Buscar

CONTEÚDO, MET E PRÁTICA DE ENS DE HIST E GEOG

Prévia do material em texto

isc.: CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.   
	Aluno(a): JULYANNE SILVA FERNANDES MEGUINS FERREIRA
	202002073391
	Acertos: 4,0 de 10,0
	08/04/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a ¿linha do tempo¿ do ensino de geografia no Brasil, podemos afirmar:
		
	 
	Surgindo na década de 1960, a geografia crítica foi a primeira linha de pensamento dessa ciência que rompeu com o capital, elaborando um discurso de denúncia das desigualdades e das explorações. Deu novo significado aos conceitos geográficos. Trouxe o debate político, social e econômico para conceitos como lugar, paisagem e território.
	
	Nas primeiras décadas do Século XX a geografia clássica no Brasil foi utilizada pela política para enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro com o único objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
	
	Até a década de 1960 a geografia clássica era predominante nas salas de aula brasileiras, servindo aos interesses das grandes empresas capitalistas mundiais, com ênfase ao estudo crítico das relações entre as regiões que formavam o país.
	
	Na história do ensino de geografia no Brasil, a geografia crítica chegou às escolas na década de 1960.
	
	Após a Segunda Guerra Mundial aumentaram as desigualdades entre países polos (potências mundiais) e países chamados periféricos ou de terceiro mundo (sem desenvolvimento próprio). A circulação de capitais e empresas em diferentes partes do globo tornou impossível a continuidade de uma geográfica compartimentada em regiões, sem considerar as interações entre as diferentes partes do globo. O conceito de Espaço passou a ser adotado, e desde este momento, a geografia escolar passou a questionar as desigualdades existentes.
	Respondido em 08/04/2021 13:48:43
	
	Explicação:
A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica à sociedade pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza. Nesse sentido, defende a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Esta vertente da geografia tinha por objetivo denunciar o caráter apolítico ou reacionário, sobretudo da ¿geografia tradicional¿ e ¿nova geografia¿, além de propor novas agendas de pesquisa, formas de pensar as questões epistemológicas, a prática dos geógrafos e uma maneira particular de contar a própria história da geografia. Ganhava forma, então, uma geografia engajada, interessada nos problemas sociais e inspirada numa tradição de pensamento que já havia adquirido contorno em vários campos das ciências sociais.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Sobre esta doutrina, assinale a resposta INCORRETA
		
	 
	O sujeito da aprendizagem deixava de ser um receptáculo que apenas reproduzia os conteúdos transmitidos pelo professor, para tornar-se um construtor de seu conhecimento
	
	A Geografia positivista deixou de ser holística para se tornar uma ciência pulverizada e especializada, com saberes fragmentados .
	
	Tudo aquilo que não pudesse ser provado pela ciência era considerado como pertencente ao domínio teológico ou metafísico caracterizado por crendices e superstições.
	
	Surgiu com o desenvolvimento do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial.
	
	Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador/autor e sua obra.
	Respondido em 08/04/2021 13:48:49
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O tema de aula da turma do 2º ano era A POPULAÇÃO E SEUS PROBLEMAS. Para iniciar o assunto a professora pediu que os alunos fizessem uma pesquisa com os funcionários da escola sobre onde moravam e como chegavam à escola. O problema que ela focalizou primeiro foi:
		
	
	Saúde
	
	Saneamento básico
	 
	Transporte
	
	Segurança
	
	Educação
	Respondido em 08/04/2021 13:48:53
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	FALAR DE SALVADOR É FALAR DO MAR, DO VENTO CONSTANTE E DO BRASIL COLONIAL. SUA GENTE, AS CONSTRUÇÕES E O RITMO DE VIDA NOS LEVAM A UMA VIAGEM ATRAVÉS DO TEMPO. Essa descrição de Salvador nos leva as seguintes características da cidade:
		
	
	Situada em um vale e ter sido planejada na década de 60
	
	Montanhosa e tendo sido palco da libertação dos escravos
	 
	Estar à beira do rio Capibaribe e ter feito parte do período descoberta do ouro.
	 
	Litorânea e da época do descobrimento do Brasil
	
	Interiorana e do período da Independência do Brasil
	Respondido em 08/04/2021 13:48:57
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para que a criança domine os conceitos de fases, épocas, períodos e eras, a escola deve trabalhar nos anos iniciais do Ensino Fundamental a noção de:
		
	 
	duração;
	
	caracterização de época;
	
	ordem e sucessão;
	
	simultaneidade;
	
	descontinuidade do tempo.
	Respondido em 08/04/2021 13:49:00
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Na cooperação simples todos os trabalhadores envolvidos, mestres e aprendizes, realizam as mesmas tarefas durante o processo de trabalho. Assinale a única opção que exemplifica esse modo de produção. (Interpretação)
		
	
	Uma confecção de calças jeans.
	
	Uma fábrica de calçados e bolsas
	 
	Uma oficina de cerâmicas
	
	Uma empresa de publicidade
	 
	Uma empresa de programação de softwares
	Respondido em 08/04/2021 13:49:04
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	É raro encontrarmos nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a expressão ¿civilização indígena¿ ou ¿cultura europeia¿. As alternativas abaixam explicam esse fato, exceto:
		
	 
	Civilização e cultura são termos distintos, por isso é razoável serem utilizados nos livros didáticos para diferenciar os povos mais desenvolvidos daqueles mais primitivos.
	
	O termo ¿cultura¿, em seu sentido antropológico, significa o conjunto das criações, materiais ou não, de um povo ou grupo social. É, portanto, um conceito neutro, despido de sentido valorativo, equivalente ao termo ¿civilização
	
	O termo civilização é utilizados nos livros didáticos para os povos de cultura mais complexa, já possuidores de escrita e de um tipo de organização mais elaborada.
	 
	Nos livros didáticos existe uma diferenciação preconceituosa entre os termos cultura e civilização: aplica-se a palavra cultura aos grupos sem escrita, ditos ¿primitivos¿ e o termo ¿civilização¿ aos povos de cultura mais hegemônica.
	
	Para Strauss, ¿não existem povos sem história ou povos infantis. Todos são adultos, mesmo os que não conservaram o diário de sua infância ou adolescência¿. Porém o que constata-se na maioria dos trabalhos dos historiadores do mundo ocidental é uma diferenciação preconceituosa estabelecida entre povos sem escrita, ditos sem civilização ou sem história e os que possuem as três.
	Respondido em 08/04/2021 13:49:08
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	SÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS:
		
	
	trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.
	 
	desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade.
	 
	conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade.
	
	impor regras rígidas às crianças.
	
	induzir o educando a trabalhar sempre em grupo
	Respondido em 08/04/2021 13:49:11
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Leia o fragmento a seguir sobre  a utilização do cotidiano do aluno nas aulas de História: "Em primeiro lugar, é importante observar que uma realidade local não contém, em si mesma, a chave de sua própria explicação, pois os problemas culturais, políticos, econômicos e sociais de uma localidadeexplicitam-se, também, pela relação com outras localidades, outros países e, até mesmo, por processos históricos mais amplos". (SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004). A partir do exposto, é correto afirmar que:
		
	
	nos anos iniciais do Ensino Fundamental não deve ser trabalhado a História nacional e global.
	 
	o professor não deve levar em conta elementos de História local para não fragmentar o conhecimento.
	
	a maior preocupação dos professores, na atualidade, é ensinar a História de cada aluno.
	 
	a preocupação maior, na atualidade, é estabelecer articulações constantes entre o local, o nacional e o global.
	
	a realidade imediata do aluno deve ser usada com cautela, pois dessa forma pode perder de vista o mundo globalizado.
	Respondido em 08/04/2021 13:49:16
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória. A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas. (Ana Maria Saul, 1988.) Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
		
	
	interpretação, registro, crítica da realidade.
	
	conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
	
	visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
	 
	descrição, análise, crítica da realidade.
	 
	interpretação, análise.
	Respondido em 08/04/2021 13:49:17

Continue navegando