Buscar

PCC Avaliação Institucional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ELAINE CORRÊA LEITE DE RESENDE 
 Avaliação Institucional: Instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica
Niterói
2021
Ao se tratar de avaliação, devemos entender como um processo sistemático e contínuo ao longo do processo de ensino/aprendizagem. A avaliação estanque, cartesiana, meramente quantitativa e, muitas vezes, punitiva não se torna mais cabível quando queremos analisar o desenvolvimento global e qualitativo do ser humano. Sendo assim, a avaliação deve ocorrer em atividades contextuais para que seja possível observar o crescimento qualitativo do mesmo. 
Na Educação Infantil, a observação é o principal meio para os educadores avaliar o processo de construção do conhecimento. Mesmo que as crianças menores de 6 anos não precisem serem alfabetizadas, todos os aspectos envolvidos no processo de alfabetização devem ser considerados. Os critérios de avaliação devem ser entendidos como uma referência para analisar sua evolução em todo o processo, considerando que o desempenho dessa evolução não é linear e varia entre as crianças. 
Portanto, o educador deve proporcionar à criança as mais diversas experiências, desempenhando um papel de mediador, respeitando sua subjetividade e sua bagagem cultural, para que esta possa desenvolver e compreender suas competências.
Existem diversos instrumentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica. Veremos alguns a seguir. 
O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Criado por Anísio Teixeira, do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), em 2007, é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Como indicador nacional, o IDEB possibilita que as pessoas acompanhem a qualidade da educação por meio de dados específicos, sendo calculado por duas etapas: a nota escolar (aprovada) e a nota média na prova realizada pelo INEP.
O SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica, é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o SAEB reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. Ele permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. 
As médias de desempenho dos estudantes apuradas no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Realizado desde 1990, o SAEB passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla, também, a Educação Infantil, ao lado do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 
Durante muitos anos de aplicação o SAEB avaliou somente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No entanto, mudanças em relação às áreas do conhecimento entraram em vigor, a partir de 2019. Hoje, são avaliadas, também, as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, de acordo com as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum curricular (BNCC). 
O público-alvo desta avaliação são os estudantes dos quinto e nono anos do Ensino Fundamental das escolas públicas, urbanas e rurais, e do terceiro ano do Ensino Médio. O sistema também coleta informações amostrais de escolas particulares. 
A Educação Infantil foi, igualmente, incluída no sistema de avaliação, mas os questionários serão respondidos pelos professores. Neste caso, em função da minha experiência como membro da EAP (Equipe de Articulação Pedagógica) de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Niterói, estado do Rio de Janeiro, gostaria de ressaltar que o SAEB ainda não foi implementado.
O Censo Escolar é uma pesquisa nacional que abrange aproximadamente 215.000 escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos e educação especial. Realizado, anualmente, pelo INEP, o censo conta com apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e coleta informações sobre o número de alunos na escola por classe, sexo, idade, nível de educação, funções de ensino por nível de treinamento e características físicas da escola. Isso ajudou a evitar alunos com desvio de idade e a garantir uma freqüência mais regular dos discentes.
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso ao Ensino Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de convênios com as instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. 
Em Niterói, o Ideb 2019 nos anos iniciais da rede pública cresceu, mas não atingiu a meta e não alcançou 6,0. Neste ano tem o desafio de garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado. Abaixo segue o gráfico:
Concluindo, podemos observar diversos programas com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino e garantir os direitos de aprendizado para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Cada um visa atender, com suas particularidades, vários públicos-alvo. No entanto, todos têm o mesmo objetivo: o de auxiliar e proporcionar melhorias ou dar oportunidades para que a educação básica seja, efetivamente, de qualidade na vida acadêmica do estudante, seja em qual etapa ele esteja.
BIBLIOGRAFIA
· https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb
· https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb
· https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar#:~:text=Apresenta%C3%A7%C3%A3o,importante%20pesquisa%20estat%C3%ADstica%20educacional%20brasileira.
· https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem
· https://www.qedu.org.br/cidade/2781-niteroi/ideb

Continue navegando