Buscar

cultura popular final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Cultura Popular Brasileira (ART21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637952) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17880064
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No Brasil, é comum que as manifestações culturais pertençam exclusivamente a determinadas regiões do país. No carnaval das cidades de Olinda e Recife é executada uma dança característica que apresenta um ritmo rápido e coreografia com passos acrobáticos. Qual o nome dessa dança?
	 a)
	Axé.
	 b)
	Frevo.
	 c)
	Maracatu.
	 d)
	Congada.
	2.
	Ao longo da história, o ensino de Artes no Brasil vem passando por diversas transformações, principalmente no que se refere às características culturais do país. A Arte no Brasil só passou a ter seu próprio espaço como uma disciplina que tinha como objetivo o pleno desenvolvimento artístico do indivíduo com o surgimento do movimento Educação através da Arte. Surgem importantes movimentos culturais, interligando arte e educação a partir do século XIX, e modificações ainda mais contundentes após a década de 1920. Sobre o ensino de Artes no Brasil, analise as afirmativas a seguir: 
I- As transformações históricas e sociais devem estar contempladas no ensino da Arte, assim como na educação em geral.
II- No percurso histórico da arte-educação, pode-se perceber que a arte foi vista como técnica, livre expressão, atividade estética e como promotora do desenvolvimento cognitivo.
III- O ensino integrado às realidades socioculturais na qual a escola está inserida reforça as diferentes culturas, reconhecidas pela legislação educacional.
IV- A escola pode, sozinha, acabar com o preconceito e a discriminação, ao promover reflexões e incentivar atitudes de respeito à diversidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	3.
	A utilização de plantas medicinais é tão antiga quanto a civilização humana, como mostram registros datados de 3000 a. C., na China, que indicam a utilização de diversas ervas nos cuidados à saúde, alimentação e cosmética. As culturas indígena, africana e europeia influenciaram marcadamente o uso de plantas medicinais no Brasil, constituindo as bases da Medicina Popular brasileira, além da diversidade genética vegetal de aproximadamente 55 mil espécies catalogadas que favorece o uso de ervas medicinais pela população.
Existem muitas formas de se preparar ervas para o consumo, podendo ser fervidas, esmagadas e raladas, cada qual com o seu método. As ervas que são socadas e em seguidas colocadas em um recipiente com água fervente se referem a qual método?
	 a)
	Infusão.
	 b)
	Cataplasma.
	 c)
	Maceração.
	 d)
	Suco.
	4.
	Após o Ato Institucional nº 5, instrumento legal promulgado em fins de 1968 que aprofundou o caráter repressivo do Regime Militar brasileiro implantado quatro anos antes, houve um corte abrupto das experiências musicais ocorridas no Brasil ao longo dos anos 1960. Na medida em que boa parte da vida musical brasileira, naquela década, estava lastreada num intenso debate político-ideológico, o recrudescimento da repressão e a censura prévia interferiram de maneira dramática e decisiva na produção e no consumo de canções (NAPOLITANO, 2002). Sobre a música popular na década de 1960, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: IV Congresso de la Rama latinoamericana del IASPM, 2002.
	 a)
	O regionalismo musical expandiu-se com Alceu Valença e Elba Ramalho.
	 b)
	A Jovem Guarda, movimento de destaque deste período, destaca-se pelas músicas de protesto.
	 c)
	Neste período, também surgiu a axé-music com Asa de Águia e Chiclete com Banana.
	 d)
	Os festivais de Música Popular Brasileira revelaram importantes nomes, como Chico Buarque e Caetano Veloso.
	5.
	Os indígenas encontrados no litoral brasileiro pelos portugueses eram principalmente das tribos Tupi. Sua alimentação era baseada no plantio efetuado por eles, permitindo ter alimentos disponíveis durante todo o ano. O plantio da mandioca foi considerado uma planta preciosa. Com ela, eles produziam uma bebiba chamada Cauim que atualmente é pouco conhecida no Brasil. Em qual Estado Brasileiro esta bebida foi consumida?
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Piauí.
	 b)
	Mato Grosso.
	 c)
	Amazonas.
	 d)
	Maranhão.
	6.
	Na hierarquia cultural da sociedade brasileira, a MPB chegou à década de 1970 dotada de alto grau de reconhecimento junto às parcelas de elite da audiência musical, ainda que alguns setores do meio acadêmico e literário não compartilhassem desta valorização cultural excessiva. Enquanto o cinema e o teatro brasileiros, como um todo, não conseguiam formar um público "fixo", mais amplo, a música popular consolidava sua vocação de "popularidade", articulando reminiscências da cultura política nacional-popular com a nova cultura de consumo vigente após a era do "milagre econômico", entre os anos de 1968 e 1973 (NAPOLITANO, 2002). Sobre a música popular na década de 1970, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: IV Congresso de la Rama latinoamericana del IASPM, 2002.
	 a)
	Neste período, destacam-se nomes como Barão Vermelho e o neo-sertanejo.
	 b)
	A Jovem Guarda surgiu e expandiu-se neste período.
	 c)
	A erudição é a marca da música popular deste período.
	 d)
	O regionalismo musical expandiu-se e novos nomes surgiram, como Alceu Valença.
	7.
	O termo "Cultura Popular" aponta para um "campo" de estudos com uma longa história de críticas, trocas e disputas entre pesquisadores filiados a abordagens modernas ou tradicionais pela hegemonia da área. Por tais razões, este campo não está circunscrito a uma única área de conhecimento, embora encontre grande receptividade no pensamento antropológico. Assim, pode-se pensar a cultura popular como uma "região epistemológica" privilegiada no interior das Ciências Humanas e Sociais, a qual faz fronteira com outros objetos e campos de conhecimento, ficando muita próxima das questões abordadas pelos estudos do folclore, do patrimônio cultural e da cultura nacional (ROCHA, 2009, p. 219-220). Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2009.
	 a)
	É possível buscar uma identidade de ouro da cultura popular, um cânone a ser seguido.
	 b)
	As culturas populares conseguem ser, atualmente, prósperas e, ao mesmo tempo, puras.
	 c)
	A cultura popular destaca-se por estar sempre em transformação e ter um aspecto híbrido e colaborativo.
	 d)
	O popular é vivido pelos agentes sociais como uma manutenção melancólica das tradições.
	8.
	Os indígenas influenciaram a cultura brasileira não somente com seu trabalho e costumes, mas também na maneira como viviam, sua relação com a natureza e como se relacionavam em sociedade. Sobre os primeiros habitantes brasileiros, analise as afirmativas a seguir:
I- No cultivo de plantas e na agricultura, os indígenas participavam e se ajudavam mutuamente.
II- As mulheres caçavam e comandavam a tribo, influenciando na educação e nos valores do grupo.
III- A planta conhecida como aipim é venenosa, porém, ao tirar o ácido cianídrico, ela se torna comestível.
IV- O tratamento social para os indígenas é igualitário, permitindo o direito ao uso da terra a todos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	9.
	O patrimônio cultural pode ser separado como bem de natureza material ou imaterial,
que é de grande importância para a identidade brasileira. Aqui no Brasil, o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - é o responsável por coordenar e promover o processo de valorização e preservação do patrimônio cultural, em sua extensão imaterial e material. Os bens imateriais quando são considerados de importância para a cultura do país são inscritos nos livros de registro, que são os Livros de Registro dos Saberes, das Celebrações, Formas de Expressão e dos Lugares. Com relação aos livros de registro associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Livro de Registro dos Saberes.
II- Livro de Registro das Celebrações.
III- Livro de Registro das Formas de Expressão.
IV- Livro de Registro dos Lugares.
(    ) São registradas as festas e os ritos.
(    ) Inclui os espaços que ocorrem algumas atividades e práticas, como feiras, igrejas, mercados e praças.
(    ) Ficam inscritas a comunicação e as manifestações através da música, artes plásticas e da literatura.
(    ) Neste livro, incluem-se as técnicas e o conhecimento das matérias-primas, destacando as técnicas de artesanato.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - III - IV - I.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	IV - III - I - II.
	10.
	Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (CASCUDO, 1998). Sobre os elementos que compõem o baião, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Popular na região nordeste do Brasil, faz parte de diversas celebrações e festas.
(   ) É uma música mais lenta, lírica e com harmonia sofisticada.
(   ) É um estilo musical onde não há destaque especial para algum elemento musical.
(   ) São utilizados principalmente o triângulo e a sanfona, também chamada acordeom ou gaita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASCUDO, C. Dicionario do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (adaptado).
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2014) Reconhecer a diversidade do Referencial Cultural não significa que não se possa avaliar, distinguir e hierarquizar o saber produzido. Haverá sempre referências que serão marcadas e/ou significativas, seja pelo valor material, seja pelo valor simbólico envolvido. Por outro lado, bens aparentemente insignificantes podem ser fundamentais para a construção da identidade social de uma comunidade, de uma cidade, de um grupo étnico. 
A Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação cultural e religiosa de origem portuguesa, disseminada no período da colonização e ainda hoje presente em todas as regiões do Brasil. Essa celebração tem variações em torno de uma estrutura básica: a Folia, a Coroação de um imperador e o Império do Divino, principais símbolos do ritual. As festas do Divino constituem-se numa relação de troca com a divindade. São festas de agradecimento, de pagamento de promessas, de cooperação entre os indivíduos da comunidade. 
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I- Referencial Cultural é uma expressão utilizada sobretudo em textos que têm como base uma concepção antropológica de cultura. Essa perspectiva plural norteia as interpretações e as autuações no campo da preservação de bens culturais. 
PORQUE 
II- A ênfase na diversidade da produção imaterial, atribui sentido e valor aos diferentes sujeitos envolvidos nas praticas que se tornam sociais. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
FONTE: Djanira. Festa do Divino em Paraty. Madeira, 1962. Disponível em: http://www.iphan.gov.brх. Acesso em: 10 jul. 2014 (adaptado).
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	12.
	As obras abaixo são de autoria de artistas afrobrasileiros. Considerando as figuras apresentadas, analise as seguintes afirmações a respeito da arte afrobrasileira:
I- É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados.
II- É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira.
III- É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História da Arte.
IV- É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas universais do diálogo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	 a)
	I e II.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	II e IV.
	 d)
	I, II e III.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando