Buscar

Técnicas de exame psicológico I (Simulado)

Prévia do material em texto

Disc.: TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICO I   
		1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Durante um processo de avaliação, a tendência do avaliador ser influenciado por uma detreminada característica da pessoa que esta sendo avaliada recebe o nome de efeito:
		
	 
	Hallo
	
	Weber
	
	Perverso
	
	Placebo
	
	Chão
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	CASO:R., negro, de 36 anos, do sexo masculino, reside na comunidade da Integração da Muribeca. Trabalhador da construção civil (pedreiro), deu entrada na emergência de um grande Hospital da rede pública na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. O paciente em questão, teve uma crise nervosa, segundo relatos de seus companheiros de trabalho e, após gritar e xingar a todos, tentar agredir fisicamente alguns colegas e dizer que não suportava sua vida e tantos problemas, tentou se matar jogando-se do 3º andar do prédio em construção onde trabalhava. Todos ficaram chocados, pois R. sempre foi amável e se dava bem com todos, sendo considerado pelos colegas como um bom profissional, bom pai e bom esposo. A entrevista, além de ser uma importante ferramenta no âmbito da avaliação psicológica, também pode ser parte essencial em muitos tipos de pesquisa. No Hospital onde R. foi internado, o estudante de Psicologia A. está realizando uma pesquisa com fins para obter dados para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Tendo uma entrevista como instrumento de pesquisa, é possível afirmar que:
		
	
	A entrevista é um instrumento exclusivo do profissional de psicologia e por isso pode ser aplicada em qualquer situação que envolva a prática psicológica.
	
	A entrevista realizada por A. tem, na verdade, fins de psicodiagnóstico.
	
	A pesquisa empreitada por A. deve ser de natureza quantitativa, pois a entrevista é o principal instrumento para coleta de dados neste tipo de pesquisa.
	 
	A entrevista, neste caso, é utilizada como instrumento de pesquisa singular, pois pesquisadores de todas as abordagens em psicologia podem se utilizar da entrevista, pois os dados que elas geram podem ser interpretados de diferentes modos.
	
	A entrevista realizada por A. tem, exatamente, fins de avaliação psicológica.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com os três tipos fundamentais de pesquisa psicológica.
 
	(1) Fechada
	(   ) O entrevistado escolhe por onde vai começar a falar. Não se tem questões a priori sobre o sujeito.
	(2) Mista
	(   ) A entrevista estruturada segue-se a não-estruturada com o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade das informações.
	(3) Aberta
	(  )É aquela onde você já tem uma série de informações pré-estabelecidas. O profissional é quem dirige e controla.
		
	
	1, 2 , 3
	 
	3, 2, 1
	
	2, 1, 3
	
	1, 3, 2
	
	2, 3, 1
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Segundo Luiz Pasquali (2001) conforme o comportamento humano vai se complexando ao longo das décadas, nasce com este fenômeno uma maior necessidade de se avaliar o comportamento das pessoas em desempenho social de uma forma mais precisa. A preocupação com perfis profissionais nas empresas e a dificuldade de aprendizado nas escolas são bons exemplos de uma necessidade cada vez maior de:
		
	
	Um profissional treinado (um perito) e qualificado para aplicar testes psicológicos e que seja capaz de reduzir a complexidade de uma avaliação psicológica apenas aos resultados psicométricos com um alto grau de validade e fidedignidade em dados qualitativos e quantitativos transformando a complexidade do comportamento humano em um dado compreensível.
	
	Um profissional treinado (um perito) e qualificado para aplicar testes psicológicos e que seja capaz de reduzir a complexidade de uma avaliação psicológica apenas aos resultados psicométricos com um alto grau de validade e fidedignidade em dados qualitativos transformando a complexidade do comportamento humano em um dado compreensível.
	 
	Um profissional treinado (um perito) e qualificado para avaliar o comportamento das pessoas a partir da coleta e interpretação de informações através de procedimentos confiáveis com um alto grau de precisão e validade.
	
	Um profissional treinado (um perito) e qualificado para lidar com juízos de valores a partir de suas próprias experiências no campo de avaliação psicológica. Desta forma a coleta e interpretação de informações dependem de um treinamento rigoroso na nossa capacidade de interpretar os comportamentos dos outros.
	
	Um profissional treinado (um perito) e qualificado para aplicar testes psicológicos e que seja capaz de reduzir a complexidade de uma avaliação psicológica apenas aos resultados psicométricos com um alto grau de validade e fidedignidade em dados quantitativos transformando a complexidade do comportamento humano em um dado compreensível.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos, em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em beneficio da pessoa entrevistada. (Cunha, 2003). A este procedimento chamamos:
		
	
	Anamnese
	
	Entrevista Estruturada
	
	Entrevista Não-Estruturada
	
	Triagem
	 
	Psicodiagnóstico
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Observe as seguintes afirmativas:
I. Avaliação psicológica e psicodiagnóstico são termos sinônimos, podendo ser utilizados indiscriminadamente.
II. A avaliação psicológica fornece a base necessária para a tomada de decisões relativas ao avaliando.
III. A entrevista é parte de um processo de avaliação;
IV. As origens da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico se deram ao mesmo tempo no campo ocupacional.
V. A moderna testagem psicológica, tem inicio do século XX.
Assinale abaixo o numero de afirmativas incorretas.
		
	
	Cinco.
	
	Quatro.
	
	Uma.
	 
	Duas.
	
	Três.
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	A realização de entrevista clínica é considerada uma das principais competências do psicólogo, independentemente de sua abordagem teórica. Sobre o procedimento de entrevista clínica, é correto afirmar:
		
	 
	O estebelecimento do rapport é um dos pontos principais para a realização de uma entrevista de qualidade.
	 
	Existem diferentes fases da entrevista, e os autores concordam com a existência de uma fase de introdução, uma de exploração, uma de teste de hipótese e, finalmente, uma fase de feedback (devolução da informação).
	
	A entrevista clínica define-se pelo seu caráter aberto, em que o cliente conduz os conteúdos tratados.
	
	A técnica de paráfrase, uma das mais importantes técnicas de intervenção, caracteriza-se por apontar discrepâncias entre o que é observado e o que é falado.
	
	A entrevista clínica deve restringir-se a 50 minutos, para que o enquadre seja mantido.
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Existem questões complexas que não podem ser resolvidas somente por meio de escores de testes, pois uma mesma pontuação pode ter sentidos diferentes, dependendo do examinado e do contexto no qual foi obtida, sendo assim imprescindível a avaliação psicológica. São exemplos de questões que se prestam à investigação através da avaliação psicológica:
I- questões diagnósticas, como diferenciar entre depressão e demência.
II- predições, como estimar a probabilidade do comportamento suicida ou homicida.
III- julgamentos avaliativos, como os envolvidos em decisões sobre a guarda de crianças ou na avaliação da eficácia de programas ou intervenções.
Estão INCORRETAS as afirmativas:
		
	
	Somente a III
	
	Todas as Alternativas
	
	Somente a II e III
	
	Somente a I
	 
	Nenhuma das Alternativas
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Observe as seguintes afirmativas sobre o psicólogo e o usoda entrevista dentro do processo de avaliação psicológica:
I - O psicólogo precisa saber que vai ser depositário dos problemas íntimos do paciente mediante as sucessivas entrevistas ou através dos instrumentos que planeja usar.
II - O psicólogo precisa ter noção de como lidar com os familiares do paciente e saber preservar o sigilo das informações recebidas.
III - O psicólogo deve estar preparado para não se deixar manipular, envolver ou seduzir pelos familiares do paciente, muito menos se prosicionar em conflitos familiares.
IV - Qualquer informação transmitida a terceiros deve ser primeiramente do conhecimento do examinado.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	somente II, III e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	somente I, III e IV
	
	somente I, II, III
	
	somente I, II e IV
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	1) A entrevista psicológica pode fornecer uma ampla gama de informações para o processo de avaliação psicológica. Sendo assim, considera-se que a entrevista psicológica:
		
	 
	Propicia a oportunidade de observar o comportamento do entrevistado e coletar dados pertinentes de sua história de vida.
	
	É um momento secundário do processo avaliativo, que deve colocar em primeiro plano a testagem psicológica.
	
	Funciona de modo independente da habilidade e objetividade do entrevistador, pois, sua fidedignidade e validade estão garantidas a priori.
	
	É uma ferramenta inflexível, que deve ter um modo padrão de condução, invariável, para garantir a confiabilidade dos resultados alcançados.
	
	Deve priorizar a verificação do valor crítico do entrevistado para que este possa exercer a condição de tomada de decisão sobre os passos do seu processo avaliativo.

Continue navegando