Buscar

ARGO FGV - Desafio 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FGV SOL – Área de Soluções
 Educacionais do IDE
ALTERNATE REALITY GOALS – ARGo 
d4/s1/2b
EQUIPE MENÉCIO
Matriz do Desafio 4
Qual a proposta selecionada pela equipe?
	Proposta 2: patentear a fórmula e comercializá-la em todas as suas variações
Escreva a defesa da equipe apresentando uma argumentação baseada nos seguintes critérios: ética, viabilidade e contribuição para a imagem da empresa.
	Como se sabe, o direito de patentes surge como uma forma de garantir ao criador de um produto inovador o monopólio de sua invenção, usufruindo dos benefícios advindos de sua comercialização direta ou indireta.
No Brasil, a Lei Federal nº 9279/96 que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial que em seu art. 42. confere ao titular da patente o direito de impedir terceiro, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar o produto ou mesmo o seu processo de fabricação.
A lei vai além, impedindo que terceiros, normalmente funcionários da patenteadora, contribuam para que outros desenvolvam o mesmo produto.
Dentro deste cenário legal, qualquer ofensa à patente cria em favor do criador do produto patenteado, nos termos do art. 44 da mesma lei, o direito de obter indenização pela exploração indevida do seu objeto.
Inegável, então que o patenteamento da formula pela Argo resguarda seus direitos imediatos e futuros de dispor da formula e acordo com seus objetos sociais e nos termos deliberados em Assembléia.
Assim, o patenteamento da fórmula é questão que se impõe em qualquer análise juridica, estratégica ou comercial.
Já do ponto de vista negocial, o mercado de cosméticos segundo o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International, tem no Brasil o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás de Estados Unidos, China e Japão (os dados são de um relatório de 2019, relativos a 2018), sendo fato que segundo o ultimo relatório entre 2013 e 2018, houve crescimento de 24,5% em valor de vendas no varejo em reais, com uma previsão para o ano de 2023, de um aumento de 20,6%.
Na mesma linha segue o mercado de farmacêutico, tendo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) em seu guia 2020 projetado que nos próximos quatro anos a tendência é de que o Brasil assuma a quinta posição do ranking mundial da indústria farmacêutica, liderado, atualmente, pelos Estados Unidos.
Segundo o guia da Interfarma, o mercado farmacêutico brasileiro, que engloba as vendas de todos os laboratórios instalados no Brasil, ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões em 2019, chegando a R$ 102,8 bilhões. O valor representa um crescimento de 11,4% em comparação ao ano anterior.
Deve ter-se em mente a finalidade empresarial da Argo Menthor, em que não se pode desprezar a necessidade de lucros comerciais não só para a satisfação de seus investidores como, também para reinvestimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
Neste sentido, poderá oportunamente a diretoria, optar até mesmo por um programa de subsídio ou de acesso facilitado a fórmula e produtos medicamentosos dela decorrentes a comunidades mais carentes ou países ainda pouco desenvolvidos. 
Todavia, negar à empresa a possibilidade de ter acesso a lucros significativos e mesmo a mercados não explorados é contrariar o propósito de existência da companhia Argo Menthor, algo que os acionistas não permitirão.
Ao elaborar a sua defesa, a equipe utilizou alguma das fontes oferecidas pelo ARGo? Detalhar.
	· http://saudebusiness.com/noticias/medicamentos-inovadores-como-reduzir-os-custos-de-pd/
· http://www.apifarma.pt/salaimprensa/Infografias/Documents/Quanto custa desenvolver um medicamento.pdf/
· https://www.euromonitor.com/
· https://www.interfarma.org.br/

Outros materiais