Buscar

Leitura Complementar - Organograma

Prévia do material em texto

1. O que é organograma?
O resultado do trabalho de definição da estrutura organizacional é um desenho conhecido como organograma. O organograma é uma representação gráfica que contém, ao mesmo tempo, a divisão do trabalho e as relações de poder no âmbito de uma organização.
O organograma tem como finalidade representar:
· Os órgãos componentes da empresa (diretorias, assessorias, gerências, superintendências, departamentos, divisões, seções, serviços, setores, etc.);
· As funções desenvolvidas pelos órgãos (produção, marketing, finanças, materiais, recursos humanos, etc.);
· As relações de interdependência entre os órgãos, isto é, a relação superior-subordinado, o que deixa implícitos os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade.
Órgãos e funções são representados no organograma por retângulos. As relações de interdependência por linhas horizontais ou verticais.
2. Tipos de organograma
Existem vários tipos de organograma, alguns simples, outros sofisticados e até complexos. Você verá a seguir os mais usuais.
2.1 Organograma clássico ou vertical
O organograma considerado o mais completo, mais usual e que permite melhor entendimento da representação orgânica de uma empresa é o vertical, uma vez que sua disposição facilidade o entendimento. Ele é bastante utilizado em instituições religiosas, militares e em outras instituições tradicionais, em que a visão da hierarquia é fator preponderante.
Figura 1 - Organograma Clássico ou Vertical
Repare que o presidente detém a autoridade máxima, e que por isso está no topo do organograma. A segunda instância de poder, nesse exemplo, são as diretorias Comercial, Administrativa e de Produção. A cada uma delas estão vinculados dois departamentos. 
Analisando este organograma você pode perceber que os departamentos devem se reportar às respectivas diretorias; já as diretorias devem prestar contas diretamente à presidência.
2.2 Organograma Horizontal
Tem finalidade semelhante à do organograma clássico, embora minimize a descrição hierárquica, uma vez que a escala de poder é representada da esquerda para a direita e não de cima para baixo.
A diferença deste modelo para o vertical é justamente como as informações estão organizadas, porque segue o mesmo padrão mas de forma horizontal, como o próprio nome já diz. Os cargos mais importantes hierarquicamente falando, estão mais para a esquerda e conforme cresce para a direita vai se chegando aos cargos e áreas mais operacionais.
Figura 2 - Organograma Horizontal
Sendo assim as vantagens de se fazer um organograma horizontal são agilidades na gestão, menos burocracia, ambiente informal, colaboradores engajados e mais focos em projetos.
2.3 Organograma Radial ou Circular
É um modelo de organograma considerado mais moderno, as informações setorizadas estão num gráfico circular, cada área, cargo e função são separadas por cores específicas. Sendo que os responsáveis ficam no centro e os demais ao redor.
A principal característica do circular não é relacionada a representar hierarquia. E sim, para quem deseja ressaltar o trabalho em equipe, a unicidade entre as divisões e proximidade das áreas. Além disso, demonstra a capacidade decisória do líder, por isso ele fica no centro.
Figura 3 - Organograma Radial ou Circular
É bastante utilizado nas instituições mais modernas e mais flexíveis, em que o trabalho grupal é uma marca maior, por isso não há necessidade de ressaltar-se a importância deste ou daquele grupo.

Continue navegando