Buscar

ATIVIDADE 1 - Planejamento Tributário Avançado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade, pudemos analisar o funcionamento de dois tributos estaduais: o ICMS e o IPVA.
Considerando o critério de materialidade para cada um desses impostos, traga um exemplo de empresa cuja operação comercial, se sujeite à tributação do:
· ICMS: Operações de circulação de mercadorias dentro do país, Prestação de serviços de transporte interestadual ou intermunicipal, Prestação de serviços de comunicação. O ICMS incide no momento em que uma das opções do critério material, também chamado de fato gerador, ocorre, ou seja, quando há circulação de mercadorias em território nacional ou prestação de serviços de comunicação ou de transporte interestadual ou municipal. A base de cálculo do ICMS é o valor da operação (valor da mercadoria, já embutido o valor do ICMS). Para constatar a alíquota de ICMS para cada tipo de produto ou serviço, é preciso examinar o Regulamento de ICMS do Estado em que a operação ocorre. 
Empresa: Outback é uma empresa sujeita ao ICMS, pois vende mercadorias (refeições e bebidas), onde a base de cálculo é o valor da refeição (já embutido o ICMS), vezes o percentual do estado onde tem filial.
· ICMS-ST progressivo: Este regime nada mais é que a imputação da responsabilidade pelo recolhimento do tributo devido a uma terceira pessoa que não praticou o fato gerador (não realizou o critério material da regra-matriz do imposto), mas que está indiretamente vinculado a ele. ST progressiva, ou “para frente”, a lei atribui a responsabilidade ao vendedor relativamente às operações futuras. Assim, será o valor final da mercadoria e não o efetivo valor da venda – já que ainda não se teria esta informação – a base de cálculo utilizada para apurar o ICMS. Este “valor futuro” da mercadoria é estabelecido pelo Estado a partir da margem de valor agregado, extraída da base média ponderada de preços pesquisados, por meio de critérios fixados em lei, ou por elementos fornecidos por entidades representativas do setor econômico.
Empresas: Distribuidoras de refrigerantes e concessionárias de veículos.
· IPVA: O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, de competência para cobrar dos Estados. Ele foi criado como substituto da antiga Taxa Rodoviária Única (TRU). Fato gerador (CM): ser proprietário de veículo automotor (terrestre). A alíquota varia conforme o Estado e pode apresentar percentuais diferentes conforme o tipo de veículo e de uso. No caso do IPVA, não é o contribuinte que apura o tributo, mas sim o Estado, que emite e envia a guia do imposto por meio das informações obtidas no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), para pagamento.
Relate uma operação comercial de cada uma delas, explicando a forma de incidência e o cálculo, conforme o aprendizado obtido.

Continue navegando