Buscar

CASO CONCRETO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 02
1) (FGV- 2015 - ADAPTADA) A Constituição do Estado WW dispôs que, no mínimo, 5% (cinco por cento) da receita corrente líquida do Estado e dos Municípios situados em seu território deveria ser aplicada em programas de assistência social voltados aos moradores de rua. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil, este dispositivo previsto na Constituição Estadual WW é constitucional? 
Os Estados e municípios tem poderes para exercerem sua atribuições administrativa, tributária e orçamentária. Cada um desses entes federativos tem competência para elaborarem seus próprios orçamentos. Observadas as diretrizes da Constituição DE 1988.
A constituição em seu art.204 § único aduz que: “é facultado os Estados e ao Distrito Federal vincular à programa de apoio à inclusão e promoção social até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de: despesas com pessoal e encargos sociais; serviço da dívida; qualquer outra despesa corrente não vinculada aos investimentos ou ações apoiados. Embora o presente artigo constitucional não cite os municípios, podemos entender por simetria a sua inclusão. Dessa forma, INCONSTITUCIONAL com relação a Estados e aos Municípios.
2) (UFMT - 2019) Em consonância com os preceitos constitucionais aplicáveis às universidades, assinale a assertiva correta. 
A) As universidades públicas federais gozam de autonomia didático-científica e administrativa, mas a gestão financeira e patrimonial é subordinada à prévia aprovação ministerial. 
B) (RESPOSTA) As universidades públicas federais gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, sem prejuízo da fiscalização pelos órgãos de controle interno e externo.
C) As universidades públicas federais gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, exceto em relação à contratação de pessoal, que deve ser precedida de prévia autorização ministerial. 
D) As universidades públicas federais gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e ficarão sujeitas, exclusivamente, à fiscalização pelo Ministério Público Federal.

Continue navegando