Buscar

Tarefa Dissertativa Comportamento Organizacional ESAB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tarefa Dissertativa - Comportamento Organizacional 
Peter Drucker, um dos mais respeitados especialistas em gestão e administração, diz que:
 
[...] a única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis (sic) são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes. (THE PETER F. DRUCKER FOUNDATION, 1996, p. 13)
 
Apoiando-se nessa afirmativa e após a leitura do texto a seguir, discorra (em 15 linhas) sobre o conceito de liderança e as características dos líderes nas organizações.
Dependendo da situação, somos todos líderes
 
Todos nós já ouvimos a expressão “nesta vida há líderes e há seguidores”. E creio que todos concordamos que há mais seguidores do que líderes, porque um líder sempre tem mais que um seguidor. É claro que todo seguidor tem a ambição de se tornar um líder, e a pergunta é: o que se deve fazer para isso acontecer? Na verdade, a resposta é tão simples que parece complexa. Liderança nada mais é do que a capacidade de influenciar um grupo. Um líder tem ambição, energia, vontade de liderar, autoconfiança e conhecimento. Coisas que a maioria das pessoas acha que tem, e tem mesmo. Cada um de nós é um líder em potencial. A parte difícil é saber como passar da teoria à prática. Há duas semanas, eu vi uma empresa fazer uma demonstração prática disso. Ela levou seus funcionários para a beira de um rio, que tinha uma correnteza forte, e botou cinco funcionários, escolhidos ao acaso, dentro de um barco. Cada um ganhou um remo e aí o barco foi solto na correnteza. O objetivo era levar o barco até a linha de chegada, cem metros adiante. A primeira reação foi de pânico, mas não demorou nem dez segundos para que um dos cinco começasse a orientar os outros quatro, coordenando o ritmo das remadas e cuidando para que o barco não virasse nem atolasse na margem do rio. Esse era o líder? Sem dúvida. Só que, quando o barco atingiu a linha de chegada, a empresa tirou do barco o líder e fez os quatro seguidores voltarem ao ponto de partida. E soltou o barco de novo. Aí veio a surpresa: um dos quatro imediatamente assumiu a posição de líder. E o barco chegou de novo a seu destino. Aí, saiu do barco o segundo líder e ficaram os três seguidores. E o barco fez o percurso novamente, sem afundar, porque um dos três liderou os outros dois. Liderança, o exercício mostrou, todos ali tinham. E a lição era simples: quando a situação aperta, o líder sempre aparece. Só que, enquanto a maioria fica pensando no que precisa aprender para se tornar um líder, uns poucos já saem liderando. Na teoria, todos somos líderes. Na prática, o líder é o que aproveita antes a oportunidade de ser líder.
Fonte: GEHRINGER, M. O melhor de Max Gehringer na CBN: 120 conselhos sobre carreira, currículo, comportamento e liderança. São Paulo: Globo, 2006.
Resposta:
De modo simplificado, liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera resultados. Um líder possui a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. 
No entanto, liderar é uma tarefa complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas para gerir colaboradores e a equipe, deve ter também a capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações. 
Agora, dentre as mais diversas características do líder nas organizações, posso citar: 
Visão globalizada do negócio, Adaptabilidade e flexibilidade, Comunicativo, Dar feedback, Empatia. 
O líder por ser um representante da organização. Deve entender a empresa como um todo, como funcionam os seus setores e processos. Embora ele possa não trabalhar dentro dos setores, é de suma importância entender como funcionam e o que ocorre dentro deles, já que estão frequentemente trabalhando de forma alinhada, e o mesmo é responsável em fazer gestão da equipe, repassar a cultura da empresa e fazer o controle do planejamento, para que a equipe permaneça ligada aos objetivos estrategicamente definidos. 
Saber colocar-se no lugar dos liderados é essencial, inclusive dos clientes,entender o profissional como um ser humano composto por emoções, e que tais sentimentos influenciam diretamente na motivação e produtividade do colaborador, que caso não seja bem trabalhado irá afetar no bolso do empresário. Então é importante cuidar do capital humano. Não trate os outros com a maneira que você não gostaria de ser tratado, utilize do bom exemplo para liderar e não somente do poder. Deixe um pouco a autocracia de lado e seja mais democrático. 
A Comunicação é, sem dúvida, indispensável para um líder. Acredito que a comunicação deve ser uma das prioridades em termos de habilidades necessárias para liderança. Vendemos a nossa imagem praticamente todos os dias, seja em encontros com amigos, familiares ou no próprio ambiente de trabalho. Saber comunicar-se é essencial. E me refiro não somente a comunicação verbal, mas a não verbal também. Já que para o líder sua postura pode influenciar no andamento da equipe.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando