Buscar

prova mediação, conciliação e arbitragem


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Conselho Nacional de Justiça institui o Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais (anexo III da Resolução n.º 125 do CNJ), norteado por princípios que formam a consciência dos terceiros facilitadores, como profissionais, e representam imperativos de sua conduta. Com relação aos os princípios fundamentais que regem a atuação de conciliadores e mediadores judiciais, assinale a alternativa CORRETA:
Oralidade, celeridade, primazia da realidade, respeito à ordem pública e às leis vigentes.
Oralidade, informalidade, imparcialidade, celeridade e economia processual.
Confidencialidade, competência, imparcialidade, independência e autonomia, respeito à ordem pública e às leis vigentes.  
Confidencialidade, informalidade, economia processual e neutralidade.
Sobre o mecanismo escolhido quando as partes não resolveram de modo amigável a questão e permitem que um terceiro, especialista, decida a controvérsia, que tem força de sentença judicial, assinale a alternativa CORRETA:
Mediação.
Conciliação.
Arbitragem.  
Transação.
Acerca do mecanismo escolhido quando as partes conflitantes, que já possuem vínculo anterior, escolhem um terceiro imparcial para auxiliar no restabelecimento de diálogo, de modo a que as partes possam encontrar, por si mesmos, soluções consensuais, assinale a alternativa CORRETA:
Conciliação.
Arbitragem.
Mediação.  
Judicialização.
Parte superior do formulário
A conciliação busca a solução de conflitos através da intervenção de terceiros que mediam os interesses conflitantes entre as partes envolvidas. Através da conciliação é estabelecido um contrato entre as partes para solucionar o conflito. O estabelecimento do contrato é uma forma de identificar o sucesso da conciliação, pois demonstra um consenso entre as partes. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A conciliação parte do pressuposto de que não há necessidade da intervenção de outras pessoas para a resolução de controvérsias.
( ) O conciliador é a figura que, ao participar da conciliação, dará sugestões e opiniões sobre questões que envolvem o conflito.
( ) A conciliação poderá ocorrer de duas formas: no âmbito de um processo judicial ou de forma extrajudicial.
( ) A conciliação é uma técnica criada na contemporaneidade como tentativa de reduzir o número de processos que chegam ao Poder Judiciário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - V - V - V.
V - V - F - F.
F - F - V - F.
F - V - V - F.  
Parte inferior do formulário
Sobre o mecanismo escolhido quando as partes conflitantes não possuem vínculo anterior, como no caso de um acidente de trânsito, escolhem um terceiro imparcial para auxiliar no restabelecimento de diálogo e venha a sugerir soluções ao conflito, assinale a alternativa CORRETA:
Arbitragem.
Mediação.
Judicialização.
Conciliação.  
A mediação é um método de resolução de conflitos no qual um terceiro imparcial auxilia as partes envolvidas no litígio a encontrarem uma possível solução, a tratarem os aspectos que levaram ao surgimento daquela situação conflitiva por intermédio do diálogo entre elas, mas mantendo a imparcialidade, sem sugerir formas de acordo. A respeito da definição de mediação escolar, analise as afirmativas a seguir:
I- Consiste no processo no qual se insere a figura de um mediador com a finalidade de punir o responsável por um conflito originado de um ato delituoso na escola.
II- A mediação escolar busca a resolução de conflitos gerados no ambiente escolar ou não, desde que envolvendo membros da escola.
III- Consiste em uma forma completa de acompanhamento do aluno dentro do processo educacional, não somente no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, mas a sua conduta e higidez mental.
IV- Consiste no atendimento da reclamação de alguma das partes envolvidas em conflito dentro do ambiente escolar, utilizando técnicas da mediação jurisdicional e do processo penal.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
Somente a afirmativa III está correta.  
Na maioria das vezes, os processos de mediação familiar começam quando já existem ações em andamento nas varas de família, nas quais o juiz, as partes e seus advogados sugerem sessão de mediação, para que possibilite a pacificação dos litígios, sendo, assim, com concordância das partes, encaminhados ao CEJUSC. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Só é possível resolver conflitos familiares através do âmbito judicial.
II- A mediação permite atuar no nascedouro do conflito, identificando-o e trabalhando na sua desconstrução.
III- O papel do mediador é provocar e estimular as partes, na tentativa de identificar os interesses de cada um dos envolvidos até que se encontre uma solução para isso.
IV- Os mediadores aptos para realizar sessões de mediação são capacitados através de programas dos Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento em Mediação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jus.com.br/artigos/40067/a-importancia-da-mediacao-nas-varas-de-familia. Acesso em: 8 ago. 2020.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.  
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I e IV estão corretas.
A mediação familiar procura atender conflitos familiares em geral, de maneira mais acessível e menos burocrática; preservar o interesse dos filhos com a facilitação da comunicação entre os pais em vias de dissolução do vínculo ou sociedade conjugal; e, por fim, diminuir os conflitos advindos do fim do casamento. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O Código de Processo Civil de 2015 fortaleceu o instituto da mediação familiar.
II- O requerimento de habilitação para o casamento será armado por ambos os nubentes, de próprio punho, ou, a seu pedido, por procurador.
III- A Lei de Mediação não prevê a possibilidade de realização no CEJUSC, apenas nas Varas de Família.
IV- O mediador é considerado um terceiro imparcial.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I, II e IV estão corretas.  
As afirmativas III e IV estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
De acordo o artigo 166 do Código de Processo Civil, a conciliação e a mediação devem ser orientadas e informadas por alguns princípios. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes princípios:
Oralidade, imparcialidade, economia processual.
Independência, imparcialidade, autonomia da vontade.  
Informalidade, decisão informada, neutralidade e celeridade.
Confidencialidade, oralidade, manifestação da vontade.
"A mediação comunitária tem por objetivo promover a democratização do acesso à justiça, restituindo ao cidadão e à comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira participativa, autônoma e emancipatória" (FOLEY, 2009, p. 5). Acerca da mediação comunitária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A mediação comunitária resulta da articulação de três atividades que a fundamentam - a educação para os direitos, a mediação como procedimento e a animação de redes.
( ) A prática da mediação comunitária encontra-se alicerçada na atuação social, comunitária, por intermédio de mediadores comunitários, os quais realizaram curso para preparação, a fim de atuarem em comunidade como agentes de transformação social e humanitária, transformadores de uma realidade conflitiva.
( ) Um dos exemplos que pode-se levar à realização do projeto de justiça comunitária implementado pelo Conselho Nacional de Justiça é a necessidade de tratamento de conflitos devido à escassez de processo neste âmbito do Poder Judiciário e assim pode-se realizar estes estudos junto à comunidade.
( ) A mediação é um processo voluntário, no qual um terceiro imparcial e sem qualquer poder de aconselhamento ou decisão, facilita a comunicação entre as pessoas em conflito, para que elas decidam juntas o seu melhor desfecho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:FONTE: FOLEY, G. F. Mediação Comunitária: uma mediação na, para e pela comunidade. 2009. Disponível em: https://www.institutoelo.org.br/site/les/arquivos/ b3be7bc8eaf5d209bc01d3f4ea3f8bd4.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.
V - V - F - V.  resposta correta
F - V - F - V.
F - V - V - F.  
V - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina