Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA rep civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Mariza Ricardo Vieira
Matrícula 01372974
Curso Direito
Em análise ao caso concreto, primeiramente como o acidente no hospital não envolveu de forma direta a conduta médica, o caso se enquadra primeiramente na hipótese de responsabilidade civil do hospital que poderá ser obrigado a arcar com os custos do tratamento da vitima e, posteriormente se houver culpa o hospital poderá cobrar o médico do evento.
O caso em questão trata-se de responsabilidade objetiva do Estado, com base no art. 37, § 6º, da CF/88, onde a pessoas jurídica de direito de direito privado prestadora de serviço público responderão pelos danos que seus agentes causarem a terceiros. De acordo com a teoria do risco administrativo adotada onde assegura que o Estado será responsabilizado quando causar danos a terceiros.
A responsabilidade objetiva poderá ser afastada em algumas situações específicas com as excludentes do nexo causalidade, que é a relação de causa e efeito entre a conduta do agente e o dano. As excludentes são caso fortuito ou de força maior, fato exclusivo da vítima e fato de terceiro. Quanto ao caso fortuito ou força maior, cita o art.393 § único do CC, onde não faz distinção entre caso fortuito ou força maior. É o fato externo à conduta do agente de natureza inevitável, ou seja, independe de previsibilidade.
Para a lei não há diferença entre o caso fortuito e a força maior, ambos são fatores necessários que não se pode evitar. Na doutrina segundo Maria Helena Diniz, a autora cita que caso fortuito é evento imprevisível, e força maior é um evento inevitável. Tanto o caso fortuito como a força maior exclui a responsabilidade civil por quebra de nexo causal.
Quanto à culpa exclusiva da vítima, onde a conduta decorre da própria vítima, segundo informativo 327 STJ, nunca pode ser presumida, sempre devera ser provada a exclusão da responsabilidade. No caso em questão, conforme dispõe o art. 945 CC, a vítima não concorreu culposamente para a ocorrência do evento danoso, pois a mesma estava enferma necessitando de cuidados.
Diante do caso concreto, trata-se do caso de um caso fortuito externo, ou seja, algo imprevisível, assemelhando-se a força maior. Feita as considerações, não se trata de culpa exclusiva da vítima. Conclui – se, que não se configura nos moldes imprevisibilidade, mas poderia ter sido evitado, gerando assim a responsabilidade civil por parte do Estado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil – Responsabilidade Civil 19ed. São Paulo, 2005
10.406, 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002.
Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituição.

Outros materiais