Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ATIVIDADE A4-UNIDADE 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

· 
	
“No caso de Web sites, o conteúdo pode ser: tópicos ou assuntos; páginas de conteúdo do próprio Web site; produtos de um catálogo; navegação ou páginas de índice; pequenas seções do Web site que tenhamos confiança de que deveriam estar juntas. Já no caso de aplicações, devemos buscar tarefas e funções: itens de menu da aplicação; funcionalidades-chave da aplicação; passos em um processo; tarefas-chave.”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 161-162.
Considere as afirmações abaixo sobre a utilização de músicas como forma de interação. Depois, assinale a alternativa com apenas as afirmativas corretas.
I. Pessoas com deficiência auditiva teriam dificuldade em interagir.
II. Músicas permitem a criação de hierarquia que facilita a navegação.
III. A interação por meio de músicas possibilita ao usuário uma maneira cognitivamente viável, independentemente de acessibilidade.
IV. Deficientes visuais podem utilizar músicas e sons para navegação.
V. Sons simples, ao contrário de músicas, permitem a construção de estruturas hierárquicas.
		Resposta Selecionada:
	 
I, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  Músicas não são uma forma simples de permitir navegação, além de dificultarem a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva, eles não podem gerar uma estrutura hierárquica ou simbólica de hiperlinks. Sons podem ser utilizados para direcionar a navegação de deficientes visuais, mas, ainda assim, dentro de uma estrutura hierárquica.
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Com relação à percepção de luminância, que, grosso modo, é a nossa capacidade de perceber padrões de tons de cinza, aprendemos que o contraste ideal para texto deve respeitar uma razão de 10:1 entre claro e escuro.”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 52.
Que tipo de camadas de cor pessoas com a visão normal não conseguem ver com um bom contraste?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Amarelo no ciano.
	Resposta Correta:
	 
Amarelo no ciano.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Amarelo no ciano gera uma relação de contraste muito fraca. Claro com claro em 1:1. Qualquer relação de contraste muito fraca torna difícil a visualização de informações de cores, tanto em papel quanto em telas.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Para promover a eficiência, deve-se fornecer atalhos e aceleradores. À medida que a frequência de uso aumenta, aumenta também a vontade dos usuários de reduzir o número de interações e acelerar o passo da interação. Teclas de atalho e comandos ocultos são bastante úteis, e não prejudicam a interação dos usuários novatos. Exemplos de aceleradores são teclas de atalho para itens de menu (e.g., Ctrl+S para salvar) e acionamento de botões de comando em barras de ferramentas (e.g., botão para imprimir o documento atual utilizando a configuração default). Caso haja sequências de operações frequentes, o designer também pode fornecer meios mais sofisticados, como gravação de macro ou programação por demonstração.”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 271-272.
Que tipo de usuário se beneficiaria mais com o uso de atalhos de teclado?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Usuário experiente.
	Resposta Correta:
	 
Usuário experiente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Um usuário experiente já sabe como realizar tarefas básicas e repetitivas, por isso prover para ele formas mais rápidas para otimizar essas ações tende a beneficiar o uso que ele faz do sistema. Não prover essas possibilidades pode, até mesmo, gerar frustração nesse tipo de usuário.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A função de alerta é usada para comunicar uma mensagem importante e geralmente sensível ao tempo para o usuário. Quando essa função é adicionada a um elemento, o navegador envia um evento de alerta acessível para produtos de tecnologia assistencial que podem, então, notificar o usuário sobre isso. A função de alerta é mais útil para informações que exigem a atenção imediata do usuário.”
MOZILLA. Using the alert role. 2019. Disponível em: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/Accessibility/ARIA/ARIA_Techniques/Using_the_alert_role. Acesso em: 8 ago. 2019.
Em um projeto de acessibilidade em IHC, mensagens visuais de alerta, em vez de som ajudariam uma pessoa _________. Assinale a alternativa que complete corretamente o espaço em branco.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Surda.
	Resposta Correta:
	 
Surda.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Ao se deparar com usuário surdos, devemos tomar cuidado com a utilização de alertas sonoros. O ideal é que todo som venha acompanhado de um alerta visual ou textual.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os acessos ubíquos são pontos de início de conversas dirigidas por objetivos e, em geral, devem estar disponíveis em qualquer momento da interação, desde que respeitadas suas precondições. [...] A interface é composta de diferentes unidades de apresentação. Em uma interface gráfica, uma unidade de apresentação é uma tela ou janela. Já em interfaces Web, é uma página. Embora não haja necessariamente um mapeamento direto entre cena e unidade de apresentação, essa estratégia é bastante comum.”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 251-252.
Qual requisito do usuário define como um usuário encontra seu caminho em torno de um sistema de informação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Navegação.
	Resposta Correta:
	 
Navegação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A navegação é o aspecto que define quais os caminhos que o usuário poderá seguir. É ela que permitirá a continuidade do uso do sistema, a dinâmica de troca de telas e as possibilidades de saídas e entradas. Sem um bom projeto de navegação, o sistema pode se tornar complicado de ser utilizado ou até mesmo inviável.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Ao utilizar cores para transmitir alguma informação através da interface, é necessário utilizar dicas secundárias claras para transmitir a mesma informação àqueles que não conseguem distinguir as cores utilizadas.”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador . Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 277.
Qual é a principal limitação com acessibilidade em cores para IHC?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Daltonismo.
	Resposta Correta:
	 
Daltonismo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O daltonismo afeta aproximadamente 10% da população. Essa particularidade não deixa que as pessoas enxerguem determinadas cores, o que pode afetar muito um sistema que utiliza cores como recurso de troca de mensagens.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	“Embora o fator de conveniência dos atalhos seja apreciado, um aspecto importante de sua utilidade é a acessibilidade. É um aspecto crucial da história em torno dos atalhos, porque, embora todos gostem de um pouco de economia de tempo, esses fluxos de trabalho também têm o potencial de facilitar a acessibilidade. Em um contexto de acessibilidade, os atalhos podem ser salva-vidas em termos de redução de carga cognitiva, deslizamento excessivo e escutas, além de outros pontos comuns de atrito frequentemente encontrados por usuários com deficiência.”
AQUINO, S. Why shortcuts matter for accessibility. 2018. Disponível em: https://www.macstories.net/stories/why-shortcuts-matter-for-accessibility. Acesso em: 8 ago. 2019.
Atalhos de acessibilidade podem ser fornecidos em sites para:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aprender a usar o sistema dentro das regras de interação.
	Resposta Correta:
	 
Alterar a cor e o tamanho do texto e do plano de fundo.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A grande maioria dos sistemas é desenvolvida visando o público dito ‘normal’, sem limitações. No entanto eles sempre serão utilizados em algum momento por pessoas que necessitam de opções de acessibilidade.
Página12