Buscar

Elaborar 07 ques tões o bjeti vas e n vol ve ndo os temas di scutido s neste semestre como o processo de globa li zação

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR - PCC
3ª Postagem
PRISCILA SCHEIBNER – RA: 1.836.300
POLO PIRAJU
2021
Elaborar 07 questões objetivas envolvendo os temas discutidos neste semestre como o processo de globalização , as novas tecnologias e seus reflexos na comunicação de massas. As questões devem seguir os parâmetros da elaboração do ENEM, marcados pela interdisciplinaridade e pela contextualização. 
1- Dentre as promessas no ideário do decurso de globalização da economia estava a separação da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem efetivando . Nesse meio, os tecno polos surgem como um centro de pesquisa e crescimento de alta tecnologia que conta com mão de obra bem qualificada. A intensidade desse processo na introdução dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e disparidade. Mesmo no grupo em que se esboçou a reforma produtiva, houve propagação desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional . O peso da discrepância arremeteu mais fortemente entre os países mais desenvolvi dos e aqueles em desenvolvimento . Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que:
 a) A movimentação de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm diminuído, respeitando ao novo modelo fundamentado em um potencial tecnológico. 
b) As novidades tecnológicas tem conquistado a cidade e o campo, introduzindo a agricultura, a indústria e os serviços, com maior evidencia nos países desenvolvidos. 
c) Se dispersão as novas tecnologias com avaliação no espaço geográfico e entre as populações que as introduz em seu dia a dia. 
d) Em tempos de globalização, os tecno polos invadem os antigos centros de industriais , centralizados em alguns países emergentes . 
Resposta: B 
2- O efeito dos movimentos sociais na sociedade brasileira vem edificando paulatinamente um conjunto de realidades democráticas por dentro das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. A conversa, o combate e o conflito têm sido os motores no seguimento de construção democrática. SOUZA, M. A. As movimentações sociais no Brasil contemporâneo : a participação e a possibilidades das práticas democráticas. Referindo se ao texto , os movimentos sociais concorrem para o processo de construção democrática, porque: 
a) Deliberam o papel do Estado nas mudanças socioeconômicas. 
b) O clima de tensão social na sociedade civil aumentaram . 
c) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais. 
d) Forçam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
Resposta: D 
3- Desde a metade do século XX , surgiu um conjunto de transformações econômicas e sociais do qual a dimensão é difícil de ser medida : a chamada explosão da informação. Apesar que essa expressão tenha manado em circunstâncias da informação científica e tecnológica, hoje seu significado, em um contexto mais geral, compreende proporções gigantescas. Por colocar em vigor novas formas de pensamento e mesmo de hipótese, a informática e a Internet impactos sociais e culturais importantes. A dispersão do microcomputador e a ampliação da Internet vêm apressando o processo de globalização tanto no sentido do mercado quanto no sentido das trocas simbólicas possíveis entre sociedades e culturas diferentes , o que tem estimulado e precipitado o fenômeno de hibridização extensamente caracterizado como próprio da pós -modernidade. A contribuição das novas tecnologias da informação na geração da conhecimento. Disponível em http:/ /www.coep.ufrj.br . Acesso em 11 ago 2009 (adaptado). Considerando-se o novo contexto social e econômico aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de informação e comunicação . A globalização tem sido um dos acontecimentos mais discutidos e polêmicos atualmente , a qual exerce grande influência de forma negativa : 
a) nos países subdesenvolvidos, desafiando o fenômeno da “exclusão social”. 
b) na mão-de-obra desacreditada, desacelerando o fluxo migratório. 
c) nos países subdesenvolvidos, intensificando o crescimento populacional d) no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos. e) na mão-de-obra com qualificação, favorecendo o crescimento de ofertas de empregos e fazendo os salários caírem rapidamente . 
Resposta: A
4- Há um debate entre aqueles que acreditam no caráter civilizatório (liberal ou “normal ”) das organizações internacionais do mundo moderno, como a ONU e seus organismos de governança, e aqueles que enxergam em suas ações apenas expressão de interesses na exploração de nações por outras (modelo de dependência e subordinação internacional) . Assinale a alternativa que confirme a afirmação. 
a) A versão liberal é focada na realidade dos países mais pobres, que são a base desse modelo econômico. 
b) O mérito democrático e humanitário dos projetos liberais (ou normais) é restringir o mercado aos agentes solváveis (que podem pagar o que compram). 
c)O multilateralismo não está relacionado à questão. 
d) Não há dependência de países em relação a outros , mas somente interdependência normal em que cada um oferece o que tem no mercado mundial. 
e) A dualidade interpretativa descrita condiciona todas as relações internacionais. 
Resposta: E Comentário : A alternativa remete à desigualdade entre os países que conformam as relações internacionais, políticas e comerciais e está na base de todas as relações globais.
5- Há um debate culturalista sobre as relações de poder global cujos lados podem ser representados por aqueles mais alinhados à ideologia e aos métodos globalistas e que veem na diversidade obstáculo ao desenvolvimento (Samuel Huntington) e por aqueles que acreditam que faltam diálogo e valores éticos ao cenário atual (Raimond Panikkar). Assinale a alternativa que corrobore tal visão . 
A) Huntington não admite a problemática cultural, apenas tratado mundo atual por meio da geopolítica . 
B) Há choque de civilizações e a Declaração Universal dos Direitos Humanos não pode servir como aparato de união entre os povos. 
C) Valores universais são possíveis com certo relativismo, ou seja , assumindo que valores de cada povo são muito dificilmente transplantados para uns para os outros; de fato, podem, sim, ser assimilados e incorporados sem, todavia, que se esqueça de suas origens. Essa é uma questão basicamente cultural . 
D) As ideias de Huntington atrapalham o projeto capitalista. 
E) A democracia ocidental, principalmente de matiz estadunidense é, sem dúvida, valor universal . 
Resposta: C Comentário : a alternativa C trata das possibilidades diplomáticas de solução de conflitos e convivência . 
6- A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens , mutilações, pinturas , vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universais, as formas das quais se valem os grupos eindivíduos para se marcarem corporalmente são vistas , às vezes , como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos. Essa atitude de estranhamento com relação ao diferente é considerada conceitualmente como:
A) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais; 
B) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos; 
C) preconceito : reconhece, no valor das raças, o que é correto ou não na estética corporal; 
D) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual; 
E) genocídio: busca a aniquilação cultural e física daquele indivíduo ou cultura que é diferente. 
Resposta correta: A. Comentário : desde o início do século XX, com pensadores como Franz Boas e Bronislaw Malinowski, as diferenças entre culturas passaram a ser interpretadas em estudos antropológicos, com base na ideia de relativismo cultural. Esse conceito rompia com a tendência etnocêntrica das pesquisas culturais de cunho evolucionista. Desde então, o etnocentrismo é conhecido como uma tendência humana de não considerar válido ou significante qualquer traço cultural que seja diferente do seu. A postura de estranhamento em relação às diferenças culturais destacadas no texto reflete exatamente isto. 
7- O chamado "Primeiro Choque do petróleo" , em 1973, expôs a fragilidade das economias mundiais demandantes deste recurso, concentrado e controlado por pouco s, o que evidencia sua marca geopolítica. Seguindo a lógica da afirmação , assinale a alternativa que contenha uma consequência desta : 
A) Há muita resistência às fontes alternativas de energia , pois tanto os detentores de reservas de combustível fóssil quanto aqueles que o empregam em larga escala, não pagarão a conta das transformações na matriz. 
B) O choque provocado pela Opep não prejudica os países não produtores. 
C) Os países membros da Opep tentaram com a medida ajudar Israel, antigo aliado no Oriente Médio. 
D) Os únicos que saíram ilesos da crise foram os Estados Unidos, pois seu parque industrial , bem como seus produtos estavam em sintonia com os novos parâmetros de consumo ditados pela escassez produzida. 
E) Não houve iniciativas de desenvolvimento de fontes alternativas ao petróleo, pois nenhuma outra serve aos mesmos propósitos. 
Resposta: A. Comentário: A alternativa “a ” faz um apanhado da questão da geopolítica da energia e os custos do desenvolvimento sustentável.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/
https://www.infoescola.com/exercicios/

Continue navegando