Buscar

Tarefa Dissertativa Comportamento Organizacional ESAB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tarefa Dissertativa - Comportamento Organizacional 
A cultura de uma organização é percebida por meio de seus efeitos e consequências e reflete o jeito de ser de cada empresa. Com base nisso, leia o texto abaixo e destaque as normas e os valores que moldam a conduta dos funcionários da rede varejista Magazine Luiza, bem como as características da cultura organizacional que representam a forma da instituição funcionar.
 
Aculturação nas aquisições do Magazine Luiza
 
O Magazine Luiza, rede varejista de 10 mil funcionários com sede em Franca, no Estado de São Paulo, vem ampliando sua atuação no mercado por meio da aquisição de outras marcas em várias regiões do Brasil. Nesse cenário, um importante desafio da empresa tem sido o de proporcionar um clima organizacional seguro para os novos funcionários e, ao mesmo tempo, manter a motivação dos antigos colaboradores. Segundo Telma Geron, diretora de Recursos Humanos da empresa, para que esse processo seja satisfatório é necessário reunir, em um único projeto de empresa, os pontos positivos das duas realidades – empresa adquirida e o próprio Magazine Luiza. “A gente sempre diz assim, vamos levar o que o Magazine Luiza tem de bom e aprender o que a nova rede tem, pra que possamos ser, juntos, melhores do que nós éramos separados, a gente trabalha muito com o emocional das pessoas”. Na avaliação de Telma Geron, o período de aculturação leva de seis meses a um ano. O programa de integração é composto por viagens ao escritório da matriz, em Franca, onde os novos funcionários ficam entre uma semana e 15 dias. Há também o “Encontrão dos Funcionários” e o “Rito de Comunhão”, um encontro realizado todas as segundas-feiras em todas as lojas incorporadas. Todo esse processo, porém, é realizado de acordo com um cronograma de atividades pautado no respeito pelo histórico da empresa adquirida. “A gente respeita todos os benefícios que eles tinham antes. Isso tudo é feito a seis mãos, a empresa, os sindicatos e os funcionários”, explica Geron, identificando que o importante é manter a equipe tranquila e segura de tudo o que vai acontecer. Lindomar Pivotto, que já participou de um processo como esse, atuou por 10 anos na loja Arno adquirida pelo Magazine Luiza e está há um ano como gerente regional em uma loja da rede em Caxias do Sul e conta que a preocupação com a perda de emprego só foi superada quando soube que a aquisição seria realizada pelo Magazine Luiza. “Isso nos trouxe tranquilidade. A cultura da empresa antiga foi valorizada, respeitada, e não só da empresa como da região, que é diferente dos outros centros onde o Magazine estava até o momento. Existe um respeito pelas pessoas, uma transparência muito grande", finaliza.
Fonte: Programa Sodexo “Vida profissional”. Acesso em: 18 dez. 2013. Disponível em: <http://www.vidaprofissional.com.br/Pages/detalhedocase.aspx?vpid=265>.
Resposta:
Bom, pelo o que pude observar, a Magazine Luiza trabalha de forma a deixar todos seus funcionários o mais confortáveis possível, agregando valores novos das empresas adquiridas pela Rede e preservando os valores antigos que devem ser preservados, fazendo com que a interação do "antigo" pro "novo" seja o mais coeso possível. "Um conjunto de todo eficaz". 
Essa característica da Rede, sem dúvida, leva os funcionários a trabalharem melhor, sem preocupações acerca de perda do emprego ou algo do tipo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais