Buscar

II RESUMO WEB AULA BIOQUIMICA E FARMACOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Bioquímica e Farmacologia
	Tarefa: Resumo Web Aula
	Nome: Laurícia Florência de Morais
	RA: 8113689
	Turma: DGEFB2001MVFA4S
	Parecer do Tutor: 
Professor Tutor/ a distância: Jader Vinícius da Silva Rocha.
Professor Tutor/ a distância: Marcio Henrique Gomes de Mello.
Professor Responsável: Virginia Campos Silvestrini.
Resumo Web Aula: BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA 
Mossoró
2020
2
Resumo Web Aula Bioquímica e Farmacologia.
A referente aula trata de expor introdutoriamente o estudo da farmacologia nos mostrando o que a mesma aborda acerca dos anti-flamatórios não esteroides (AINEs). O objetivo principal da aula é compreender as finalidades de utilização desses fármacos e conhecer o mecanismo de ação molecular, assim como os principais efeitos adversos produzidos por essa categoria. 
Inicialmente destaca-se os efeitos e para que são usados os anti-flamatórios, além da ação anti-flamatória eles também são usados devido ao seu efeito analgésico, antipirético e antitrombótica. Os fármacos podem ser classificados em várias categorias químicas: Salicilatos, ácido acético, derivados do ácido fenilantranilico, derivados do ácido propiônico, derivados do ácido enólico e derivados coxibes. 
O processo inflamatório faz parte do nosso mecanismo de defesa do nosso organismo. Nesse processo temos a participação de um grande número de células de defesa e a produção de uma grande quantidade de substancias químicas que são chamados de mediadores químicos do processo inflamatório. Todas essas substâncias atuando em conjunto serão responsáveis por desencadear o processo inflamatório que pode ser caracterizado pelos sinais cardeais: o calor, o rubor, o tumor e a dor. 
Quando se fala dos principais mediadores químicos no processo inflamatório podemos destacar as prostaglandinas sua formação advinda de diversos compostos químicos, assim como, suas variadas funções. Dentro do grupo dos endoperóxidos cíclicos que são derivados do ácido araquidônico encontramos duas classes de prostaglandinas importantes a chamada PGI2 e a PGE2, ainda nesse grupo encontramos os chamados tramboxanos, que são importantes no processo de agregação plaquetária. 
Desta perspectiva partimos para a compreensão a respeito sobre as COX evidenciando as formações destas substâncias e mostrando que todas elas fazem parte do processo inflamatório e como se manifestam. A partir do estudo se identifica que a COX se manifesta em três isoformas diferentes: COX1(fisiológica ou constitutiva); COX2(Inflamatória ou induzida); e COX3(variante da COX1). Vale atentar para os fármacos, os mesmos inibem as COX no organismo como todo e como consequência nossos diversos tecidos do nosso corpo deixam de produzir certas prostaglandinas que tem um papel fisiológico no nosso organismo e a ausência dessas prostaglandinas podem acarretar problemas.
A principal limitação no uso dos AINES são os seus efeitos gastrointestinais que estão entre os mais graves, incluindo náuseas, dor abdominal e úlcera gástrica. Os AINES inibidores seletivos de COX-2 parecem minimizar esses efeitos. Os AINES não oferecem efeitos cardioprotetores, e podem agravar problemas renais em paciente idosos, com insuficiência cardíaca, diabéticos, cirróticos, dentre outros. 
 A aula teve como foco principal os AINES fazendo com que possamos compreender o uso correto do mesmo. Vimos diversos riscos relacionados ao uso de AINEs. É importante conhecer tais riscos, saber que eles existem e, assim, buscar formas de evitar (muitos dos casos podem ser solucionados alterando o tipo de AINE utilizado).
.
Referência.
 JARDIM, Prof. Marcelo. WEB AULA - Bioquímica e Farmacologia. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8XWK07dkiXs&feature=youtu.be. Acesso em: 23 junho 2020.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais