Buscar

Atividade atraso menstrual

Prévia do material em texto

Stephanie Garcia Fernandes RA: N2536E6 – 5° semestre
MARIA, ADOLESCENTE DE 15 ANOS DE IDADE, PREOCUPADA COM ATRASO MENTRUAL DE VINTE DIAS, BUSCOU ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE. NA CONSULTA DE ENFERMAGEM RELATOU ATIVIDADE SEXUAL NOS DOIS ÚLTIMOS MESES COM DOIS PARCEIROS, SEM USO DE PRESERVATIVO E DE ANTICONCEPCIONAL. 
VOCÊ DEVERÁ DESENVOLVER A CONSULTA DE ENFERMAGEM À MARIA, CONSIDERANDO O TESTE DE GRAVIDEZ POSITIVO.
Resposta: 
Como o teste de gravidez de Maria deu positivo, deve-se começar o pré-natal imediatamente. 
Sempre respeitar as condições emocionais da paciente em relação à atual gestação, esclarecer dúvidas, medos e angústias. Orientar a paciente e a família sobre a importância do acompanhamento do pré-natal e as rotinas de consultas.
As consultas devem ser intercaladas entre o médico e o enfermeiro e deve seguir o padrão que será orientado para a paciente, com no mínimo seis consultas de:
· Até 28 semanas a consulta deve ser realizada mensalmente.
· De 28 até 36 semanas a consulta deve ser realizada quinzenalmente.
· De 36 a 41 semanas a consulta deve ser realizada semanalmente.
No primeiro momento da primeira consulta, o enfermeiro deve conversar com Maria para saber se a gravidez foi algo planejado ou não, criando um vínculo entre profissional e paciente. Se caso a gravidez não for desejada, o enfermeiro trará algumas condutas que a paciente pode tomar. Se caso Maria quiser continuar com a gestação, prosseguir com a consulta. 
Cadastrar gestante no Sistema de Informação do Pré-Natal (SISPRENATAL) e fornecer o Cartão da gestante preenchido com os dados, que deve ser verificado e atualizado a cada consulta. 
Solicitar os exames complementares e realizar os testes rápidos de sífilis, HIV (principalmente porque Maria não fez o uso de camisinha durante as relações sexuais) e hepatite B e C (realizado em casos de situação de vulnerabilidade).
Prescrever os medicamentos padronizados para o pré-natal como:
· Ácido Fólico: 0,4 mg sendo dose única diária para a prevenção de defeitos no tubo neural, devendo ser feito o uso pelo menos 30 dias antes da data em que se planeja engravidar até p final da gestação.
· Sulfato Ferroso: 200 mg = 40 mg/dia, indicado no começo da gravidez até o 3° mês pós-parto, recomendando a ingestão da medicação com sucos cítricos e longe das refeições.
Prescrever medicamentos para tratar ISTS e prescrição de penicilina para tratar sífilis congênita se for necessário de acordo com os resultados do exame. 
Orientar e realizar a vacinação das gestantes contra tétano, difteria e coqueluche (dTpa), hepatite B e influenza. 
Encaminhar para tratamento odontológico para a prevenção de infecções. 
Referenciar para atendimento psicológico, nutricional e se caso necessitar ao assistente social pela equipe multiprofissional.
Identificar se a gestante está em fator de risco e se caso estiver, encaminhá-la para consulta médica.
Realizar exames físicos e obstétricos.
Desenvolver atividades educativas, individuais e em grupos. 
Orientar quanto aos fatores de risco e vulnerabilidade, sobre periodicidade das consultas e realizar busca ativa de faltas da gestante. 
Trabalhar com a gestante em relação ao aleitamento materno, perguntar se ela possui algum conhecimento sobre, se sabe a importância de amamentar e se caso ela não souber como prosseguir, deve ser trabalhado durante o pré-natal sobre as instruções e atividades educativas sobre.

Continue navegando