Buscar

BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1 3

Prévia do material em texto

Nome Completo: Gisele Batista da Silva
	RGM: 20175892
	Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual
	Data: 04/11/2020
	Curso: História
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em História no Ensino Médio
ATIVIDADE 1.3 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
A proposta dessa atividade é sobre a estrutura da BNCC. 
Analisando o seu itinerário formativo, comente a importância das atividades conjuntas entre as áreas do itinerário, e sugira de forma detalhada 03 temas e 03 atividades que poderiam ser desenvolvidas considerando o conjunto de competências e habilidades do itinerário formativo em que a sua área está inclusa. Atenção: os temas devem possibilitar o trabalho colaborativo entre professores e alunos das diferentes disciplinas que pertençam ao mesmo itinerário formativo (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). A sua análise deve ter, no mínimo, 1 lauda (página).
As normas que compõe a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) protagonizam a harmonia de ensino entre todos os componentes curriculares, ela realça que os objetivos de aprendizagem devem sempre estar em total sincronia como que diz respeito aos valores a serem prezados e mantidos pelos docentes ao ensinar aos alunos, buscando sempre exercer o ensino em conformidade com este documento. É de extrema importância que seja proporcionado aos alunos, em todas as etapas de aprendizagem, uma experiência significativa dentro e fora de sala de aula. 
A BNCC busca assegurar que o ensino no país seja igualitário e que todos, sem exceção, usufruam dos direitos básicos a uma educação eficiente e de qualidade. Sabendo disso, pode-se medir a importância de se haver harmonia no ensino entre os docentes, todos devem ter o objetivo de enriquecer a experiência educacional que os alunos terão em sala de aula. Assim o sistema de ensino brasileiro terá uma base sólida para o combate a desistência e a falta de interesse dos discentes, contribuindo para a plena formação pessoal, profissional e cidadã destes indivíduos.
A BNCC se estrutura a partir de dez competências que devem ser desenvolvidas e aprimoradas pelos docentes com os alunos na educação infantil, ensino fundamental e no ensino médio. Devem ser trabalhadas com um objetivo claro e bem definidas em seus planos de aula proporcionando, de acordo com a realidade que está inserida, o pleno exercício dos itinerários formativos nas atividades em sala de aula.
Os eixos estruturais desses itinerários são compostos por objetivos que devem ser ofertados pelas escolas visando à investigação científica, seus processos criativos, a mediação e intervenção sociocultural e pôr fim ao empreendedorismo.
Será considerado como ponto de estudo a área das Ciências Humanas em um contexto de itinerário integral, nela encontra-se uma gama de possibilidades onde é possível desenvolver diversas atividades, que em conformidade com a BNCC, poderão proporcionar ótimas experiências aos alunos. Esta área de estudos se torna ainda mais interessante quando aplicados em contextos atuais da contemporaneidade, pois a partir disso, ele proporcionará uma ramificação de experiências que são concebidas pelo conhecimento vivido de cada indivíduo. Isso torna a experiência do aprender extremamente rica e que agrega real valor aos alunos, tornando cada um deles, em dado momento, protagonistas no seu processo formativo.
O uso de conteúdos que são práticos possibilita implementar atividades atrativas aos alunos. Serão considerados três temas que poderão ser desenvolvidos em aula a partir da área das Ciências Humanas que será considerado. O objetivo englobará atividades de aprendizado que serão específicas de uma área formativa, mas que agregará o tema nas diversas disciplinas que fazem parte deste itinerário formativo. Desta forma, possibilitar a compreensão do significado das ciências, sua história e a quem ela se destina, permite uma ampliação da visão de mundo de maneira que se torna viável a percepção de que não há uma única visão de mundo e um fenômeno: um problema ou uma experiência podem ser descritos e analisados por meio de diferentes perspectivas e correntes de pensamento que variam no tempo, no espaço e na intencionalidade.
Tema: Registros da história: linguagens e culturas.
Atividade: Reconhecer o cordel como fonte histórica; Breve histórico da chegada do cordel no Brasil; Literatura de Cordel ganha título de Patrimônio Cultural Brasileiro; O que é a Literatura de Cordel.
Tema: Modernização, ditadura-civil militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Atividade: Sensibilizar os alunos sobre o tema Ditadura Militar e despertar neles o interesse em buscar informações confiáveis sobre o período estudado; Contexto Histórico do Golpe de 1964; Os Atos Institucionais; Repressão e Torturas; Cultura durante a Ditadura Militar.
Tema: Festas Populares: Carnaval de todos os povos.
Atividade: Identificar como a festa popular interfere na vida local; O carnaval de onde vivo.
Estes três temas e suas atividades poderão exercer um papel importante na vida dos alunos. Em conformidade com a BNCC e visando nos alunos o respeito pelos Direitos Humanos, o “ensinar” poderá proporcionar uma experiência cultural e social muito atrativa para alunos da Educação Básica e também para os professores.

Continue navegando