Buscar

A1- MATRIZES DO PENSAMENTO SOCIOLOGICO

Prévia do material em texto

CURSO: Bacharelado em Serviço Social
DISCENTE: Alanna Mércia de França Vidal
DISCIPLINA: Matrizes Clássicas do Pensamento Sociológico.
TURMA: 2020.2
Limoeiro do Norte, 26 de fevereiro de 2021
A priori, o Alemão Karl Marx, nasceu em 5 de maio de 1818 em Tréveris, uma pequena cidade da Renânia, que vivia sob domínio da Prússia, reino da Alemanha. Isso quer dizer que, em termos gerais, Marx tinha nacionalidade alemã, por mais que fosse renegar sua pátria no futuro e passasse a viver grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido. Sua importância está em sua contribuição para a sociologia e para a História, ao criar conceitos como "materialismo histórico", "mais-valia", "luta de classe" e reformular o conceito de classe social sob uma perspectiva nova, onde a classe social do indivíduo era definida não apenas pela sua localização no processo produtivo, mas também quando este alcançasse a consciência de que fazia parte de uma classe. Assim, acabou por elaborar novas teorias a respeito de introdução de mudanças na sociedade a partir da classe explorada, o que, em sentido amplo, deu margem para a criação do Direito do Trabalho em praticamente todos os países do mundo pela burguesia, a fim de fazer frente aos ideais revolucionários marxistas. Marx também trouxe para a pauta das discussões intelectuais questões relativas ao "Poder" exercido pela classe dominante através de "aparatos ideológicos", que seriam uma espécie de "inversão do real", utilizado pela burguesia para manter o controle sobre o resto da sociedade. Em suma, Karl Marx foi o criador de uma doutrina social que serviu de base para a construção de Estados socialistas durante o século XX, como a URSS, China, Cuba, Iugoslávia, Coréia do Norte, Camboja, e outros...
A posteriori, Max Weber foi um dos mais importantes cientistas sociais e juntamente com Marx deram início a sociologia moderna. Na principal obra de Weber “A ética Protestante e o espirito do capitalismo”, ele diferencia seus estudos, pois, prefere analisar como a economia era influenciada por outros aspectos da sociedade, principalmente pela religião. Weber foi um sociólogo muito importante para as Ciências Sociais. Ele foi o criador da teoria da Ação Social, o método weberiano se baseia nos conceitos de ação social e compreensão. Para Weber, uma ação social é todo o comportamento humano cujo sentido é dado pelo sujeito ou sujeitos da ação de forma subjetiva. Com relação aos tipos de ação, podem ser: tradicional, que quando executada leva em consideração a tradição; afetiva, que se faz com sentimento; ação racional com respeito a valores, quando se age por valores socialmente compartilhados; e ação racional com respeito a fins, quando se age pôr um fim, como para adquirir algo.
Portanto, a sociologia a qual estudamos hoje, foi constituída (academicamente falando enquanto disciplina) por Weber e Marx.

Continue navegando