Buscar

Atividade Contextualizada Psicologia da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO: Faculdade Maurício de Nassau
NOME DO CURSO: Letras Inglês
NOME DA DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem
PROFESSOR EXECUTOR: Fernanda Maria Agostinho
TUTOR: Jose Ailton Dias da Silva
ALUNO: Leila Maria Dias do Nascimento
Olá estudante, como você está?
Chegamos juntos a última atividade de sua disciplina de Psicologia da Aprendizagem.
Espero que tenha aproveitado cada página deste conteúdo tão importante. Vamos lá?
Você, futuro pedagogo, que irá trabalhar com ensino e aprendizagem de diversos tipos de pessoas, já ouviu falar dos “Estilos de Aprendizagem de Kolb”? Deixe-me apresentá-lo então! David Kolb é um teórico educacional estadunidense e professor da universidade de Harvard. Sua pesquisa é sobre os diferentes estilos de aprendizagem, levando em conta, que as diferentes maneiras de aprender, dependem de como cada um percebe e processa a realidade. Sendo assim, ele identificou quatro diferentes estilos de aprendizagem, que são: divergente, assimilador, convergente e acomodador. 
Assista ao vídeo abaixo e responda: Como você compreende um melhor formato de sala de aula, tudo certo?
Vídeo 1 – Estilos de aprendizagem de Kolb https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=DJCZ0r2c47o Retirado do canal do youtube: Walter Vieira Poltronieri. Acesso em: 17/04/2019.
 	
 A aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência individual desenvolvida por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. A nossa aprendizagem depende de como percebemos a nossa realidade sociocultural, e de como a processamos.
 	Antigamente a avaliação escolar era efetuada somente, para verificar se os alunos tinham memorizado os conteúdos ministrados em sala de aula, infelizmente essa metodologia não mudou muito dos dias atuais. 
Na década de 70 o professor universitário norte americano David Kolb, descobriu através dos seus estudos que há diferentes formas e maneiras de aprender. Foi o fundador da teoria do método de Kolb, de acordo com a teoria dele é possível detectar como as pessoas gostam e são capazes de aprender, através de um ciclo de aprendizagem experiencial, baseado nas atitudes e sentimentos da pessoa quando está aprendendo. Este ciclo apresenta quatro estágios contínuos das habilidades de aprendizagem: experiência concreta observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa.
 A partir destas habilidades, Kolb definiu quatro estilos de aprendizagem: acomodador, convergente, assimilador e divergente.
 	O acomodador no seu estilo de aprendizagem foi observado que as pessoas são ativas, inquietas, capazes de assumir multitarefas, assumem riscos, 
desafios e novas experiências. As habilidades dominantes são a experimentação ativa e a experiência concreta.
 As pessoas convergentes buscam aplicação prática das ideias, dedutiva, pragmática, apreciam resolver problemas e tomar decisões. Suas habilidades dominantes são a experiência concreta e a observação reflexiva. 
O estilo de aprendizagem assimilador foi observado em pessoas que gostam de formular teorias, definir problemas, reunir fatos e organizá-los de forma lógica e integrada. As habilidades dominantes são a observação reflexiva e a conceituação abstrata
 	Pessoas com estilo de aprendizagem divergente apresentam melhor desempenho em situações que exigem a geração de ideias, são abertos, criativos, sociáveis, empáticos, crítico e capacidade imaginativa. Suas habilidades dominantes são a conceituação abstrata e a experimentação ativa. 
	O melhor formato de sala de aula é aquela que encontramos alunos com a capacidade de desenvolver os 4 estilos abordados. Creio que temos um estilo de aprendizagem que nos define mais do que outros, o ideal seria estar com pessoas que tivesse o estilo oposto ao nosso, iria sugerir aos meus alunos uma troca de experiências por exemplo, aos que não gostassem de ler manuais que tentassem se aproximar dos colegas que gostassem, através dessa troca de experiências meus alunos iram desenvolver, criar teorias, superar suas dificuldades praticando suas habilidades, observando, sentindo, pensando e agindo. A nossa aprendizagem nunca será igual à do outro.
http://www.escoladigital.professor.pr.gov.br/estilos_aprendizagem#
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/10/ciencia/1476119828_530014.html#
https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/processo-avaliacao-educacional.htm

Outros materiais