapas de espessura fi na que, geralmente, não podem ser soldadas;
A zona afetada termicamente é reduzida, ou quase inexistente;
Alguns métodos de brasagem podem ser realizados de forma rápida, o que possibilita a produção de peças seriadas. 
E sua desvantagens:
Menor resistência das juntas brasadas em relação às soldadas; 
A resistência da junta brasada pode até ser melhor do que a do metal de adição, porém, geralmente é menor que a resistência do metal base;
A temperatura elevada, utilizada para executar o processo, pode fragilizar a junta brasada.
17) O que é união adesiva? Para que ela é usada? 
R. A união adesiva é um processo de união no qual o material de adição é utilizado para manter unidas duas peças ou mais, pouco espaçadas entre si, por uma ligação de superfície. 
18) Quais são os principais tipos de adesivos? 
R. Adesivos naturais, adesivos inorgânicos e adesivos sintéticos. 
GásRecomendado Vantagens Desvantagens 
AR
Aço ao carbono. 
Alumínio. Aço 
inoxidável.
Corte limpo e rápido em aços ao 
carbono. Conveniente para o alumínio. 
Baixo custo.
Baixa vida do eletrodo. Nitretação da 
superfície de corte. Oxidação em inox e 
alumínio.
Nitrogênio
Aço ao carbono. 
Alumínio. Aço 
inoxidável
Bom acabamento em inox e alumínio. 
Excelente vida útil dos consumíveis. 
Custo relativamente baixo em sistemas 
automatizados
Nitretação da superfície de corte. Custo 
relativamente alto em sistemas manuais.
Mistura de 
argônio e 
hidrogênio
Alumínio. Aço 
inoxidável.
Excelente qualidade e velocidade de 
corte em espessuras acima de 12 mm. 
Menor geração de fumaça
Caro. Não recomendado para aços ao carbono.
Oxigênio
Aço ao carbonoMaior velocidade de corte. Superfície 
livre de nitretação. Menor angularidade.
Baixa vida útil dos consumíveis. Não aplicável 
em inox ou alumínio