Buscar

Atividade de Aprendizagem - TFS Terapia Familiar Sistemica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de Aprendizagem - Terapia Familiar Sistêmica
Questão 1
“O conceito de “luto” está naturalmente associado ao processo posterior à morte de um ente querido. No entanto, quando estamos perante o término de uma relação amorosa ou a perda de um membro do nosso corpo após um acidente ou após uma cirurgia, ou quando perdemos um animal de estimação, estamos igualmente a falar de luto, ou seja, todas estas situações são exemplos de perdas pelo que o indivíduo passa ao longo da sua vida e que, obviamente, necessita de tempo para ultrapassar esta fase mas, apesar das diversas situações de luto, tendemos a nos cingirmos apenas ao luto associado à morte.
A definição de “Processo de Luto” é bastante complexa na medida em que cada pessoa o vivencia de forma diferente, mediante as culturas, o meio em que está inserida e o próprio contexto da perda também influencia a forma como a pessoa vai encarar o luto.”
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das fases do luto:
 
COLUNA A
COLUNA B
I. Entorpecimento.
1. Após a passagem do primeiro ano de luto, reconhecimento da perda imutável, nada vale a pena na vida, apatia, às vezes depressão, e afastamento social.
II. Anseio e protesto.
2. Depressão e desespero, misturados com sentimentos positivos, aceitação de mudanças na vida, e novos relacionamentos sociais, ainda instáveis.
III. Desespero.
3. Desenvolvimento da consciência da perda, anseio por reencontrar a pessoa morta, sensação da presença da pessoa que morreu, crises de raiva, contra si mesmo, culpa, e crises de raiva contra outras pessoas, ou contra o morto.
IV. Recuperação restituição.
4. Duração de poucas horas ou dias, descrença, negação, às vezes permeada por crises de raiva.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Escolha uma:
a.
I - 3, II - 4, III - 2, IV - 1.
b.
I - 4, II - 2, III - 3, IV - 1.
c.
I - 4, II - 3, III - 2, IV - 1.
d.
I - 4, II - 3, III - 1 , IV - 2. Correto
e.
I - 1, II - 2, III - 3 , IV - 4.
Questão 2
A visão sistêmica contribuiu para o estudo das doenças e do adoecer ao enfocar o papel da intersubjetividade e das relações familiares e sociais neste processo. Na perspectiva sistêmica buscamos entender a doença como se esta fosse um novo membro da família, com uma “personalidade” e uma vida que tem seu surgimento, suas fases, seu curso ao longo de sua vida e suas demandas para seu sistema. Uma doença pode ter um início agudo, como um AVC, infarto ou acidente ou um início gradual e progressivo como o diabetes e as doenças degenerativas. Doenças com um início gradual e progressivo, como o diabetes, as doenças neurodegenerativas e as demências, tem uma instalação lenta e gradual. Não exigem tanto do sistema no começo, mas ao mesmo tempo este pode demorar muito para perceber sua presença, perdendo tempo precioso na mobilização contra seu novo membro.
Dado o exposto, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
As doenças de curso progressivo, como a maioria dos cânceres, a doença de Alzheimer, o diabetes juvenil, a artrite reumatoide e enfisema pulmonar, costumam ter uma evolução que cresce em sua severidade. Este novo membro obriga o sistema a conviver dia a dia com ____________, ____________ e ____________ crescentes, exigindo alterações nos papéis e comportamentos por parte dos seus componentes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
doença/ incapacidades/ dependências.
b.
doença/ incapacidades/ incômodo.
c.
sintomas/ limitações/ dependências.
d.
doença/ limitações/ incômodo.
e.
sintomas/ incapacidades/ dependências. Correto
Questão 3
Júlia, 33 anos é casada com Pedro, 32 anos. São pais de Miguel, 4 anos e Júlia está grávida de 7 meses de uma menina que se chamará Manuela. Pedro é o único que trabalha, pois decidiram que seria melhor se Júlia ficasse em casa com as crianças. Pedro começou a sentir dores no estômago e ao procurar um médico, após fazer muitos exames descobriu que tem um câncer em estágio avançado, necessitando de muitos cuidados e procedimentos hospitalares. Dessa forma, toda a família do casal se organizou para ajudá-los nos cuidados com Miguel e para acompanhar Pedro ao hospital. Pedro relata constantemente o medo de morrer e não conseguir acompanhar o crescimento dos filhos. O pai de Pedro, tem ido visitá-lo raramente, relata que não quer acompanhar o sofrimento do filho tão jovem.
 Dentro desse contexto, avalie as afirmativas:
I. Todo esse processo da descoberta da doença e seu tratamento é um processo ambivalente que traz angústias e ansiedades a todos.
II. A doença de Pedro está na fase terminal, a inexorabilidade da morte se torna concreta e pode dominar a vida familiar. E depois da morte, temos os períodos de luto e resolução da perda.
III. O pai de Pedro está em um momento defensivo de afastamento como se acreditasse no dito popular: “o que os olhos não veem, o coração não sente”.
IV. Essa atitude do pai de Pedro é inadmissível, pois a família necessita de toda a ajuda nesse momento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. Correto
c.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Continue navegando