Buscar

APOL 2 - ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDIGENAS NOTA 100 (10 QUESTÕES)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 2 - ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDIGENAS – NOTA 100 (10 QUESTÕES)
1. Leia o extrato de texto:
“Os defensores da necessidade de implementação do sistema faziam-no com base em pesquisas que apontavam claramente a desigualdade entre negros e brancos, evidenciando a superioridade econômica da população branca brasileira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 79.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, entre as medidas tomadas para diminuir a desigualdade entre brancos e negros, qual foi a mais polêmica? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
(A) Sistema de Cotas para estudantes negros no curso superior.
Você acertou!
(B) Política de Argumentos Afirmativos.
(C) Sistema de Inclusão Assistencialista.
(D) Sistema de Inclusão Privativo.
(E) Política de Espaços Raciais (PER).
2. Leia o fragmento de texto:
“Durante esse debate, alguns contrários foram convencidos da necessidade da implantação das cotas, e outros preferiram continuar com suas 'velhas opiniões formadas'. Várias universidades, utilizando-se da autonomia que a lei lhes concede, decidiram adotar o sistema de cotas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 80.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que aponta corretamente a primeira Universidade que contemplou o sistema de cotas.
Nota: 10.0
(A) Universidade de Brasília (UnB).
Você acertou!
(B) Universidade Federal do Paraná (UFPR).
(C) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
(D) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
(E) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
3. Leia o fragmento de texto:
O Sociólogo Gilberto Freyre identificava as relações raciais de forma horizontal. Destacou-se no meio acadêmico ao considerar o conceito de cultura na temática racial.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-63, 2015. p. 55. [texto adaptado]
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, qual foi o livro escrito por Gilberto Freyre em que ele discutiu a temática racial pelo aspecto cultural? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
(A) Consciência Negra.
(B) O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questões racial no Brasil.
(C) Livro do Mestiço – Mestiço Brasileiro, Nosso Povo, Nossa Etnia.
(D) Nação e Consciência Nacional.
(E) Casa-grande & senzala.
Você acertou!
4. Considere o fragmento de texto:
“A globalização afetou os estados nacionais, entre outros aspectos, em relação à 'identidade coletiva' e, consequentemente, à 'legitimidade democrática' (Habermas), seja pela difusão de uma cultura de massas, seja pela emergência de subcultura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 94 .
Considerando o fragmento e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos negativos decorrente da globalização.
Nota: 10.0
(A) Desconsideração do papel de organismos supranacionais da globalização na vida social.
(B) Estímulo à emergência de fenômenos identitários em vários contextos socioculturais.
(C) Incentivo ao direito à identidade construída com base na diferença.
(D) Reconhecimento e a valorização das pessoas participantes da comunidade escolar.
(E) Ameaça de destruição da cultura nacional e produzir a fragmentação da sociedade nacional.
Você acertou!
5. Considere o fragmento de texto;
“O fortalecimento das identidades na modernidade tardia pressupõe uma ruptura com a ideia de um povo nacional homogêneo (mesma língua e cultura)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado de identidade sociocultural.
Nota: 10.0
(A) Significa um modo de ser individual e se reconstrói com base nas interações sociais e econômicas.
(B) Significa a construção das identidades, fundamentadas nos estudos pré-coloniais.
(C) Significa a manipulação de aspectos da igualdade em relação à construção da identidade.
(D) Significa a elaboração das identidades no contexto das desigualdades das interações sociais e étnico-raciais.
(E) Significa um modo de ser coletivo e se constrói com base nas interações sociais e culturais.
Você acertou!
6. Leia o fragmento de texto:
“[...] o fator mais determinante para uma educação multicultural não é a quantidade dos materiais didáticos disponíveis [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 117.
Considerando o do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que mostra corretamente a postura de uma educação multicultural.
Nota: 10.0
(A) A educação multicultural deve ter uma postura democrática e científica e uma relação crítica e rigorosa dos materiais didáticos.
Você acertou!
(B) Deve adotar uma postura autocrática e subjetiva dos materiais didáticos e das informações contidas neles. 
(C) Deve estimular uma postura setorial e unilateral sem preocupar-se com a análise dos materiais didáticos e das informações contidas neles. 
(D) Deve adotar uma postura informal e aleatória em relação aos materiais didáticos e às informações contidas neles. 
(E) Precisa estimular uma postura superficial e não-científica dos educadores e de suas escolas no trato dos materiais didáticos e das informações contidas neles.
7. Leia o texto:
"A escola sempre foi um espaço muito eficaz para a disseminação de ideologias, sejam elas boas ou más, então, a escola foi um importante instrumento usado para inserir o negro e o indígena naquela sociedade que os segregava. É claro que a escola [...] é um espaço privilegiado para a intervenção e combate ao racismo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROTA DE APRENDIZAGEM. Aula 5, Curitiba: Intersaberes, 20??, p. 4 e 5
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 5 - videoaula 4 - Tema: Síntese, indique corretamente a alternativa que fala acerca da promoção da igualdade racial:
Nota: 10.0
(A) A promoção da igualdade racial anula a questão do mérito e não reforça os direitos sociais.
(B) A promoção da igualdade racial não anula a questão do mérito, mas reforça os direitos sociais.
Você acertou!
(C) A promoção da igualdade social enfraquece os direitos
sociais e a atuação do Estado.
(D) A promoção da igualdade racial elimina a questão do mérito e ignora os direitos sociais.
(E) A promoção da igualdade racial enfraquece a atuação do estado sem amenizar as desigualdades sociais.
8. Considere o fragmento de texto:
“A relação entre identidade e igualdade pode ser percebida sob vários pontos de vistas. Em primeiro lugar, a construção da identidade dos sujeitos pressupõe um processo de práticas e modos de viver e agir coletivos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96-97 .
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, à oposição ao individualismo exige uma identificação das pessoas com... 
Nota: 10.0
(A) a segregação racial.
(B) a subjetividade humana
(C) a coletividade abstrata.
(D) a individualidade absoluta.
(E) a coletividade humana.
Você acertou!
9. Leia o extrato de texto:
“[...] com base nas interações sociais e culturais, conforme nos informam as contribuições teóricas vindas da psicologia social e da antropologia social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96 .
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil em relação à noção de identidade, com quais noções ela se articula? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
(A) De igualdade e de semelhança.
(B) De uniformidade e de compatibilidade.
(C) De proporção e de identidade.
(D) De analogia e de convergência.
(E) De igualdade e de diferença.
Você acertou!
10. Leia o fragmento de texto:
“[...] a construção da identidade visando ao estabelecimento da igualdade pode levar a um processo de opressão de grupos e pessoas não dominantes em uma coletividade mais ampla, como ocorreu no Brasil”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 97 .
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre o processo histórico, assinale corretamente a alternativa que mostra em que lugar se estabeleceu o segmento branco hegemônico.
Nota: 10.0
(A) Lugar individual.
(B) Lugar empírico.
(C) Lugar social.
Você acertou!
(D) Lugar subalterno.
(E) Lugar do oprimido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando