Buscar

Teoria da Burocracia - Exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria da Burocracia - Exercicio
1) As contribuições de Max Weber influenciaram grande parte do debate sobre as organizações burocráticas do século XXI e contribuíram de forma siginificativa para a administração. Em qual das alternativas  a seguir encontra-se o conceito de burocracia definido pelo alemão Max Weber?
A. Weber definia a burocracia como um aparato técnico-administrativo organizado por normas e atribuições específicas, para dirigir um sistema social denominado empresa.
Por que esta resposta é a correta?O renomado alemão Max Weber foi um pensador social, fundador e expoente da Teoria Sociológica clássica. A burocracia, então, poderia ser definida da seguinte forma: aparato técnico-administrativo, formado por profissionais especializados, selecionados segundo critérios racionais, que se encarregavam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.
2) Segundo Weber, a autoridade é o estado que permite o uso de certo poder. Para ser legitimada, necessita estar ligada a um estado ideal, a uma estrutura social e a um meio administrativo diferente. De acordo com Weber, existem três tipos de autoridade legítima: a autoridade tradicional, a carismática e racional e a legal ou burocrática. Em qual alternativa é possível visualizar o conceito de autoridade tradicional?
C. A autoridade tradicional é aquela baseada em tradições e que assenta uma ideia de tradição e de continuidade, encontrada e fundamentada na sucessão por meio das figuras dos patriarcas.
Por que esta resposta é a correta?A autoridade tradicional está assentada na ideia de tradição, ou seja, de continuidade, baseada na sucessão.  O poder tradicional não pode ser considerado racional; é uma herança, baseada no conservadorismo.
 3) Líderes carismáticos existiram em todas as épocas da humanidade. Na percepção dosseguidores, o líder é dotado de capacidades e talentos excepcionais. De acordo com Weber, quais são as principais características dos líderes carismáticos?​​​​​​​
E. A visão, a articulação, o risco pessoal, a sensibilidade ao ambiente, a sensibilidade para as necessidades dos liderados e os comportamentos não convencionais.
Por que esta resposta é a correta?Líderes carismáticos têm facilidade de exercer poder sobre sua equipe, com seus superiores e com seus pares. Apresentam a habilidade de motivar os profissionais e conduzi-los pela sua autoconfiança.
4) A burocracia está presente em todas as organizações, seguindo o crescimento socioeconômico, em função do alto grau de complexidade estabelecido na sociedade contemporânea. Assim, percebe-se que o sistema burocrático proporciona vantagens e desvantagens, por influenciar o dia a dia dos profissionais que estão inseridos nas organizações. Diante das desvantagens, a Teoria da Burocracia é alvo de críticas. Em qual das alternativas a seguir encontram-se essas críticas enumeradas de forma correta?
1)Excessivo racionalismo para alcançar eficientemente seus objetivos.
2) Mecanismo e limitações típicas da Teoria da Máquina pelo arranjo rígido e estático de órgãos para cumprir tarefas utilizando especialização, padronização do desempenho e centralização para obter unidade de comando.
3) Abordagem do sistema fechado, visualizando as organizações como entidades absolutasqueexistemno vácuo, com pouco intercâmbio com o ambiente externo e entre as partes internas da organização.
4) Total omissão da organização informal.
5) Conservantismo, falta de flexibilidade da organização e conformismo das pessoas que se tornam obtusas e condicionadas.
6) Utiliza um sistema rígido e ultrapassado de autoridade e controle.
7) Foi uma excelente inovação para o século XIX e hoje impede a criatividade e a inovação necessárias às mudanças atuais.
8) O modelo burocrático é apropriado apenas para atividades rotineiras e repetitivas em que a eficiência e a produtividade são mais importantes.
Por que esta resposta é a correta?As críticas aos princípios burocráticos estão baseadas na diferença entre as aplicações e os conceitos teóricos. As características burocráticas acabam limitando e, muitas vezes, tirando a iniciativa dos profissionais como também a flexibilidade organizacional.
5) Quais são as principais características do modelo burocrático?
D. A imposição de regras, a impessoalidade, a divisão do trabalho, a hierarquia, a estrutura da autoridade e a racionalidade.
Por que esta resposta é a correta?A característica principal da burocracia, segundo Weber, está na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Na burocracia, a liderança está pautada em regras impessoais e escritas por meio de uma estrutura hierárquica.

Outros materiais