Buscar

portfolio 2 Semestre EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
NOME
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II
EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
TANGARÁ DA SERRA-MT
2017
NOME
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II
EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Pública da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Gestão Pública- 2º semestre
Prof. Equipe de Professores do 2ª Semestre de Gestão Pública. 
Tangará da Serra-MT
2017
1 INTRODUÇÃO 
Esse trabalho nos oportunizou compreender o diagnostico organizacional da Empresa Caixa Econômica Federal de Tangará da Serra- MT, o qual está subordinado diretamente ao Ministério da Fazenda. Integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Fazenda, e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Suas contas e operações estão sujeitas a exame e a julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU). Atua com mais ou menos 100 mil funcionários. 
Os principais produtos e serviços prestados pela Caixa Econômica Federal são:
Conta Caixa Fácil: destinado as pessoas que tem movimentação financeira de até dois mil reais. Consignação: destinada a pessoas que trabalha em empresa pública e privada, e que possui convenio para desconto de prestações de folha de pagamento. Cartão de Credito Pessoa Física: Com a parceirinha da VISA, MASTERCARD, a caixa oferece cartão de credito exclusivos. Consórcio Moto: Onde você pode escolher ou troca o carro ou a compra de um novo. Consórcio Imobiliário e Seguro Caixa Amparo.
A visão da CEF: é um futuro de referência mundial como banco público integrado, rentável, socialmente responsável, eficientes, ágil, com permanente capacidade de renovação e consolidará sua posição como banco da maioria da população brasileira. 
A missão da CEF: é atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do Brasil, porém, como instituição financeira, agente de políticas e parceira estratégica do Estado Brasileiro. 
Alguns dos valores da CEF são: Responsabilidade, Transparência, Comportamento ético, Legalidade, Consideração pelas partes interessadas, Direitos humanos, Gestão participativa, Normas Internacionais. 
A Caixa Econômica Federal foi criada em 12 de janeiro de 1861 pelo Imperador Dom Pedro II com o nome Caixa Econômica da Corte. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. Esta característica diferenciava a instituição de outras da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores. Deste modo, a Caixa rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sociais mais populares, incluindo os escravos, que podiam economizar para suas cartas de alforria. Assim, desde o início, a empresa estabeleceu seu foco no social. Porém os empréstimos sob penhor só foram possíveis no ano de 1934 quando o Presidente Getúlio Vargas ordenou que a mesma pudesse ser feita, aniquilando outras instituições particulares que cobravam juros altíssimos pelo mesmo serviço.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Direito Público 
Ao analisar se o serviço prestado pela caixa econômica federal atende a algum direito fundamental estatuído na Constituição federal, verificou-se que, a lei criadora da CEF a institui como empresa pública. Esta, por sua vez, se divide empresa pública que presta serviço público, nos termos do art. 37, da Constituição Federal, e empresa pública que intervém no domínio econômico, nos termos do art. 173, do mesmo diploma legal. 
Questão de árdua relevância é estabelecer em qual dos tipos de empresa pública a CEF enquadrar-se-ia, pois, ao mesmo tempo em que suas atividades têm caráter eminentemente social, como o de prestar serviços relacionados às atividades de fomento da cultura e do turismo, também têm caráter privado, como a prestação de serviços bancários de qualquer natureza.
Os funcionários da empresa pública em questão, denominados empregados públicos, são, portanto, admitidos mediante a aprovação em concurso público e provas ou provas e títulos, nos termos do art. 37, II, CF65, sendo irrelevante se a CEF estará atuando como prestadora de serviço público ou se intervindo no domínio econômico.
Acerca do quadro de pessoal da CEF, assim dispõe o art. 5º do estatuto da referida empresa: 
O pessoal da CEF será obrigatoriamente admitido mediante concurso público de provas ou de provas e títulos. 
§ 1º O regime legal do pessoal da CEF será o da Consolidação das Leis Trabalhistas. 
§ 2º Poderão eventualmente ser requisitados pela CEF servidores dos quadros do serviço público federal, das autarquias federais ou das empresas públicas e sociedades de economia mista, exclusivamente para o exercício de funções técnicas, mediante o ressarcimento, pela CEF, aos órgãos de origem ou entidades de origem, dos proventos globais a que fizerem jus os servidores requisitados.
	
2.2 Administração Pública 
	A Caixa Econômica Federal se encontra na administração pública indireta, as principais característica das empresas públicas é que a totalidade de seu capital social permanece ao governo.
 A CEF é constituída sob a forma de empresa pública. Tal asserção, todavia, não implica na ilação de que seu regime jurídico seja de natureza igualmente pública. Pois, estabelece a organização da Administração Federal que, será assegurado à empresa pública condição idêntica à assegurada ao setor privado. A CEF é, portanto, pessoa jurídica de direito privado.
No Brasil, desde 1961 a Caixa é responsável por operações de jogos lotéricos através da divisão de loterias. São 10 modalidades de jogos: Mega-Sena, Lotofácil, Loteca, Loteria Federal, Lotomania, Lotogol, Quina, Dupla Sena, Loteria Instantânea e a Timemania. As loterias arrecadaram mais ou menos um total de 5,1 bilhões de reais, sendo que, parte desses bilhões de reais são repassados para projetos sociais e instituições subordinadas ao Governo federal atuando na área de esportes, seguridade social, educação, cultura e segurança penitenciária.
Tem o seu patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. Todavia a fundação de fato seja um patrimônio, mesmo que descrita ao passo da empresa pública unipessoal, empresário é detentor do patrimônio.
Uma das particularidades da caixa é que, a cada concurso realizado vários prêmios não são reclamados por seus ganhadores tendo o prazo de 90 dias para retirada, após este período se torna prescrito. Com isto os valores são retidos na CEF e são destinados ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) promovendo a educação universitária no Brasil.
As loterias, administradas pela Caixa, são patrocinadoras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), Comitê Paralímpicos Brasileiro (CPB) e patrocinadora oficial da Delegação Paralímpicas Brasileira nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008. Além disso, também foi patrocinadora oficial dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e é das seleções de atletismo, das ginásticas artística e rítmica e de trampolim.
2. Licitação, contratos e terceirização
 
Os atos e contratos da CEF serão administrativos quando a empresa atuar como prestadora de serviço público. Assim, serão atacáveis mediante mandado de segurança quando ilegal ou abusivamente afrontarem direito líquido e certo de alguém, e, se lesivos aos interesses dessas sociedades, por ação popular. Ademais, neste caso, a CEF estará vinculada à obrigação de licitar. 
Quando, porém, a CEF atuar na qualidade de interventora do domínio econômico, seus atos e contratos serão regulados pelo direito privado, nos termos do art. 173, § 1º, II, CF, não cabendo, contra tais, mandado de segurança. Nestes casos, dispensa-se a obrigatoriedade de licitação, porque tal mister não seriaexequível em relação ao cumprimento dos atos negociais que a CEF realiza. Todavia, não se deve concluir que em todo e qualquer caso em que intervir no domínio econômico estará a empresa ora estudada isenta de licitar.
Portanto, conclui-se que, intervindo a CEF no domínio econômico, quando a compra ou contratação de serviço referir-se à sua atividade fim, prescindível a licitação; já quando referir-se a atividade-meio, imprescindível. Cumpre dizer que o art. 46, estatuto da CEF, prevê comitê específico que deliberará acerca de compras e contratações. 
Art. 46. O Comitê de Compras e Contratações é um órgão autônomo de caráter deliberativo, com a finalidade de opinar e decidir, nos limites de sua competência, sobre as compras e as contratações com dispensa ou inexigibilidade de licitação, nos termos da legislação específica, e opinar sobre a deflagração de processos licitatórios cuja alçada seja do Conselho Diretor.
Por fim, importante registrar que o art. 24, XXIII, lei n. 8.666/93, prevê a possibilidade de ser dispensada licitação quando a empresa pública contratar com suas subsidiárias e controladas, quando da aquisição de bens ou serviços e desde que o preço contratado seja o praticado no mercado.
Terceirização é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração para as empresas. Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing. Geralmente, ambos os conceitos estão intimamente ligados à subcontratação. 
Com a implantação do programa minha casa minha vida pelo governo federal, houve um acréscimo considerável de processos para financiamento de casas e apartamentos, este boom não foi acompanhado pelos recursos humanos e infraestrutura da caixa econômica federal. Sendo necessária a terceirização de determinados serviços para ampliar e agilizar a quantidade de processos analisados para os financiamentos imobiliários.
A necessidade da terceirização de serviços a falta de estrutura e funcionários, pela grande procura da população pelo sonho da casa própria, começou a tornar as agências um caos, com grandes filas e funcionários tendo que fazer hora extra para dar conta da grande quantidade de processos.
Na falta de funcionários, o presidente e diretores do banco tiverem que tomar uma atitude, terceirizar determinados serviços, como entrada de documentos, avaliação do valor venal de terrenos e casas, projetos e visitas a obras.
Atualmente a caixa econômica federal está utilizando empresas e corretores de imóveis, como forma de agilizar o processo de financiamento imobiliário, procurando trabalhar como parceiros na entrada dos processos, documentação, informações e desafogando a quantidade de pessoas nas agências.
Ficou a cargo das agências da caixa econômica federal o papel de solucionar problemas, dúvidas e assinatura de documentação, fazendo o processo se tornar mais eficiente. A descentralização possibilita por meio de um incentivo econômico que os processos sejam realizados rapidamente, deixando somente algumas etapas para as agências, tais como, a análise financeira e de engenharia da caixa. Claro que este tipo de modalidade gerou uma forma das imobiliárias e corretores de imóveis, ganharem dinheiro com financiamento imobiliário, fazendo a intermediação entre o cliente e a caixa do início até o fim do processo.
Como os processos de financiamento imobiliário aumentam cada vez mais, estão sendo contratados engenheiros como prestadores de serviços, que tem a função principal de acelerar os processos de avaliação de imóveis, construção, projetos, analise de cronogramas físicos e financeiros. Com isso, a caixa econômica federal conseguiu evitar a realização de concursos públicos, que são extremamente onerosos e demorados. Deste modo os profissionais começaram a ganhar por processos analisados e visitas realizadas nas obras em execução, criando assim um estímulo pela produtividade do profissional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Diante de todas as questões em análise, o trabalho abordou todas as solicitações da produção textual individual. O objetivo geral do trabalho foi diagnosticar a organização da Caixa Econômica Federal, essa produção de texto foi breve, pois a empresa abrange muito mais coisas que não foram citadas, mas foram abordadas as principais características da empresa, conforme o roteiro que nos foi solicitado, visando elaborar todas as partes que foram pedidas de forma com que todos possam entender claramente sobre o assunto abordado. 
O presente estudo visou explorar, sucintamente, o objetivo e importância da CEF no Estado e governo brasileiro, bem como a natureza jurídica da empresa em face do Direito Administrativo, ao que, quanto a este último intento, se pôde notar a dificuldade na identificação de certas características da empresa, vez que esta atua ora como prestadora de serviço público, ora como interventora no domínio econômico. Agindo a CEF como prestadora de serviço público, seus atos serão considerados administrativos, passíveis de controle de Legalidade pelo Judiciário; agindo como interventora do domínio econômico, seus atos serão equiparados aos particulares, e o controle jurisdicional limitar-se-á ao respeito à autonomia da vontade privada. O questionamento de toda a exposição foi: Em situações onde não se puder precisar com certeza se a atividade constitui-se como prestação de serviço ou como intervenção no domínio econômico, ou quando a atividade for um misto das duas questões, como proceder? Notou-se que tal dificuldade se dá, primeiro porque a finalidade de se classificar determinada instituição ou atividade em categorias previamente determinadas é meramente didática, vez que, na prática, uma referida instituição ou atividade pode tomar rumo completamente diverso do previsto quando da classificação. E segundo, porque a “importação do direito estrangeiro” quando da instituição e sistematização do direito administrativo brasileiro resultou em incompatibilidades práticas. Destaca-se, porém, que tal tarefa é de inestimada valia, tendo em vista a natureza dos serviços prestados pela CEF, sua razão de ser, de importância ímpar na concretização de políticas governamentais no que tange à aplicação e retenção de verbas. 
REFERÊNCIAS
 
Sobre a Caixa
<http://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/apresentacao/Paginas/default.aspx> Acesso em 02.12.2016.
Caixa chega à marca de 100 mil contratados
<http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Noticias/Noticia/Default.aspx?newsID=1426> Acesso em 03.12.2016.
Caixa Econômica Federal
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_Econ%C3%B4mica_Federal> Acesso em 03.12.2016.

Continue navegando