Buscar

Trabalho 1 - Fundamentos de Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO 1: APRECIAÇÃO CRÍTICA
FORTALEZA
2021
MARISA QUEIROZ MENDONÇA
Trabalho 1: Fundamentos de Administração
Marisa Queiroz Mendonça – 473829 – Turma 06.
	O livro “Introdução à Teoria Geral da Administração”, de Idalberto Chiavenato, aborda no capítulo 7 sobre a Teoria Neoclássica da Administração. O objeto de estudo para as aulas (os slides apresentados pelo professor) apresenta a ideia vista no capítulo de maneira mais resumida, o que torna o entendimento mais claro e objetivo.
	De início, vemos que o livro abrange, ainda que de maneira sucinta, visões de famosos autores sobre o processo administrativo, como a perspectiva de Fayol, Urwick, Gulick, entre outros. No entanto, enquanto o livro fornece essas informações, os slides apresentados em aula concentram-se nos modelos de Newman e Dale – tendo funções básicas como planejar, organizar, dirigir (liderar) e controlar –, apresentando os pontos principais, que servirão para entendimento mais rápido do assunto. 
	Na função “Planejamento”, notamos boas referências em ambos materiais, enquanto o livro destaca bem o sistema hierárquico dos objetivos, detalhando políticas, diretrizes, metas, programas e etc., o slide abre portas para os tipos de planos, ressaltando seus níveis hierárquicos.
	Para falarmos sobre “Organização”, nota-se diferenças gráficas entre os materiais de estudo. Mesmo que Chiavenato possua forte representação de figuras, o capítulo referente ainda deixa a desejar para a função “Organização”, como nos tipos de departamentalização, situação que ocorre de maneira diferente no slide. Esse último traz inúmeros exemplos, que proporcionam conhecimento amplo sobre os tipos de empresa e a maneira que elas devem ser estruturadas, além de que apresenta abertamente suas vantagens e desvantagens, agregando conhecimento para além do papel.
	Explanando a função “Direção”, percebe-se que os materiais agregam valores simplificados sobre os mesmos, tornando um o complemento do outro. Isso ocorre por causa da abrangência, elucidada no livro, e da teoria situacional, no slide.
Por fim, as etapas da função “Controle” foram abordadas pelo professor, tal qual como no livro. Citando suas abordagens principais, como definir, conhecer, comparar e/ou corrigir os padrões de desempenho desejados durante todo o processo administrativo.
Em síntese, vemos que há diferenças e semelhanças entres os materiais de estudo, como a quantidade de conteúdo e os conceitos mais técnicos abordados no livro, já os slides são mais práticos e mais compreensíveis. Porém, acredito que essas características tornam os materiais complementares, facilitando o aprendizado.