Buscar

Orientações e Benefícios do Aleitamento Materno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Disciplina: Propedêutica e Processo de Cuidar da Saúde da Mulher
Docente: Caroline Cândido Garcia Leal
Turmas: EN4P/5P18
ALUNO: THAYRONE GONÇALVES DA SILVA
RA: N3457G1
Responda: A) Citar e explicar 3 (três) orientações que o enfermeiro deve realizar à puérpera, baseadas no conteúdo da tirinha, sendo uma orientação para cada imagem da tirinha. 
R: Imagem 1: Orientar a mãe que a hora da amamentação é um momento muito importante onde ele tem que está segura, tranquila, relaxada e com roupas que facilite o acesso de bebê na mama e os braços da criança esteja livre. Ante de iniciar a amamentação, verificar se a região areolar es flexível. Explicar para mãe os variados posicionamentos pares facilitar a amamentação como por exemplo a posição tradicional: mãe sentada com o bebê no seu colo (barriga com barriga). Deitada: com o bebê deitado de lado e a cabeça mais elevada em relação ao corpo. Cavalinho: a mãe apoia a cabeça do bebê com uma mão e a outra apoia a mama. Invertida: a mãe segura o bebê, posicionando os pés em direção à cabeceira da cama ou sofá. Independentemente da posição, o bebê tem que está com a prega e a pega correta, sinais que identifica isso são; mais aréola visível assim ada boca do bebê, boca bem aberta, lábio inferior virado para fora e queixo tocando a mama. O tempo que o bebê permanece mamando no peito varia de criança para criança.
Imagem 2: Orientar a mãe sobre o que é o colostro; sendo o primeiro leite, tendo sua decida do 1 aos 7 dias de puerpério com uma coloração transparente/amarelo, contendo proteínas, anticorpos e outras substancias e com menor presença de gordura quando comparado ao leite maduro. Também falar do leite de transição que pode ocorrer entre os dias 8 ao 15 dia com uma aparência semelhante a água de coco com uma produção de 500 mL/dia e por fim o leite maduro que do 16 dia em diante tem sua descida e será o leite definitivo, que por volta do 6 mês tem uma redução na produção. Explicar a mãe que a produção de leite está diretamente relacionada com estimulo de sução de bebê, então enquanto ela o amamentar ela irá produzir leite. É importante falar da apojadura que em geral do 3 ao 5 dia ocorre a “descida do leite” e a parti dessas fases a mãe começa a produzir um volume maior de leite 
Imagem 3: Orientar a mãe sobre a importância do aleitamento materno exclusivo durante os 6 primeiros meses, explica-la que no seu leite contem tudo que o bebê precisa por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Orientar a mãe que após o 6 mês ela pode adicionar na alimentação da criança furtas e papinhas, mas manter o aleitamento no mínimo ate os 2 anos de idade da criança.
B) Citar 3 (três) benefícios do leite materno para o bebê e 3 (três) para a mulher que amamenta.
R: Para o bebê: maior contato com a mãe, melhora a digestão e minimiza as cólicas, desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação, reduz o risco de doenças alérgicas, estimula e fortalece a arcada dentária e previne contra doenças contagiosas, como a diarreia.
Para a mãe: diminui o sangramento no pós-parto, acelera a perda de peso, reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, evita a osteoporose, protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto.

Outros materiais