Buscar

AD1- ADMINISTRAÇÃO - 2019-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO UFRRJ/CEDERJ
LICENCIATURAEM TURISMO
PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – 2019.1 DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO: PROF. ANDRÉ CARVALHO
	Nome: 
	Matrícula: 
	E-mail: 
	Polo: Niterói
Prazo para entrega: 24/02/2019
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
UFRRJ/CEDERJ
CURSO DE LICENCIATURA EM TURISMO
AD1 - Primeira Avaliação à distância – 2019.1 Disciplina: Introdução à Administração
Coordenação: Prof. André Carvalho
Leia o texto e, a seguir, responda o que se pede sobre o estudo da Administração (Aulas 1 e 3).
Um Problema Administrativo na Antiguidade – A Grande Pirâmide
A grande pirâmide foi construída para ser a tumba de Quéops, um faraó do Egito, por volta de 2000 a 3000 a.C. Foi necessária uma imensa habilidade administrativa para planejar, programar e coordenar a construção. Não se tem certeza sobre a forma exata pela qual a construção foi administrada – isso ainda é motivo de muitos debates.
Quéops comissionava o projeto. Um arquiteto escolhia o local específico e desenhava as plantas. Havia muitos problemas a resolver. Era preciso desenvolver e coordenar um cronograma. Era preciso realizar ajustes para as mudanças de projeto e para os problemas de construção, e era preciso supervisionar cuidadosamente a qualidade da obra. O resultado final foi um produto construído com tanta perfeição que não se consegue introduzir uma faca nas junções entre as pedras.
Não há um consenso entre os especialistas quanto à forma pela qual o projeto foi executado. Foram utilizadas rampas? Os construtores tinham conhecimentos de engenharia que desconhecemos? Seja como for, a construção da pirâmide foi um imenso feito de planejamento e coordenação.
Se a Grande Pirâmide fosse construída hoje, a abordagem, sem dúvida alguma, seria diferente, mas muitos problemas de planejamento, coordenação e tomada de decisão seriam os mesmos. Houve uma explosão de novas idéias sobre administração nos últimos anos. Todavia, existe o mesmo problema administrativo básico tanto hoje quanto na época de Quéops. Qual a melhor forma de atingir as metas da empresa? A História nos fornece alguns exemplos úteis. Analisando o passado podemos enxergar melhor o futuro.
Fonte: SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. São Paulo. Pioneira Thomson Learning, 2001. p. 109-110.
Questões 1	Valor: 4,0 pontos
a) Você percebe a prática da Administração presente no texto? Explique.
Sim, pois houve um planejamento desde a escolha do local da construção, utilização e busca de recursos e materiais até o cumprimento do cronograma, contavam também com o controle, organização e coordenação da mão de obra, que por sinal estima-se que 100 mil homens voluntários faziam parte deste quadro.
b) Explique a importância do papel dos gerentes no desempenho organizacional.
 Ele é o profissional que se encarrega, no dia a dia, de uma organização, de gerir recursos, faz o planejamento organizacional e controle, toma decisões frequentemente, analisa situações a fim de adotar mudanças ou ajustes.
c) Como o estudo da Administração pode ajudar a conduzir os negócios? Cite exemplos.
O estudo da administração une teoria e prática para criar princípios racionais que ajudam as empresas a serem mais eficientes . as empresas e seus administradores devem estar preparados para as mudanças e devem também conhecer todos os conceitos e processos administrativos para realizar ações constantes, renovar-se e adaptar-se rapidamente. Podemos usar como exemplo a construção da grande Pirâmide do texto acima; “Um Problema Administrativo na Antiguidade – A Grande Pirâmide”. Neste caso o estudo da administração já estava presente bem além do início do projeto, já que antes da execução, havia a escolha do local, que não dependia em si de Quéops e sim, do arquiteto que buscava o melhor solo, apto para se manter firme por séculos. Ajustes eram feitos para uma melhor execução da obra, e otimização de tempo para que cumprissem o cronograma, nada disso teria sido feito, sem o estudo da administração que está presente até hoje em diversos negócios, empresas, tarefas e até durante o dia a dia. 
d) Como a compreensão da história da Administração pode ajudar atualmente na prática da administração? Explique.
 A História da administraçao pode ajudar a teoria administrativa atualmente a entender por 
 que se administra de um jeito e não de outro. Mediante essa conversação, pode-se analisar o 
 presente administrativo de uma instituição, ouvir suas reivindicações, angústias, sugestões, 
 críticas para melhor compreender sua vida organizacional . Tudo o que houve, sejam acertos 
 ou erros, nos tempos atuais, a nossa visão fica fortalecida e com caminhos mais fáceis de 
 entender as formas da administração do passado são marcados por não ver as pessoas como 
 seres humanos e capazes de pensar e de desenvolver hoje a nossa maior ferramenta , são 
 pessoas que pensam e divulgam suas idéias. 
Questão 2 Valor: 6,0 pontos
Responda as questões a seguir, de acordo com o que você estudou na Aula 2.
a) Relacione os principais stakeholders que atuam sobre as operações de um hotel. Descreva a inter-relação entre o hotel e cada um destes elementos.
· Clientes (hóspedes) – Considerados como a razão de ser da empresa, pois é para eles que a empresa existe.
· Governo (prefeitura e vigilância sanitária) - Principal agente responsável pela regulação dos tributos sobre a empresa.
· Fornecedores (distribuidores ,fabricantes de material de limpeza ,e de consumo) -Grandes parceiros da empresas dada a sua relevância no processo produtivo. 
· Concorrentes (outros hotéis e pousadas da região ) - Maior reguladores das empresas devido a competitividade, devem ser sempre monitoradas.
· Comunidade local (moradores locais) – Participação dos moradores e residentes, proporcionando para os hóspedes uma amostra da cultura local, gastronomia e bem estar.
· Sindicatos e órgãos de classes (representantes profissionais) – São os órgãos responsáveis que agem em prol da categoria de trabalhadores da hotelaria, tendo como missão a valorização e qualificação profissional destes trabalhadores.
· ONGs( grupos de interesse ambientais ou sociais ) – São os principais grupos de incentivos de sustentabilidade e adoção de práticas ambientais dentro da hotelaria.
 
b) Explique a importância do setor de hospitalidade para a sociedade. Como esse ramo de negócio pode participar da mencionada “sociedade de organizações” em que vivemos atualmente?
 É considerada um elemento de extrema importância, como suporte para o 
 desenvolvimento do turismo em qualquer parte do mundo, atendendo e satisfazendo 
 as exigências da sociedade, respeitando as diversidades da cultura e crença e 
 fornecendo o conforto e a qualidade de atendimento. A hospitalidade hoje significa 
 pensar formas para incluir sociedades excluídas, conviver com as diferenças dentro 
 de parâmetros de respeito, tolerância e reciprocidade, buscar o equilíbrio social e 
 pessoal, reaprender o convívio familiar e comunitário e, fundamentalmente, excluir os 
 sentimentos de solidão e vazio com que se defronta o homem da sociedade pós-
 moderna.
Exercitar a hospitalidade é conviver harmoniosamente com a sociedade e a 
 natureza, de maneira ética e moral. As organizações hoteleiras são ambientes 
 “especiais” para a prática da hospitalidade.
c) Explique como cada uma das variáveis (ou fatores) do macroambiente organizacional podem atuar sobre o negócio da hospitalidade. Utilize exemplos para ilustrar sua resposta.
· Variáveis Econômicas – Avalia quanto o turista está disposto e/ou pode pagar por um determinado serviço, hospedagem, pacotes turísticos etc.
· Variáveis Demográficas – Classifica quem são os grupos por meio das variáveis, idade, sexo, tamanho da família, estado cívil entre outros, como por exemplo hoteis que fazem pacotes turísticos com festas e eventos para solteiros ou pacotes destinados para a família.
· Variáveis Psicográficas e Socioculturais – Refere-se a uma análise psicológica dos indivíduos, identificando o porquê de suas preferências por um determinado produto turístico, classificando os turistas de acordo com seu estilo de vida, motivos e razões de viajar para um local específico, como por exemplo, os turistas que procuram os Alpes para a prática do Esqui ou Snowboard.
· Variáveis Geográfica – É definida pela localização, pelo grau de urbanização e tipos de atrativos naturais, como mar , sol, montanha, flora, fauna.
· Variáves Tecnológicas - Torna-se funcional no fluxo de trabalho. Deixando assim mais organizado as tarefas integradas e eficazes.
· Variáveis Político-legais - Constituem num entrave nas operações de negócio através da legislação ambiental, seja na esfera municipal, estadual ou federal, toda empresa sofre impacto nas diversas competências legais, como por exemplo trabalhista, tributária.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando