Buscar

Governança de TI - Diferença entre Gestão e Governança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A diferença entre Governança e Gestão de TI
A Governança de TI funciona como um mecanismo de proteção ao negócio. Suas principais funções são avaliar e direcionar.
Por outro lado, a Gestão de TI é responsável por planejar, executar e monitorar atividades que ajudem a conquistar os objetivos da Governança. Ela está diretamente ligada ao cotidiano da tecnologia da informação
Assim como a Governança, a Gestão é feita por toda a equipe de TI. No entanto, enquanto a Governança é responsabilidade dos executivos ou do conselho executivo, a Gestão é responsabilidade dos gestores.
O papel da Gestão de TI
O papel da Gestão de TI
A Gestão de TI tem o objetivo de gerar valor para um negócio pelo uso da tecnologia. Ela consiste num conjunto de atividades, projetos e metodologias com o papel de alinhar a TI de uma empresa a seu planejamento e estratégia. Entre suas atribuições estão:
Manter o desempenho de serviços;
Promover a transformação digital;
Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços;
Fazer a gestão da equipe de TI.
Na prática, o profissional da Gestão de TI diagnostica disfunções no sistema, soluciona problemas de rede e acompanha o gerenciamento de bancos de dados. Assim, para trabalhar na gestão estratégica da informação, das tecnologias e dos processos, o Gestor de TI pode atuar em diversas funções, de acordo com o tamanho da empresa.
O papel da Governança de TI
O papel da Governança de TI
A Governança de TI é um conjunto de práticas que podem alinhar todos os recursos, como softwares e sistemas com os objetivos e as diretrizes da empresa. Ela garante que a TI está agindo de forma adequada e fazendo uma boa aplicação dos recursos organizacionais. Entre suas atribuições estão:
Direcionar os processos de TI;
Monitorar o cumprimento das regras estabelecidas.
A Governança combina as atividades que a área de tecnologia da informação desenvolve com as necessidades e objetivos estratégicos de uma organização, tornando a TI mais estratégica no negócio. É ela quem estabelece, por exemplo, o processo de requisição de novos sistemas, a política de segurança da empresa e o plano de continuidade do negócio.
O profissional de GTI
O profissional de GTI
Organização, planejamento, incentivo e monitoramento de projetos e recursos são apenas algumas dentre as muitas responsabilidades desse profissional.
A partir de um conjunto de habilidades analíticas e estratégicas, o especialista em Governança de TI é capaz de otimizar a performance da empresa, elaborar estratégias que possam proporcionar vantagens competitivas às ferramentas de TI implantadas e, assim, incrementar o seu valor.
Para quem quer incorporar habilidades de gestão aos conhecimentos técnicos, a Pós-Graduação em Governança de Tecnologia da Informação pode ser um excelente investimento para se destacar profissionalmente. Isso porque o curso oferece uma visão interdisciplinar que favorece a integração de conhecimentos entre as áreas tecnológica e corporativa.
 
Tags: Governança de TI
https://ead.catolica.edu.br/blog/diferenca-entre-governanca-ti-e-gestao-ti

Continue navegando