Buscar

adm II semana 4 univesp

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1 
1. A cultura organizacional faz parte de um conjunto de valores, crenças e hábitos compartilhados pelos indivíduos na empresa. Neste sentido, alinhada às estratégias da organização, a cultura organizacional é classificada como norteadora para as tarefas organizacionais.
 
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que melhor categoriza seu conceito, seus níveis, seus elementos e suas funções como estratégia industrial. 
	
	
	A cultura organizacional está relacionada com um grupo de pessoas que procuram se adaptar com as situações do cotidiano organizacional, mas não se preocupam com os resultados estratégicos da empresa. 
	
	
	Os objetivos estabelecidos pela cultura organizacional, baseada em seus níveis e funções, caracterizam os resultados pretendidos pela empresa. 
	
	
	A cultura organizacional está inserida no ambiente organizacional, sendo, portanto, uma estratégia industrial. 
	
	
	As estratégias de inovação e de orientação para os resultados não fazem parte da cultura organizacional, mas, sim, da participação nos lucros e resultados organizacionais. 
	
	
	A cultura organizacional está relacionada com os pressupostos básicos desenvolvidos por um grupo de pessoas, respeitando, com isso, os níveis e os elementos simbólicos como estratégias de inovação e de orientação para os resultados (eficácia organizacional). 
2 pontos   
Pergunta 2 
1. Analisando os estilos de liderança, é possível observar que cada um apresenta um perfil diferenciado e apropriado para um determinado setor, seja de prestação de serviço, seja de manufatura. Nestas condições, assinale a alternativa que apresenta os principais fatores envolvidos na elaboração de um modelo (conceitual) de liderança adequado para uma empresa de manufatura. 
	
	
	Liderança participativa e democrática, bem como valorização de sanções e punições. 
	
	
	Tomadas de decisões individuais, autoritarismo e paternalismo. 
	
	
	Tomadas de decisões em equipes, liderança participativa, democrática e motivadora, valorização do ser humano e ênfase nos resultados. 
	
	
	Valorização do ser humano, decisões centralizadas e ênfase nos lucros. 
	
	
	Ênfase nos lucros e participação nos resultados, bem como centralização nas decisões. 
2 pontos   
Pergunta 3 
1. As organizações são organismos vivos, sendo conduzidas por pessoas e pelas suas características, as quais estão relacionadas com a política, cultura, comportamento e ambiente organizacional. Neste sentido, tomando como base uma empresa de manufatura, assinale a alternativa que resume os principais componentes de poder e suas influências na produtividade industrial. 
	
	
	Força (ameaça de coerção física), autoridade formal (poder baseado na compreensão) e influência (habilidade para afetar as decisões e ações de outros) como fatores que influenciam na produtividade industrial. 
	
	
	Influência (habilidade para afetar as decisões e ações de outros) e poder (autoridade formal) como fatores que influenciam na produtividade industrial. 
	
	
	Autoridade formal (poder baseado na compreensão) e poder (autoridade informal) como fatores que influenciam na produtividade industrial. 
	
	
	Força (ameaça de coerção física), autoridade formal (autoritarismo) e poder (direito de fazer algo) como fatores que influenciam na produtividade industrial. 
	
	
	Ambiente (como forma de influenciar o colaborador), força (ameaça de coerção física) e poder (direito de fazer algo) como fatores que influenciam na produtividade industrial. 
Pergunta 4 
1. A cultura organizacional é composta por vários fatores que, integrados, apresentam os valores, a missão, a visão e as crenças de uma organização. Além disso, a cultura organizacional está diretamente relacionada com os colaboradores e suas motivações que, sem estratégias de implementação, podem gerar problemas de absenteísmo, baixa produtividade, alta rotatividade e descontentamento no ambiente de trabalho. 
Com base nestas informações, assinale a alternativa que melhor define o que é cultura organizacional e, sobretudo, liste suas principais características. 
	
	
	São os indivíduos que determinam a cultura organizacional. Nestas condições, a sua definição está vinculada com o comportamento humano. Desta forma, as suas principais características são: eficiência, padronização das tarefas e meritocracia. 
	
	
	Cultura organizacional é uma política institucionalizada pela empresa, o que descaracteriza o indivíduo e suas relações com a produtividade e a eficácia. Diante disso, as suas características estão relacionadas com o trabalho individual e a competição entre os colaboradores. 
	
	
	Cultura organizacional é caracterizada como um instrumento que relaciona os indivíduos e a empresa, caracterizando, desta forma, produtividade, eficiência e eficácia no ambiente organizacional. Suas principais características são: inovação, trabalho em equipe e competitividade entre os colaboradores. 
	
	
	Produtividade, eficiência e eficácia são características da cultura organizacional, a qual pode ser definida como o ambiente empresarial. 
	
	
	Cultura organizacional é o mesmo que política organizacional. Neste sentido, as suas principais características são: visão holística e processos padronizados de trabalho. 
2 pontos   
Pergunta 5 
1. Imagine que você é um colaborador de uma empresa de médio porte do setor industrial, tendo, como encarregado de produção, uma pessoa que exerce autoridade em função de cargo. Nestas condições, tendo em vista que existem diversos tipos de autoridade e que eles se combinam para estabelecer o perfil de um líder, assinale a alternativa que melhor se aplica ao tipo de autoridade normalmente encontrada pelo gestor de produção em uma empresa de manufatura. 
	
	
	Autoridade burocrática, autoridade staff e autoridade racional-legal. 
	
	
	Autoridade burocrática, autoridade autocrática e autoridade racional-legal. 
	
	
	Autoridade burocrática (ou racional-legal), autoridade tradicional e autoridade carismática. 
	
	
	Autoridade tradicional, autoridade sistemática e autoridade carismática. 
	
	
	Autoridade carismática, autoridade legal e autoridade racional-legal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais