A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
AULA_01_PROCESSOS_PROD_LOG

Pré-visualização | Página 1 de 2

FIM – AULA 01
Questões Avaliativas
01 – Segundo Tadeu Cruz, p. 66, 2010, “a estrutura funcional retrata a organização como um conjunto de funções que podem, ou não, estar inter-relacionadas através das atividades que componham um processo. Na estrutura funcional, a autoridade passa pelos níveis de gerenciamento para ser compartilhada entre as funções técnicas e administrativas, as quais se baseiam num conjunto de tarefas comum a todas as funções”. 
A partir da afirmação do autor é possível identificar os pontos fracos e pontos fortes desse modelo. Assinale X na sentença abaixo que representa um ponto forte.
a) ( ) No modelo funcional a cadeia de comando é mal definida.
b) (X) No modelo funcional a experiência do colaborador em determinada área possibilita a familiarização com os problemas encontrados nela. 
c) ( ) No modelo funcional a comunicação é difícil e de reação lenta.
d) ( ) No modelo funcional a responsabilidade pela falta da qualidade do produto é difícil de ser atribuída.
Resposta correta:
A alternativa B está correta porque a experiência do colaborador o auxilia a conhecer melhor sua tarefa e perceber os possíveis problemas que possam ocorrer no setor em que atuam. 
Respostas erradas:
· A opção A é considerada um ponto fraco porque quando a cadeia de comando não está clara os colaboradores não sabem a quem se reportar.
· A opção C é considerada um ponto fraco porque uma empresa necessita de fluxo contínuo de informações e rapidez nas respostas. 
· A opção D é considerada um ponto fraco porque as pessoas tendem “a proteger” o seu setor, não assumindo responsabilidade pela qualidade.
02 – Em linhas gerais é possível afirmar que as empresas que trabalham com a visão “do” processo estão orientadas a desenvolver as funções nos departamentos com foco na compra de insumo, produção e venda do produto. Já a empresa que está guiada “por” processo, tem uma visão holística do seu negócio e estão orientadas a agregar valor ao produto. Diante disso, marque X na sentença abaixo que exemplifique a atitude da empresa que possui visão “por” processo. 
a) ( ) Empresas que dispensem as análises dos processos para construir seu Planejamento Estratégico.
b) ( ) Empresas que desenvolvem os produtos a partir dos modelos da concorrência. 
c) (X) Empresas que estão atentas a entrada de novos produtos, processos e tecnologias no mercado. 
d) ( ) Empresas que capacitam seus colaboradores para serem especialistas em tarefa única. 
Resposta correta:
A alternativa C está correta porque as empresas orientadas pela visão “por” processo buscam continuamente a melhoria dos fatores produtivos e tecnológicos para atender melhor o mercado. 
Respostas erradas:
· A opção A é uma visão limitada da empresa que perde a oportunidade de contemplar os processos que fazem a diferença para a organização no seu Planejamento Estratégico. 
· A opção B é postura de empresa que não investe em desenvolvimento e inovação para atender a necessidade do seu cliente.
· A opção D retrata a situação de empresas que tem visão somente do processo e não do seu negócio como um todo. 
03 – Uma empresa orientada pelo modelo de Gestão por Processo melhora continuamente suas atividades internas para trazer mais velocidade no atendimento ao seu público consumidor. Isso é alcançado quando o capital humano da empresa entende os objetivos que essa abordagem busca. Diante disso, leia as sentenças abaixo e marque V para Verdadeiro e F para Falso. 
a) ( F ) Um dos objetivos da Gestão por Processos é alinhar as ações da empresa: gerencial e operacional para manter a produtividade dos departamentos. 
b) (V ) Um dos objetivos da Gestão por Processos é possibilitar a implementação de indicadores para acompanhamento da produtividade setorial e da empresa como um todo, entre outros. 
c) (F ) Um dos objetivos da Gestão por Processos é levantar questionamentos sobre a forma com que algumas atividades são executadas, para manter o controle dos tempos das tarefas;
d) (V ) Um dos objetivos da Gestão por Processos é garantir a regularidade das atividades, do fornecimento de produtos ou da prestação de serviços;
Agora escolha a sequência correta:
a) ( ) V, V,V, F
b) (X ) F, V, F, V
c) ( ) V, F, V, F
d) ( ) F, V, V, F
Resposta correta:
A alternativa B porque é a única que cita a sequência correta.
Justificativa das sentenças: 
a) ( F ) Um dos objetivos da Gestão por Processos é alinhar as ações da empresa: gerencial e operacional para manter a produtividade dos departamentos. É Falsa porque alinhar Gestão por Processos é alinhar as ações, estratégicas, gerenciais e operacionais para possibilitar o acompanhamento da produtividade setorial e da empresa como um todo. 
b) (V ) Um dos objetivos da Gestão por Processos é possibilitar a implementação de indicadores para acompanhamento da produtividade setorial e da empresa como um todo, entre outros. É Verdadeira porque um dos focos da Gestão por Processos é fazer com que todos os recursos (humanos, tecnológicos e estruturais) das empresas sejam contemplados. 
c) (F ) Um dos objetivos da Gestão por Processos é levantar questionamentos sobre a forma com que algumas atividades são executadas, para manter o controle dos tempos das tarefas. É Falsa porque o foco da Gestão por Processos não é controlar tempos das tarefas e sim, questionar o sistema para que haja melhorias. 
d) (V ) Um dos objetivos da Gestão por Processos é garantir a regularidade das atividades, do fornecimento de produtos ou da prestação de serviços. É Verdadeira porque esses objetivos estão alinhados com os princípios da Gestão por Processos. 
04 – A inovação organizacional é definida como “um novo método organizacional voltado aos negócios da empresa, à organização do trabalho ou as relações externas, trazendo diferencial competitivo para a organização”. Já melhoria contínua é definida como “o aprimoramento contínuo dos produtos, processos métodos e serviços” (Possolli, 2012). A partir do entendimento das diferenças conceituais, marque X na única alternativa correta:
a) (X ) Inovação é criar algo que mude a forma de produzir um produto ou criar um novo hábito nos consumidores. 
b) ( ) Inovação busca a excelência gerencial e operacional, já melhoria contínua busca a ruptura de um modelo de processo ou de negócios. 
c) ( ) Melhoria contínua é uma ideia criativa desenvolvida a ponto de trazer benefícios financeiros para uma organização. 
d) ( ) Melhoria contínua é o ato de introduzir um produto diferenciado no mercado, geralmente o investimento é maior e não se sabe se será bem aceito ou não. 
Resposta correta:
A alternativa A está correta porque o conceito de inovar abrange: a introdução de um novo produto no mercado, nova forma de organizar um processo e até mesmo criar uma nova necessidade para o cliente, entre outros. 
Respostas erradas:
· A opção B está incorreta porque Melhoria contínua busca excelência operacional e gerencial e inovação busca ruptura.
· A opção C está incorreta porque é Inovação que parte de uma ideia criativa. 
· A opção D está incorreta porque Inovação é o ato de introduzir produtos diferenciados no mercado. 
05 – Mudança e Inovação são elementos essenciais para as organizações se manterem competitivas no mercado. Para inovar as empresas necessitam fazer investimentos em áreas vitais como: Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Marketing, Produção e Gestão de Pessoas. Além disso, a empresa precisa ter ciência que inovar significa também, correr riscos em relação a aceitação do produto e outros. Marque V para Verdadeiro e F para falso nas opções abaixo: 
a) (F ) Inovação e Mudança são considerados estratégicos para as organizações que desenvolvem somente produtos tecnológicos. 
b) (V ) As lançar novos produtos e serviços no mercado mais rapidamente a empresa atinge os consumidores com necessidades ainda não atingidas.
c) (V ) A inovação exige quebra de paradigmas (executar as tarefas sempre da mesma forma porque sempre foi assim) e mudança de cultura da organização.
d) (V ) Não existe