Buscar

PET complementar 3º EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ANO DE ESCOLARIDADE: 3º ANO
PET VOLUME: 01/2021 (Complementar)
TURNO: NOITE
TURMA: 3ºEJA
	Unidade Temática: Conhecimentos e Expressões em Artes Visuais, Conhecimentos e Expressões em Teatro.
	Objetos de conhecimento: 
· Percepção Visual e Sensibilidade Estética. 
· Contextualização, Expressão Cênica e Teatral na História da Humanidade. 
· Conhecimentos e Expressão em Dança. Percepção Gestual / Corporal e Sensibilidade Estética.
	Habilidade (s): 1.2. Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.
1.3. Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade pessoal.
1.4. Usar vocabulário apropriado para discorrer sobre essas relações.
24.3.1. Identificar a relação entre espaço, tempo, ritmo, voz e movimento nas peças teatrais e cênicas contemporâneas locais e regionais.
24.5.1. Dominar as possibilidades técnicas de expressão do discurso teatral.
8.1.2. Estabelecer relações entre a dança contemporânea, contextualização e identidade pessoal. 20.4.1. Identificar a relação entre espaço, tempo, ritmo e movimento nas danças contemporâneas locais e regionais.
	Conteúdos relacionados: Apreciação e Análise de Imagens e Objetos Artísticos. Relações entre as Artes Visuais, seu Contexto na História da Humanidade e a Arte Contemporânea. Percepção Dramática e Sensibilidade Estética. Percepção Gestual / Corporal e Sensibilidade Estética: Análise de Produções de Dança em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas; Expressão Corporal e Gestual.
HISTÓRIA DO CINEMA
Considerado o primeiro filme da história, “A Chegada de um Trem na Estação” foi filmado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, no ano de 1895. Ele foi criado com o uso da máquina cinematógrafo, que capturava várias fotos, ou “quadros”, por segundo e quando projetadas em sequência davam a ideia de movimento. A primeira sessão de cinema chocou a população da época. Há relatos de espectadores que passaram mal e precisaram deixar a sala de exibição, ao verem a imagem de um trem se movendo em sua direção. A filmagem dos irmãos Lumière era curta, com duração de apenas 50 segundos. Não contava uma história, nem possuía um roteiro. Era literalmente o registro da partida do trem na estação La Ciotat, na França. Assim como ocorreu com a fotografia, o cinema não foi considerado uma forma de arte quando surgiu. A população considerava que os cineastas não eram artistas e sim, ilusionistas ou inventores. O primeiro a criar filmes com roteiros e que contavam histórias foi o francês Georges Méliès. Seu filme mais conhecido foi “Viagem à Lua”, que tinha duração de 13 minutos. Os filmes de Méliès, assim como outros filmes da época, tinham muitas semelhanças com o teatro. Os figurinos, cenários, maquiagens e o tipo de atuação usavam como referência espetáculos teatrais. Durante décadas, o cinema era mudo e em preto e branco. Alguns filmes do cinema mudo possuíam trilhas sonoras feitas com música clássica e, por vezes, possuíam falas legendadas, em telas de fundo preto. O cinema com voz falada surgiu apenas na década de 1920. Já o cinema em cores, começou a se popularizar nos anos 1930. A sétima arte, como o cinema é conhecido, passou por muitas transformações ao longo do tempo. Uma delas foi o surgimento de efeitos especiais, criados em estúdios de filmagem e, mais tarde, criados com recursos digitais. Hoje em dia, nem todos os filmes são considerados arte. Alguns são criados com propostas de expressão artística, já outros tem objetivos mais comerciais, como ocorre com muitas produções de filmes de Hollywood.
1) Assim como ocorreu com a fotografia, o cinema não foi considerado uma forma de arte quando surgiu. A população considerava que os cineastas não eram artistas e sim
a) Trabalhadores ou operários.
b) Fotógrafos ou farsantes.
c) Ilusionistas ou inventores.
d) Cientistas ou visionários.
2) Quando surgiu o cinema com voz falada?
a) 1940
b) 1920
c) 1930
d) 1900
3) Em que ano o cinema em cores começou a se popularizar?
a) 2000
b) 1950
c) 1970
d) 1930
O QUE É DANÇA
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções. O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação da cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, especialmente através das danças folclóricas, nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades e também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental. “Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado
4) Por que a dança é considerada por muitos a mais completa das artes?
a) Por envolver elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
b) Por utilizar o corpo como ferramenta de execução e criação.
c) Por ser independente e não permitir agregar outros elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura.
d) Por estar presente em diversas culturas.
5) O significado da dança vai além da expressão artística, podendo também ser vista como: EXCETO.
a) meio para adquirir conhecimentos
b) opção de lazer
c) fonte de prazer
d) falta de comunicação 
6) São funções do ritmo. EXCETO:
a) Auxiliar a incorporação técnica.
b) Estimular a atividade. 
c) Permitir a vivência total do movimento.
d) Prejudicar a memória.

Continue navegando