Buscar

Equilíbrio ácido-base - Veterinária

Prévia do material em texto

Equilíbrio ácido-base
O que são ácidos e bases? Ácidos são doadores de prótons, dentro de uma solução aquosa ela doa prótons para a solução. A base é o contrário, ela se liga aos prótons da solução. Esses prótons são o H+. 
· Equilíbrio acido-base
Quem promove esse equilibrio? Ação conjunta de vários tecidos: rins e pulmões. Também tem ação de proteínas produzidas no fígado e moléculas no fluido extracelular, intestino dependendo da alimentação (TGI).
Todos esses tecidos que participam da manutenção do pH fisiológico, chamam de tampão. Que é qualquer substância capaz de neutralizar o pH.
Três principais sistemas tampão: tampão químico do sangue (que é o tampão bicarbonato), sistema respiratório e sistema urinário. A gente tem uma quantidade de H+ que circula no sangue, e os sistemas trabalham em tempos diferentes. Em questões de segundos, o tampão bicarbonato/fosfato funciona. Em alguns minutos e horas é o sistema respiratório (pulmões) e em mais algumas horas tem o tamponamento intracelular, mas esse é menos significativo e depois em horas e dias, o sistema urinário. 
Sistema bicarbonato/ ácido carbônico
O bicarbonato tem [] de 24 mEq/L no sangue. Se a gente faz um exame de sangue tem que perto disso. Quando ele diminui demais, isso significa que está sendo consumido pra tamponar o pH, então ele tá sendo usado.
O fosfato tem 2 mEq/L no sangue.
· HCO3 -> bicarbonato
· H2CO3- ácido carbônico
O bicarbonato interage com o pH sanguíneo por meio da formação do ácido carbônico.
No metabolismo de todos os tecidos, eles liberam CO2. Esse Co2 circula no sangue e no sangue combina com a água, sofre ação da anidrase carbônica e forma o ácido carbônico. Esse ácido carbônico é super instável, e dissocia em H+ e HCO3-
O bicarbonato nada mais é que o resto da molécula do ácido carbônico quando ele dissocia. 
A presença de Co2 é regulado no pulmão, a presença de HCO3 é metabolismo
No pulmão então a gente tem a capacidade de ventilar em ritmos diferentes para eliminar mais ou menos Co2. Se entra em um estado de alcalose, ou seja, está com deficiência de H+, o Co2 vai ter que ser utilizado, naquela equação, para gerar mais H+ pro organismo. Então o Co2 vai ser usado, e se ele vai ser usado, não quer jogar fora, porq está precisando dele, então o animal fica em hipoventilação. 
Se tiver muito ácido, joga pro lado do Co2 tentando eliminar esse ácido, então vai eliminar mais co2 no ambiente, e estará em hiperventilação.
Já nos rins, eles possuem mecanismos de transporte nos túbulos renais, que são os de contratransporte, um troca de ions, que acontece entre bicarbonato e cloreto e entre potássio e hidrogênio. Então no túbulo renal, dentro é formação da urina, fora é o interstício que volta pro sangue. Ocorre a troca dos ions conforme a necessidade. O Cl e o K acabam se alterando no equiibrio acido-base. 
Como que dosa? No Hemogaso. Mede o ph do sangue, mede o Pco2, Po2, Hco3- e vários ions. Fornecer a temperatura do animal na hora da coleta do sangue. 
AG: 12-24 no cão, 13-27 no gato
A hemogaso pode colher sangue arterial, venoso periférico ou venoso misto (no coração). Usa uma seringa com heparina de lítio. 
· Distúrbios acido-basicos
Acidose e alcalose: qualquer situação em que tem acúmulo de ácidos ou bases. O pH estará normal porque o tampão compensou.
Acidemia e alcalemia: o pH está anormal. 
· Acidose metabólica
pH BAIXO, ou compensado, H+ ALTO, distúrbio primário BAIXO HCO3, porque o H tá alto e o bicarbonato vai ser consumido pra tentar neutralizar, resposta compensatória BAIXO PCO2, pulmão tenta eliminar CO2, aumentando a ventilação
causas: diarreias de intestino delgado porque o intestino é rico em Hco3 (parvo – acidose metabólica hipercloremica). Ou em produção de ácidos pelo metabolismo, como na acidose lática (atividade muscular) e cetoacidose diabética. Ou em diminuição da excreção de ácidos ( IR, ou hiperadrenocorticismo).
O que organismo faz para compensar? Hiperventila, porque se tem excesso de H+, joga a equação para esquerda. Isso forma muito CO2, e aí o organismo precisa jogar fora esse CO2 hiperventilando. Com isso o bicarbonato é consumido, tende a reduzir. 
· Alcalose metabólica
pH ALTO, H+ BAIXO, distúrbio primário ALTO HCO3, por excesso de base, resposta compensatória ALTO PCO2, então tem hipoventilação, para tentar poupar CO2 e conseguir mais H+
causas: perder muito ácido, como nos vômitos, diuréticos ou administração de alcalinizantes (nas reposições de bicarbonato), retorno da alimentação após jejum prolongado (redução da produção de ácido clorídrico), doses altas de penicilina.
É mais perigosa que a acidose. Se vc tá com falta de ácido, o rim segura o H e joga muito K fora. Isso causa uma fraqueza muscular, ocorre maior carga negativa intracelular, as proteínas acabam se ligando ao Ca, na falta do K, e causa tremor muscular.
Compensação respiratória: hioventilação, tentando segurar o Co2. Por conta disso, pela falta de ácido, segunda o Co2 na respiração pra jogar a equação pra direita, e aí o paciente pode fazer hipóxia.
· Acidose respiratória
pH BAIXO, H+ ALTO, por acúmulo de Co2, distúrbio primário ALTO PCO2, pulmão que deixa acumular CO2 de forma errada, resposta compensatória ALTO HCO3, organismo tentando tamponar
É hipercapnia primária – por hipoventilação alveolar, ocorre acúmulo de co2. A compensação é jogar a equação pra direita. Aí entra em acidose, porque o H fica em excesso. 
Compensação metabólica: aumento de HCO3 no organismo (por doação pela hemoglobina) e o consumo do bicarbonato. 
Causas: obstrução de vias aeres, depressão de centro respiratório, doenças neurológicas, famarcos, parada respiratória, doenças neuromusculares que impedem a expansão torácica, hérnica diafragmática, comprometimento do espaço pleural (pneumotórax, efusão pleural), doenças respiratórias.
· Alcalose respiratória
pH ALTO, H+ BAIXO, porque tá perdendo co2, distúrbio primário BAIXO PCO2, pulmão hiperventilando, resposta compensatória BAIXO HCO3, organismo quer eliminar H+, porq tem excesso de base.
É uma hipocapnia. Co2 tá baixo no sangue, porq o pulmão tá ventilando demais. Então é hiperventilação alveolar. O co2 cai, e a queda do Co2 vai jogar pra esquerda, tendo falta de H+ e o hco3 vai aumentar no sangue, pra tentar recuperar.
Compensação metabólica: não entendi os números
Causas: hipoxemia graves, doenças pulmonares que hiperventilam, ventilação mecânica excessiva, ativação de centros respiratórios (epilepsias), dor, ansiedade, medo.

Continue navegando