Buscar

AV2 - Direito de Família - 2020 2 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO: DIREITO 
PROFESSOR (A): KARINE MOURA PINHEIRO
DISCIPLINA: DIREITO DE FAMÍLIA
ALUNO(A): VALDEMIR CALVO DE GALIZA FILHO
TURMA: 2001 - AV2 - ESTA PROVA VALE 10,0 PONTOS 
INSTRUÇÕES
1) A avaliação é individual.
2) O aluno terá até às 23:59h do dia 25/11/2020 (quarta-feira) para resolver sua avaliação.
3) O aluno deve postar a sua avaliação resolvida unicamente pela plataforma TEAMS até o prazo limite fixado. Não serão recebidas atividades encaminhadas por outros meios/plataformas.
4) O aluno deve responder as questões com suas próprias palavras, não sendo aceitas transcrições de doutrinadores ou textos obtidos e/ou transcritos de outras fontes.
BOA PROVA!
1) (1,0 pt.) “Inaugura-se com a Constituição Federal de 1988 uma nova fase do direito de família e, consequentemente, do casamento, baseada na adoção de um explícito poliformismo familiar em que arranjos multifacetados são igualmente aptos a constituir esse núcleo doméstico chamado "família", recebendo todos eles a "especial proteção do Estado". Assim, é bem de ver que, em 1988, não houve uma recepção constitucional do conceito histórico de casamento, sempre considerado como via única para a constituição de família e, por vezes, um ambiente de subversão dos ora consagrados princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana.” (REsp 1183378/RS, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, QUARTA TURMA, julgado em 25/10/2011, DJe 01/02/2012). O trecho extraído do voto do Ministro do STJ, parte do pressuposto da existência de qual princípio constitucional?
(a) Solidariedade familiar.
(b) Igualdade entre os cônjuges.
(c) Monogamia.
(d) Pluralidade de entidades familiares.
(e) Paternidade responsável.
2) (1,0 pt.) 
 No filme UM AMOR PARA RECORDAR: “Landon é um jovem sem metas e irresponsável, que foi punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto a um rapaz que quase fica paraplégico. Como punição, o diretor da escola faz com que ele (Landon) participe da produção de uma peça que está sendo montada; durante os ensaios, Landon aproxima-se de Jamie Sullivan, filha do pastor da pequena cidadezinha onde moram, uma garota "certinha" que tem uma lista de desejos a realizar-se e que o ajuda a ensaiar para a peça com apenas uma condição: que ele não pode apaixonar-se por ela. Porém, eles se apaixonam, mas Jamie guarda um segredo: ela tem leucemia há dois anos. Landon não compreende porque isso foi acontecer, pois eles se amam e tudo parecia estar perfeito. O estado de saúde de Jamie agrava-se, ela é internada e está à beira da morte. [...]Como ela já lhe havia contado que seu maior sonho era casar de vestido branco na mesma igreja que a sua mãe e seu pai casaram-se, Landon aproveita o momento e pede Jamie em casamento.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Um_Amor_para_Recordar). Diante do caso apresentado e, conforme as leis civis do Brasil acerca do casamento nuncupativo, responda a alternativa correta:
(a) Devido à urgência imposta pela situação, pode-se inclusive dispensar o certificado, a presença de autoridade celebrante, bem como de testemunhas (flexibilização máxima das solenidades).
(b) Caso o certificado ainda não tenha sido expedido a autoridade celebrante deve exigir a apresentação dos documentos, podendo dispensar, em face da urgência, os proclamas e as testemunhas (flexibilização máxima das solenidades).
(c) Devido à urgência imposta pela situação, pode-se inclusive dispensar o certificado e a presença de autoridade celebrante, sendo os próprios nubentes considerados celebrantes, quando se exigirá a presença de seis testemunhas que não sejam seus parentes em linha reta ou colateral até segundo grau (flexibilização máxima das solenidades).
(d) O casamento pode ser celebrado onde se encontrar o enfermo, ainda que à noite e não sendo necessário aumentar o número de testemunhas. Portanto, o casamento será acompanhado por duas testemunhas parentes ou não dos nubentes, aumentando-se para quatro as testemunhas apenas se o enfermo não souber ou não puder assinar o termo.
(e) Pressupõe que o certificado de habilitação já tenha sido expedido.
3) (1,0 pt.) Analise as assertivas considerando os preceitos constantes no Código Civil sobre o Direito de Família.
I - São parentes em linha reta, até o quarto grau, as pessoas provenientes de um só tronco, sem descenderem uma da outra.
II - São parentes em linha colateral ou transversal as pessoas que estão umas para com as outras na relação de ascendentes e descendentes.
III - Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade.
IV - Na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável.
V - O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro. 
(a) I e III, apenas.
(b) II e IV, apenas.
(c) III e V, apenas.
(d) III, IV e V, apenas.
(e) I, II e V, apenas.
4) (1,0 pt.) Segundo Rodrigo da Cunha Pereira, a guarda compartilhada é a guarda exercida conjuntamente pelos pais, ou por duas ou mais pessoas, de forma que compartilhem o exercício das funções paternas e maternas, no cotidiano da criança ou do adolescente. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
(a) A guarda compartilhada é obrigatória no ordenamento jurídico atual.
(b) A guarda unilateral não obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos.
(c) Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda unilateral.
(d) O STJ entende que a guarda compartilhada pode ser decretada pelo juiz, pois o convívio do filho com ambos os genitores é a regra, independentemente do fato de haver clima hostil entre os adultos. Salvo diante da comprovação de absoluta inviabilidade.
(e) A guarda unilateral será atribuída, como regra, ao genitor que revele melhores condições para exercê‐la e, objetivamente, mais aptidão para propiciar aos filhos os seguintes fatores: afeto nas relações com o genitor e com o grupo familiar; saúde; segurança; e educação.
5) (1,0 pt.) Em conformidade com a Lei n.⁰ 12.518/2010, assinale a alternativa correta no que diz respeito à alienação parental.
(a) A alienação parental é caracterizada pela interferência na formação educacional da criança ou do adolescente, promovida ou induzida por um dos cuidadores para que repudie genitor(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.
(b) A alienação parental é caracterizada pela interferência na formação psicológica, promovida ou induzida por um dos cuidadores para que repudie genitor(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.
(c) A alienação parental é caracterizada pela alteração na formação educacional da criança, promovida ou induzida para que repudie cuidador(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.
(d) A alienação parental é toda manifestação promovida para que repudie genitor(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.
(e) A alienação parental é caracterizada pela interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente, promovida ou induzida por um dos cuidadores para que repudie genitor(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.
6) (1,0 pt.) A respeito do casamento e da união estável e de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro e a recente jurisprudência dos tribunais superiores pátrios,
(a) O Código Civil de 2002 veda expressamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, permitindo, entretanto, e de acordo com a letra da lei, a união estável homoafetiva.
(b) O casamento é civil e gratuita sua celebração, sendo isento de selos emolumentos e custas de habilitação, o registro e a primeira certidão às pessoas pobres, independentemente de declaração.
(c) O casamento nuncupativo poderá ser celebrado na presença de três testemunhas livres de parentesco em linha reta, ou na colateral, até o segundo grau com os nubentes.
(d) O casamento celebrado no Brasil prova-se exclusivamente pela certidão do registro civil de pessoas naturais.
(e) O Conselho Nacional de Justiça, por meio de resolução, veda às autoridades competentes a recusa de habilitação, de celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo.
7) Ex-marido quer grana de Cida, a vencedora do BBB 4: Vencedora do Big Brother Brasil 4, a ex-babá Gecilda da Silva dos Santos, de Mangaratiba, Rio de Janeiro, está sendo processada pelo ex-companheiro Sebastião Menezes de Amorim, mais conhecido por Fifa. Fifa entrou com uma ação cível contra Cida exigindo a metade do prêmio de R$ 500 mil. Ele alega que vivia em união estável com Cida até o fim do reality show da Globo e, por isso, tem direito ao dinheiro. (Fonte: https://www.bonde.com.br/astros-e-estrelas/famosos/ex-marido-quer-grana-de-cida-a-vencedora-do-bbb-4-54753.html)
(1,0 pt.) Levando em consideração apenas as informações constantes na reportagem acima, marque a alternativa correta:
(a) Se considerarmos as alegações de Fifa verídicas, a ação ajuizada por este seria julgada procedente, devendo o prêmio ser partilhado mesmo sem o concurso de trabalho ou despesa anterior de Fifa.
(b) Se considerarmos as alegações de Fifa verídicas, a ação ajuizada por este seria julgada improcedente e o prêmio por ela recebido seria considerado bem particular, vez que sem o concurso de trabalho ou despesa anterior de Fifa.
(c) Se considerarmos as alegações de Fifa verídicas, a ação ajuizada por este seria julgada improcedente, pois, havendo união estável e ausência de escritura pública de sua constituição, o regime de bens será o de separação de bens.
(d) Se considerarmos as alegações de Fifa inverídicas, a ação ajuizada por este seria julgada procedente, pois o regime de bens aplicado à união estável não formalizada é o regime legal.
(e) Se considerarmos as alegações de Fifa inverídicas, a ação ajuizada por este seria julgada improcedente, pois o regime de bens aplicado à união estável não formalizada é o regime de separação legal.
8) Justiça quadruplica pensão alimentícia a ser paga por Wesley Safadão
Assim como a carreira, a pensão alimentícia a ser paga pelo cantor Wesley Safadão também decolou de forma meteórica, nesta sexta-feira (27), depois que a Justiça do Ceará decidiu quadruplicar o valor para 40 salários mínimos – pouco mais de R$ 38 mil – em favor do filho Yhudy. Além do valor quadruplicado, Safadão ainda terá que custear uma viagem anual internacional para o filho, que será acompanhado pela mãe Mileide Mihaile e uma babá, com direito a passagens de primeira classe. O cantor ainda será responsável pelo plano de saúde do filho e pelo desconto do imposto de renda. (fonte: https://olutador45.jusbrasil.com.br/noticias/605636184/justica-quadruplica-pensao-alimenticia-a-ser-paga-por-wesley-safadao)
(1,0 pt.) Com base na reportagem acima, marque a alternativa correta:
(a) A sentença proferida está incorreta, pois, em que pese o alimentante possuir possibilidade, ele não pode ser obrigado a manter o padrão de vida de seu filho.
(b) A sentença está escorreita, pois levou em consideração o trinômio necessidade, possibilidade e proporcionalidade, cuja necessidade e o padrão de vida do alimentado, neste caso, foi presumida pelo magistrado, em face da possibilidade do alimentante. 
(c) A sentença está errada, pois não há que se fixar direito a viagem para o exterior, uma vez que tal direito não se enquadra dentro do conceito de alimentos.
(d) A sentença está acertada o alimentante terá direito a ser exonerado do pagamento da pensão assim que cessar o poder familiar.
(e) A sentença escorreita está, pois dispensou a análise da proporcionalidade diante da possibilidade do alimentante.
9) Marcelo casou-se com Helen em 30/04/2000 e, como fruto da união, tiveram dois filhos, Ana Carla e Eliel. Helen, insatisfeita com a relação pediu divórcio em 07/06/2002, contraindo matrimônio com José em 20/07/2004. Contudo, em 2006, José se apaixonou por Heloísa, deixando Helen com as crianças. Helen, no entanto, não esmoreceu, pediu divórcio e seguiu a vida com seus filhos. Em 2008 Helen encontra um homem íntegro, chamado Antônio, com quem teve uma linda filha, Mariana. Mariana, ao completar 16 anos, chega toda feliz em casa para apresentar seu novo namorado aos seus irmãos e aos seus pais, José (ex-marido de sua mãe), o qual a pede em casamento naquela mesma oportunidade. Helen fica inconformada e alega que Mariana estaria impedida de casar com José, pois é seu ex-marido pelo que jamais aprovará essa união, bem como não irá autorizar o casamento. Com base no caso concreto proposto e em conformidade com o ordenamento jurídico brasileiro, responda as questões abaixo:
a) (0,5 pt) Mariana e José estão impedidos de se casarem? Justifique sua resposta.
b) (0,5 pt) Mariana poderá se casar, mesmo sem a autorização de Helen? Justifique sua resposta.
10) (1,0 pts) 
 Noivo em estágio terminal morre 10 horas após casamento - seu último desejo
Em maio deste ano, o Filipino Rowden, de 29 anos, pediu a mão de sua namorada, Leizel May, em casamento. Dias depois do pedido, foi diagnosticado com um câncer no fígado em estado bastante avançado. Em um mês, o tumor se mostrou ainda mais agressivo do que se pensava. Com medo de que tivesse menos dias de vida do que imaginava, o noivo pediu à família que lhe ajudasse a realizar seu último desejo: casar com Leizel na presença de seus entes queridos. Em menos de 12 horas, os familiares deram conta de todos os preparativos da cerimônia - que aconteceu ali mesmo, no hospital. Com a saúde bastante deteriorada, Rowden não conseguiu sequer sair da cama. Mas isso não impediu que ele visse sua noiva, vestida de branco, caminhando em sua direção pelo corredor do hospital. Detalhe: Leizel entrou de mãos dadas com a filhinha do casal, de apenas dois anos. Dez horas após dizer "sim" à Leizel, Rowden morreu. Considerando o caso concreto em apreço, responda as perguntas abaixo:
a) (0,5 pt) O casamento de Filipino Rowden e Leizel May é considerado válido mesmo sem a presença do oficial celebrante e prévio procedimento de habilitação prévia? Justifique sua resposta.
b) (0,5 pt) Ao lerem a reportagem, muitos julgaram Leizel Rowden, sustentando que a mesma casara-se com Filipino Rowden por interesse em seu patrimônio. Procedem essas acusações em face de Leizel? Justifique sua resposta com base na legislação civil em vigor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais