Buscar

4 Direito Processual Civil - 03ABR19

Prévia do material em texto

Fernanda Barcellos – UNESA (Direito Processual Civil I – 2019.1 - Prof. Alessandra) 
2
Aula 5 – 01ABR10
Litisconsórcio
Conceito: etimologicamente, significa consórcio (pluralidade de parte) na instauração da lide, a mesma sorte na lide.
“Lei 9.099 ou no CPC”
Classificação do litisconsórcio
Quanto a posição das partes:
Ativo – pluralidade de autores
Passivo – pluralidade de réus
Misto – pluralidade de autores e réus
Quanto ao momento da sua formação
Pode ser inicial ou acidental (ulterior)
Inicial – quanto a sua formação de pleiteada da petição inicial
Ex.: várias pessoas envolvidas em acidente de ter, em conjunto ingressam com ação de reparação de danos em face do ofensor (litisconsórcio ativo inicial).
“Quando entra 2 autores e 1 réu é inicial”
Incidental ou Ulterior – ocorre quando o litisconsórcio não é indicado na petição inicial, e poderá formar das seguintes maneiras:
a) Em razão de uma intervenção de terceiro, como ocorre no andamento do processo e na denunciação da lide.
->Art. 101, II, CDC – empresa de ônibus
“exemplo: um passageiro deixa cair uma garrafa, outro passageiro tropeça e cai, ação em face da empresa de ônibus. Como responsabilidade objetiva da empresa de ônibus, que deveria fiscalizar. A empresa faz um chamamento a empresa do seguro que será o segundo réu.”
->Ação de regresso – Art. 125, I, CPC – evicção
b) Pela sucessão processual, quando os herdeiros ingressam no feito sucedendo a parte falecida. Ex.: habilitação ou sucessão
c) Pela conexão, se determinar a reunião das demandas para o processamento em conjunto. Ex.: busca e apreensão
d) Por determinação do juiz, nas hipóteses de litisconsórcio passivo necessário não indicado na inicial – Art. 115 do CPC c/c Art. 73, parágrafo 1º do CPC – outorga conjugal
“quando se trata de direito material – ex.: uma venda de imóvel, discutindo êxito judicialmente, deveria citar o marido e a mulher, mas se não chama a mulher, o juiz não pode andar com o processo, pois tem que regularizar o polo, no exemplo, passivo, o juiz emenda a inicial e dá o prazo para chamar a esposa – caso não seja chamada, o juiz pode extinguir sem resolução do mérito.”
Quanto a obrigatoriedade da formação
Classifica-se:
Art. 114 o CPC – necessário – obrigatório – e facultativo
Decorre de imposição legal ou da natureza da relação jurídica, hipóteses em que ao autor não resta alternativa senão a formação do litisconsórcio. Ex.: ações que versem sobre direito real imobiliário devem ser proposta em face do marido e mulher.
“Requisitos: Art. 73, parágrafo 1º do CPC – ex.: na compra de um celular Samsung, comprado no Ponto Frio. Ele pode entrar contra a Samsung e Ponto Frio, ou só ao Ponto Frio, ou só a Samsung.” 
Art. 113 do CPC – facultativo – fica à princípio, a critério do autor, desde que preenchidos os requisitos legais, isto é, quando entre os litisconsortes (ativo ou passivo) houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente a lide.
Ex.: acidente de ônibus 
O juiz não pode recusar o litisconsórcio pretendido pelo autor. Ex: o juiz pode limitar o número de autores – exemplo em uma ação de ônibus – 44 autores – o juiz pode pedir que seja 10 autores por ação.
O juiz (dificulta defesa e cumprimento) pode de ofício ou a pedido do réu (interrompe o prazo) limitar o litisconsórcio facultativo da sentença – Art. 113, parágrafo 1º do CPC.
Quanto a uniformidade da decisão
Simples e unitário
->Facultativo/ simples
Quando a decisão, embora pretendida no mesmo processo, pode ser diferente para cada um dos litisconsortes. 
Ex.: ação de indenização em face da Gol
Art. 116 do CPC
Necessário / unitário
Demanda decidida de forma idêntica para todos que figuram o mesmo polo de relação processual o juiz deve, obrigatoriamente, proferir sentença igual para todos os litisconsortes. Ex.: anulação de casamento.
Art. 115 do CPC
I – nula
II – ineficaz
p.u. – necessário – corrigir sob pena de extinção do processo
Art. 229 do CPC
Litisconsortes que tiverem diferentes procuradores (prazo dobrado)
Parágrafo 2º não se aplica – autos eletrônicos

Continue navegando