Buscar

Apol 1 HMRI natasha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Historia Moderna das Relações Internacionais
Considere o trecho a seguir:
Se a vida não devesse ser tão desagradável, brutal e curta, na famosa frase de Hobbes, então, a autoridade, a ordem e a lei eram necessárias dentro de um Estado leviatã, e isso encontrava alguma equivalência entre os Estados soberanos da comunidade europeia.
Fonte: Watson, Adam. A evolução da sociedade internacional: uma análise histórica comparativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004. (p. 285)
Considerando o contexto da História Moderna das Relações Internacionais, avalie as alternativas abaixo e depois marque a alternativa que indique apenas as corretas, que versam sobre a diplomacia.
I. A grande maioria dos tratados de guerra e paz da Idade Moderna, entre os Estados, versava sobre questões territoriais, pagamentos de dívidas de guerra, reconhecimento de autonomias políticas e restituições de governo.
II. Duas eram as forças que condicionavam a atuação dos estados: a força bélica e a diplomacia.
III. A força bélica era uma inovação da história moderna, enquanto a diplomacia era uma prática consolidada nas relações entre os estados 
Nota: 10.0
	C
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Questão 10/10 - Historia Moderna das Relações Internacionais
Leia o trecho a seguir:
"A partir de 1541 o movimento se inverteu: os portugueses começam a evacuar Arguer, Azamor e Safim, devido a pressão árabe-moura. Esta última chegou a ser sede de bispado. Entre 1549 e 1550 foram também evacuadas Arzila e Alcácer-Ceguer (Saraiva, op. Cit). Em 1578 na grande batalha de Alcácer Quibir, os portugueses, que contaram com 17.000 combatentes (sendo 5.000 mercenários estrangeiros), foram derrotados (Ibid., p. 174.), com a morte do rei D. Sebastião, o que teve como consequência a União Ibérica, com a passagem da coroa de Portugal para Filipe II da Espanha".
Fonte: VASCONCELOS, Pedro. De redes a territórios: o Império colonial português. Revista de Geografia e Ordenamento do Território (GOT), n.º 10 (dezembro). Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, p. 35-54, dx.doi.org/10.17127/got/2016.10.002, p. 37. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/got/n10/n10a03.pdf>.
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina sobre a União Ibérica, assinale a alternativa que indique corretamente no que ela consistiu.
Nota: 10.0
	
	A
	monarquia dualista em Portugal e Espanha, sob o governo de um mesmo rei espanhol.