Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO HISTÓRIA DA ÁFRICA DO SÉCULO XX AULA 3

Prévia do material em texto

TESTE DE CONHECIMENTO – HISTÓRIA DA ÁFRICA DO SÉCULO XX – AULA 3
		1
        Questão
	
	
	O poema O fardo do homem branco foi escrito por Rudyard Kipling, e sintetizava os fundamentos da ideologia imperialista do século XIX. Dentro das idéias e concepções da época, essa frase significava:
		
	
	As dificuldades que os europeus de cada Estado envolvido na conquista de novas terras tinham que enfrentar para garantir a supremacia de seus países sobre os territórios conquistados na Ásia e na África.
	 
	A idéia de que cabia ao homem branco fazer com que povos de outras raças, sobretudo os africanos e os asiáticos, atingissem o modelo europeu/branco de civilização, pois os europeus acreditavam-se o auge do progresso e da evolução humana. Essa missão só seria possível através da colonização.  
	
	As dificuldades que as sociedades européias tinham que enfrentar para manter o nível de civilização que acreditavam haver alcançado.
	
	Os perigos que os exploradores europeus tinham que enfrentar ao desbravar as terras desconhecidas do continente africano, lutando contra tribos que não aceitavam a presença do homem branco.
	
	A tarefa árdua que os europeus tinham que enfrentar para conquistar a África e a Ásia para que ambos os continentes pudessem se transformar em fornecedores de matérias primas e num mercado consumidor das mercadorias produzidas a partir daquelas matérias primas.
	Respondido em 27/03/2021 13:40:16
	
Explicação:
A resposta correta é a da letra d porque os europeus entendiam que haviam atingido o auge do progresso e da evolução humana e, portanto, cabia a eles levar essa civilização aos povos de outras raças (ver tela 3 e 4 da aula online 3).   
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	A corrida imperialista foi exacerbada no final do século XIX. São importantes eventos ligados a esta situação os listados abaixo, EXCETO:
		
	
	a convocação pelo chanceler alemão Otto Von Bismarck dos representantes das grandes potências da época para uma conferência em Berlim. 
	 
	A Inglaterra doi excluída de qualquer domínio na região da África ao mesmo tempo que os portugueses foram expulsos do continente.
	
	a declaração em 1881 de Túnis como protetorado francês.
	
	a criação do Estado Livre do Congo sob patriocínio da Bélgica e com especial empenho do seu monarca, Leopoldo II. 
	
	Os portugueses tiveram seus interesses preservados na  região da África Centro-Ocidental.
	Respondido em 27/03/2021 13:40:21
	
Explicação:
A opção incorreta é a que se refere à Inglaterra como excluída de qualquer domínio na região da África ao mesmo tempo que os portugueses foram expulsos do continente. Os portugueses mantiveram seus domínios na chamada África centro - ocidental enquanto os ingleses, junto aos franceses foram os maiores beneficiados pela partilha do continente.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	André Gide, em seu livro Viagem ao Congo, espantava-se com a grosseria com que os coloniais se dirigiam aos colonizados: ela se explica pela solidariedade de raça e pelo elevado conceito que eles têm de si mesmos, excluindo manter com o outro qualquer relação que possa ser igualitária. O problema é que fincavam suas bandeiras em nome dos direitos humanos, da igualdade, justamente, do habeas corpus e da liberdade, sem enxergar que violavam seus princípios de ação. Nem todos, porém, eram influenciados por essas idéias. (Marc Ferro. História das colonizações. Das conquistas às independências.) Segundo o texto, pode-se inferir que
		
	
	o desenvolvimento de teorias racistas no século XIX legitimou a ação colonizadora na África, Ásia e América, difundindo a crença na superioridade ariana.
	
	o eurocentrismo esteve presente nas relações entre europeus e povos subjugados até a Revolução Francesa, quando os princípios liberais e igualitários triunfaram.
	 
	os princípios da Revolução Francesa valiam na Europa, mas não se aplicavam na prática aos povos dominados em outros continentes.
	
	a expansão colonial européia era feita sob a égide dos direitos humanos, garantindo a concretização dos ideais igualitários nas áreas dominadas.
	
	os europeus justificaram a ação colonizadora pelos direitos humanos, mantendo relações igualitárias com os colonizados, pouco alterando sua visão de mundo.
	Respondido em 27/03/2021 13:40:26
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A Conferência de Berlim legitimou o poderio do monarca belga na Bacia do Congo, reconheceu as possessões alemãs na África tropical e autorizou a ocupação colonial em todo o território africano. Dessa conferência participaram:
		
	
	Os países europeus interessados na ocupação colonial da África e os representantes dos Estados africanos que se tornariam colônias da Europa.
	
	Apenas a Alemanha, a Inglaterra e Portugal.
	 
	Os representantes das grandes potências da época interessados na Partilha do continente africano, convocados pelo Chanceler alemão Otto Von Biskark, Berlim desnudando, dessa forma, os interesses imperialistas da Europa.
	
	Os países europeus interessados na ocupação colonial da África, representantes dos Estados Unidos da América do Norte e os representantes dos Estados africanos que se tornariam colônias da Europa. 
	
	Os países europeus interessados na ocupação colonial da África e representantes dos  Estados Unidos da America do Norte.
	Respondido em 27/03/2021 13:40:58
	
Explicação:
A resposta correta é a indicada pela letra d, conforme pode ser verificado clicando-se na palavra encontro (em cor azul)  da tela 8 da aula online 3.  
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o Imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):
		
	
	substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional.
	 
	busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados.
	
	manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos nas áreas conquistadas.
	
	procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.
	
	transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista.
	Respondido em 27/03/2021 13:41:03
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A formação do comércio Atlântico obedece a uma nova dinâmica econômica proveniente das Revoluções Industriais, em que vêem na África:
		
	 
	uma área em que se poderia dominar, influênciar e enriquecer com práticas agrícolas e extrativistas.
	
	uma área em que a exploração de industrias pela mão de obra barata e especializada.
	
	uma área de matérias primas, em especial o tabaco e o café, vitais para a indústria.
	
	um mercado em potencial, pelo alto poder aquisitivo local
	
	uma área inóspita, sem atrativos e perigosa.
	Respondido em 27/03/2021 13:41:06
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	A idéia do Fardo do Homem Branco, para se legitimar, precisou adaptar estudos científicos em ¿verdades¿ sociológicas. A ideia do Fardo do Homem Branco, baseada num poema de mesmo nome de Rudyard Kipling, buscou apoio:
		
	
	Nos ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade da Revolução Francesa
	 
	No Darwinismo Social, que procura se basear na obra de Charles Darwin A origem das espécies. 
	
	Na idéia da obrigação de todos os homens terem o dever de se ajudar uns aos outros.
	
	Na idéia de que as sociedades que tinham alcançado o ápice da civilização (ou seja, as sociedades européias) tinham por obrigação levar os valores dessa civilização aos povos ignorantes que habitavam a África, por mais árdua que fosse essa taref 
	
	Na ideia de que a conquista da África e a decorrente catequização dos povos que a habitavam, exigiam um grande esforço do homem branco europeu.  
	Respondido em 27/03/2021 13:41:11
	
Explicação:
A resposta correta da letra c, pode ser conferida nas telas 3 e 4 da aula online3.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	A "partilha do mundo" (1870 -1914) resultou do interesse das potências capitalistas europeias em:
		
	
	buscar "áreas novas" para a emigração, uma vez que a pressão demográfica na Europa exigia uma solução para o problema;
	
	promover o desenvolvimento das colônias através da aplicação de capitais excedentes em programas sociais e educacionais;
	
	favorecer a atuação dos missionários católicos junto aos pagãos e assegurar a livre concorrência comercial.
	 
	investir seus capitais excedentes nas colônias, obter mercados fornecedores de matérias-primas e reservar mercados para seus produtos industrializados;
	
	desenvolver a produção de gêneros alimentícios nas colônias, visando suprir as deficiências de grãos existentes na Europa na virada do século;