Buscar

Importância da Atenção Primaria para os sistemas de saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Importância da Atenção Primaria para os sistemas de saúde
A atenção primária é conceituada como uma organização estratégica regionalizada, continua e sistematizada que integra ações preventivas, curativas e atenção a comunidades e indivíduos. Foi idealizada pelo governo inglês em resposta ao sistema norte-americano que apresentava apenas ações curativas de alta complexidade, e é um plano que visa o menor custo e maior eficiência ao cuidado do paciente.
Na atenção primária casos não graves e atividades de baixa complexidade podem ser resolvidos, e a partir do momento que a dificuldade vai aumentando, o paciente é encaminhado para os setores de atenção secundária ou terciária que possuem tecnologia, técnica e especialização para tais complexidades.
Um dos seus fundamentos é a regionalização, isso significa que a estratégia é voltada para uma área especifica e deve conhecer a população local, as condições de vida e as dificuldades na saúde. Por ser integrada, a APS (atenção primária da saúde) deve trabalhar em conjunto com a hierarquia do sistema, com a comunidade e não deve desvincular promoção e prevenção.
Cada comunidade possui características especificas devido aos determinantes sociais, a promoção a saúde visa identificar essas características e é atividade da atenção primaria fornecer os meios para resolução dos pontos fracos. Enquanto isso, a prevenção a saúde orienta os indivíduos por medidas educativas e gerais para melhor resistência, bem-estar e relação com o meio-ambiente.
A atenção primaria atua de forma a reduzir altos graus de complexidade dos pacientes, com isso, o governo contém significativamente os gastos. Devido ao investimento em conhecimento e aplicação de medidas preventivas entre a população, essa torna-se mais saudável e menos sujeita a adoecer. A APS é a base da população para cuidados básicos de saúde e é a porta de entrada para o sistema de alta complexidade.

Continue navegando