Buscar

AV2 METODOLOGIA

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
Leia o trecho e analise as asserções a seguir.
A base teórica dos Parâmetros Curriculares Nacionais parte das reflexões acerca da linguagem e participação social, passa pela preocupação com a linguagem como atividade discursiva e textualidade, numa perspectiva de interação verbal dos interlocutores considerada em situação concreta de produção.
PORQUE 
considera que aprendizado inicial da leitura vem determinado por estratégias de leitura diária, leitura colaborativa, projetos de leitura, atividades sequenciadas de leitura, atividades permanentes de leitura e leituras feitas pelo professor. E na prática de produção de textos, o trabalho tem a finalidade de formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes.
Acerca das asserções, assinale a alternativa correta.
1. 
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
2. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
3. 
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
4. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. (resposta correta)
5. 
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
2. Pergunta 2
(ENADE-2008 - adaptada) Antes de compreender o que significam as inovações tecnológicas, temos de refletir sobre o que são velhas e novas tecnologias. O atributo do velho ou do novo não está no produto, no artefato em si mesmo, ou na cronologia das invenções, mas depende da significação do humano, do uso que fazemos dele.
Juliane Corrêa. Novas tecnologias da informação e da comunicação; novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: Carla VianaCoscarelli (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 44 (com adaptações).
Relacionando as ideias do fragmento de texto acima à formação e à ação do professor em sala de aula, conclui-se que:
1. 
O acervo impresso das bibliotecas escolares deve ser substituído por acervos digitais, de maior circulação e funcionalidade.
2. 
As inovações tecnológicas no campo do ensino-aprendizagem não garantem inovações pedagógicas. (resposta correta)
3. 
A chegada das inovações tecnológicas à escola torna obsoletos os saberes acumulados pelo professor.
4. 
Os novos modos de ler e escrever no computador devem ser transpostos para a modalidade escrita da língua no espaço escolar.
5. 
A inclusão digital é assegurada quando as escolas são equipadas com computadores e acesso à Internet.
3. Pergunta 3
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, p.41), ressaltam que “o ensino de língua portuguesa deve “valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos”. Assim, o ensino desse eixo da língua portuguesa deve levar em conta que:
I. O percurso da aprendizagem da leitura deve considerar a fluência.
II. Valorizar a leitura não se resume a pedir aos alunos que leiam um texto.
III. A aquisição dessa habilidade se dá de forma natural.
IV. O domínio da leitura exige ensino e aprendizagem.
1. 
As opções II e III são falsas. 
2. 
As opções Verdadeiras são I e IV.
3. 
A única opção verdadeira é a I.
4. 
A opção III é a única falsa. (resposta correta)
5. 
As opções verdadeiras são II e IV.
4. Pergunta 4
De acordo com Resenha (2008, p. 164-166) O decreto real de Marquês de Pombal, de 1757, “impõe definitivamente o uso do português em todo território brasileiro”. Sendo assim, podemos verificar que o exercício de uma política unitária de imposição da língua portuguesa representou (ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE NÃO SE RELACIONA A ESSA QUESTÃO):
1. 
Que afirmar uma nação, com uma identidade própria é também afirmá-la linguisticamente plural e heterogênea. (resposta correta)
2. 
Para a metrópole portuguesa, a possibilidade de domesticação e absorção das diferenças de povos e culturas indígenas que se encontravam fora dos parâmetros do que se entendia como civilização na época.
3. 
Para a Coroa, contudo, o emprego do português como língua da unidade colonial representava mais do que uma regulação jurídica que enquadrava no mesmo cabedal jurídico todos os súditos do rei: representava a imposição de uma memória comum a todos os falantes. 
4. 
Não se tratar mais, apenas, de conceber as línguas como representação, mas sim como fonte de comunicação e de estabelecimento de laços sociais.
5. 
Para a igreja, essa ideia era bem-vinda, já que facilitava o processo de implantação do Cristianismo no Novo Mundo, mas com a diferença que, para ela, a língua geral dos nativos era a mais apropriada aos seus propósitos.
5. Pergunta 5
Em relação à importância dos gêneros textuais na construção social da leitura e da escrita, bem como sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, analise as afirmações e identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F). Em seguida, identifique a alternativa que apresenta a sequência correta.
1.(  ) O professor não deve se preocupar em elaborar sequências didáticas para a aprendizagem dos gêneros, pois cada gênero é diferente e os alunos deverão habituar-se a trabalhar com os mesmos, em situações cotidianas.
2.(  ) O gênero será objeto de estudo quando houver uma proposta de uma análise das estruturas gramaticais que contribuem para a elaboração do texto, garantindo o processo de análise linguística.  
3.(  ) É importante definir as competências e as habilidades que se quer traçar ao ensinar o gênero, como as de expor, narrar, relatar, comparar.
4.(  ) Um processo eficiente de ensino–aprendizagem deve tomar como ponto de partida a noção de que cada situação comunicativa demanda um determinado tipo de escrita, ou seja, para cada evento, usamos um gênero discursivo diferente.
5.(  ) Ler textos de gêneros variados, de modo a reagir diante deles e, com atitude crítica, se apropriar desses textos para participar da vida social e resolver problemas.
A sequência correta está na alternativa:
1. 
1 – V; 2 – V; 3 – F; 4 – F; 5 - F
2. 
1 – F; 2 – F; 3 – F; 4 – F; 5 – F
3. 
1 – V; 2 – V; 3 – V; 4 – V; 5 – V
4. 
1 – F; 2 – F; 3 - V; 4 - V; 5 – V (resposta correta)
5. 
1 – F; 2 – F; 3 – F; 4 – V; 5 – V
6. Pergunta 6
Leia o texto abaixo:
Questão 5 (2)_v1.png
A comunicação é uma das principais funções da língua. Os homens, através dela, se desenvolvem, argumentam, perguntam, ensinam e instruem outros. A língua faz parte da nossa identidade e da nossa cultura, e está presente nas experiências do nosso cotidiano. Por isso, a partir da leitura do texto, podemos afirmar que a língua é: 
1. 
Um sistema estático, uniforme, de códigos para facilitar a comunicação entre os sujeitos. 
2. 
Um sistema uniforme que se transforma com o tempo e se adequa ao contexto comunicativo. 
3. 
Um sistema linguístico heterogêneo, constituído de regras variáveis que atuam em diversos níveis linguísticos – fonológico, morfológico, sintático, lexical e discursivo – para se adequar a situação comunicativa. (resposta correta)
4. 
Um sistema padrão que possibilita a comunicação entre os indivíduos de baixa escolaridade. 
5. 
Um sistema linguístico homogêneo e constituído de regras invariáveis, apenas.
7. Pergunta 7
Segundo a BNCC (2017), a escola deve proporcionar um ensino pautado por competências e habilidades. Sobre o ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, espera-se que o educando desenvolva diversas habilidades no campo da linguagem. Em relação a essas habilidades, atribua (V), para o que for verdadeiro, e (F), para o que for falso.
(  ) Usar diferentes registros, sabendo adequá-los a situações distintas.
(  ) Conhecer as variedades linguísticas, mas não respeitá-las.
(  ) Capacidade de interpretação e inferência.
(  ) Valorização da leitura como fonte de informação e conhecimento.
(  ) Conhecer as possibilidades de uso da linguagem, bem comoa capacidade de análise crítica daquilo que tem acesso. 
A sequência CORRETA para as afirmações acima é:
1. 
V, F, V, F, F.
2. 
V, F, V, F, V.
3. 
F, F, V, F, V.
4. 
V, F, V, V, V. (resposta correta)
5. 
V, F, V, V, F.
8. Pergunta 8
Ainda que tenha um forte apelo à memória, a aprendizagem da ortografia não é um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para qual a intervenção pedagógica tem muito a contribuir. Sobre o ensino da ortografia, assinale a alternativa CORRETA:  
1. 
Não abordar em sala de aula os casos irregulares, visto que os alunos aprendem intuitivamente. 
2. 
A aprendizagem ortográfica precisa ocorrer de forma descontextualizada. 
3. 
Privilégio do que é regular, permitindo que, por meio da manipulação de um conjunto de palavras, o aluno possa inferir as regularidades que caracterizam o emprego de determinada letra. (resposta correta)
4. 
A prática do dicionário para o ensino da ortografia não é relevante, pois a consulta e verificação de um vocábulo no dicionário acaba sendo uma “perca de tempo”. 
5. 
Predomínio das regras irregulares qual o aluno não consiga realizar inferências. 
9. Pergunta 9
“Um bom texto é mais do que uma sequência de frases bem escritas”. Diante dessa afirmação, um bom texto deve apresentar, EXCETO:
1. 
Frases curtas. (resposta correta)
2. 
Clareza.
3. 
Adequação ao conteúdo.
4. 
Coesão.
5. 
Coerência.
10. Pergunta 10
Sobre o ensino de gramática na disciplina Língua Portuguesa, na atualidade, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - O ensino da gramática, na atualidade, deve estar primordialmente vinculado ao bem falar e ao bem escrever, o que justifica privilegiar, na escola, uma abordagem metalinguística da gramática.
II - A proposta de ensino operacional e reflexivo da linguagem tem como foco o trabalho com a gramática sob uma perspectiva teórica, classificatória e normativa/prescritiva.
III - O trabalho de análise linguística, que se articula à leitura/escuta e produção textual, relaciona-se, sobretudo, a uma abordagem epilinguística da gramática.
Pode-se afirmar que:
1. 
Nenhuma afirmativa está correta.
2. 
Apenas a afirmativa III está correta. (resposta correta)
3. 
Apenas a afirmativa I está correta.
4. 
As afirmativas I e II estão corretas.
5. 
Todas as afirmativas estão corretas.

Continue navegando