Buscar

Fármacos que atuam na insuficiência cardíaca

Prévia do material em texto

Fármacos que atuam na insuficiência cardíaca
Alunos:
 Alex Almeida
Diane Quele Mendes
Francson Descarte
Francimar Mendes
Gabriela de Carvalho
Gelmar Nascimento
Karolayne Sanches
Micaely da Silva
Nathalia Rufino
Raysa Santiago
Valdeci Valério
Yanca 
Insuficiência cardíaca : Doença que faz com que o coração não consiga mais bombear sangue suficiente para o corpo. Pode afetar apenas um lado do coração (direito ou esquerdo).
Causa: As causas mais comuns de insuficiência cardíaca são a doença arterial coronária(DAC),um estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração, e a cardiomiopatia,uma infecção que enfraquece o músculo cardíaco
Digoxina: È indicado para tratamento da insuficiência cardíaca cognitiva,quando o problema dominante e disfunção sistólica ,nesse caso o beneficio terapêutico e maior nós pacientes com dilatação ventricular.
Efeitos colaterais :desorientação visão turva ,vertigem,mudanças no batimento cardíaco, diarréia ,mal estar,vermelhidão e coceiras na pele ,depressão ,dor no estômago,dor de cabeça e Cansaço e ou fraqueza. Após o uso prolongado do medicamento digoxina.
Contra indicações e riscos da Digoxina: e contra indica para pacientes com hipersensibilidade a digoxina ou qualquer outro componente da formula.
Angina pectores: Significa “dor no peito “
 É a dor ou desconforto que ocorre quando uma ou mais artérias coronárias não fornece sangue (oxigênio e nutrientes) adequados as necessidades do Miocárdio.
A angina e geralmente descrita como isquemia miocárdica sintomática.
A isquemia Miocárdica pode ocorrer sem causar dor ou outros sintomas perceptíveis.(isquemia silenciosa ou assintomática.
O Succinato de metropolol: é indicado para tratamento de Hipertensão arterial (pressão alta) redução da preção arterial da morbidade e do risco da mortabilidade de origem cardiovascular e coronária (incluindo morte súbita); angina do Peito; adjuvante na terapia da insuficiência cárdica crônica sintomática, leve e grave : aumento da sobrevida ,redução da hospitalização,melhora a função ventricular esquerda,melhora na classe funcional de New York Heart Association(NYHA) e melhora na qualidade de Vida; alterações do ritmo cardíaco após infarto do miocárdio; alterações cardíacas funcionais com palpitação ;prevenção de crises de enxaqueca.
Nifedipina: É uma molécula do grupo dos antagonista do cálcio,da classe das diidropiridinas. Os antagonistas d cálcio são um grupo de drogas químicas e farmacologicamente distinto, que afetam a entrada do cálcio na célula ,sendo denominados por alguns autores como bloqueadores dos canais de cálcio para caracterizar essa distinção.A ação da nifedipina decorre da redução de resistência vascular periférica por diminuição da concentração de Cálcio nas células vasculares.
Reações adversas:Os efeitos indesejados incluem cefaléia ,constipação e edema de tornozelo.Existe risco de insuficiência cardíaca.
Precauções: Uso cuidadoso em doentes com insuficiência cardíaca e insuficiência hepática, pois pode provocar efeitos colaterais que agravam a doença.
Quinidina
É a substancia ativa de um medicamento conhecido como quinicardine.Esse medicamento de uso oral é indicado para o tratamento de problemas cardíacos como arritmias e palpitações .Sua ação bloqueia alguns vasos do coração diminuindo o numero de contrações do órgão.
Indicações: Arritmia com risco de vida ;taquicardia; fibrilação.
Efeitos colaterais: vertigem ,febre;dor de cabeça; sensação de queda; alterações nos exames de eletro encefalogramas;aumento de batimentos do coração; náuseas vomito;intoxicação.
Contra indicações : mulheres em fas4 de lactação ; gravidez de risco ; pacientes com marca-passo ; hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. 
Lidocaina
É um fármaco que pertence a família de anestésicos locais ,particularmente do tipo de amidas de aminoácidos ,entre os quais estão também a dibucaína ,a mepivicaina ,a etidocaina , a prilorcaina e bupivocaina , ele também tem um efeito antiarrítmico e é indicado por via intravenosa ou transtaqueal em pacientes com arritmias ventriculares maligno,como taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular. 90% da Lidocaína é metabolizada pelo fígado .através da hidroxilação do núcleo aromático . E existem outras vias metabólicas ainda não identificadas. È excretado pelo rins.
A meia vida da lidocaína administrado por via intravenosa é de aproximadamente 109 minutos , mas como é metabolizado pelo fígado ( isto depende do fornecimento do sangue do fígado )deve diminuir a dose em pacientes com debito cardíaco baixo ou está em choque.
Propafenona
É destinado ao tratamento das alterações do ritmo cardíaco. O medicamento é um agente antiarrítmico com efeito estabilizador de membrana na célula muscular do coração. Devido ao seu sabor amargo e ao efeito anestésico superficial da substancia ativa. Os comprimidos revestidos devem ser deglutidos inteiros com um pouco de líquido ,sem mastigar.A dosagem deve ser ajustada conforme mecessidade individuais dos pacientes.
Reações Adversas: A mais freqüentes e comuns reações adversas relatadas na terapia com cloridatro de propafenona são: tontura ,desordens de conduções cardíacas e palpitações.
Trombose
A trombose, também conhecida como trombose venosa profunda (TVP), é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas. Os principais sintomas dores e inchaços na pernas, queimação e mudança na cor da pele.
Alem dos tipos de trombose (agudo e crônica), a doenças também pode se manisfetar de diferentes formas: trombose hemorroidária, trombose cerebral e trombose arterial.
HEPARINA
A heparina é um polissacarídeo polianiônico sulfatado pertencente à família dos glicosaminoglicanos. É compostas por acido urônico e um açúcar aminado. Possui ação farmacologia atuando como medicamento anticoagulante utilizado em varias patologias.
Varfarina
Varfarina sódica é indicado para a prevenção primaria e secundaria do tromboembolismo venoso, na prevenção do embolismo sistêmico em pacientes com prótese de válvulas cardíacas ou fibrilação atrial e na prevenção do acidente vascular cerebral, do infarto agudo do miocárdio e da recorrência do infarto. 
Antiagregante Plaquetários
Os antiagregantes plaquetários são agentes diversos, que tem em comum a propriedade de inibir a formação de trombo, sem interferir de forma significativa nos demais segmentos da coagulação. Promovem inibição das funções plaquetários como adesividade e agregação, inibem a reação de liberação ou secreção das plaquetas, reduzem os agregados plaquetários circulantes e inibem a formação do trombo, induzido predominantemente por plaquetas. 
Ácido Acetilsalicílico 
O acido acetilsalicílico está indicado para: o alivio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costa, dor da artrite; o alivio sintomático da dor e de febre nos resfriado ou gripes.
Antilipemicos
É indicada para o tratamento do colesterol alto quando a resposta à dieta e outras medidas não surtirem efeito, proepaSuplemente alimentar, na prevenção da alimentar, na previsão da aterosclerose; coadjuvante no tratamento da artrite reumatóide e psoríase
Sinvastatina 
A sinvastatina é indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares. Se você tem doenças arterial coronariana (DAC), diabetes, já teve derrame ou outra doenças vascular (independentemente dos níveis sanguíneos do seu colesterol).

Continue navegando