Buscar

trabalho introd as ciencias biologicas 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciências Biológicas Bacharelado 2016.1
aluna: Larissa Ito dos Santos
disciplina: Introdução as ciências biológicas
Jardim Botânico de Brasília
O jardim botânico de Brasília foi o primeiro jardim botânico do Brasil com a predominação do ecossistema de cerrado e foi o primeiro Jardim Botânico do mundo com objetivos claros de conservação in situ de recursos genéticos, inaugurado em 8 de março de 1985; possui uma área de 5 mil hectares, 526 desses hectares são abertos para a visitação, onde é encontrado plantas nativas e exóticas, além de 4500 m de trilha ecológica, mas a área de preservação administrada do jardim botânico compreende cerca de 4.429,63 hectares. Podemos encontrar em sua totalidade :Jardim em movimento, Cerratenses,Área de piquenique, Biblioteca da natureza, Museu de história natural, Centro de visitantes, Casa de chá, Espaço Guido Pabst, com coleção de orquídeas nativas e exóticas, Bosque Kyoto, Bosque dos Ipês e Anfiteatro.
Ele foi inicialmente proposto em 1962 por Lúcio Costa que propôs para a nova capital um jardim botânico e zoológico, seu plano ficou estagnado ate o início da criação de 1961 ate 1969. ele passou por várias fazes para finalmente passasse de um simples plano piloto para um importante ponto turístico de Brasília, localizado no Lago Sul, no Distrito Federal inaugurado finalmente em 1985, além de todas as opções de atividades é encontrado também um herbário: Herbário Ezechias Paulo Heringer, que esta la desde 1984 foi aceito no Index Herbariorum e registrado sob a sigla HEPH. Desde 2008 o HEPH é credenciado como herbário fiel depositário. O acervo do HEPH é formado principalmente por plantas do Cerrado fornecendo informações para pesquisas em diversas áreas, tais como morfologia vegetal, taxonomia, filogenia, anatomia e ecologia, seu acervo contem cerca 31 mil plantas, seus principais coletores são: Prof. Ezechias Paulo Heringer, Cilúlia Maury, Mitzi Brandão, Paulo Eugênio de Oliveira, Alba Evangelista Ramos e Anajúlia Heringer Salles. Os grupos taxonômicos mais bem representados são Orchidaceae, Poaceae, Asteraceae, Leguminosae, Malpighiaceae, Myrtaceae, Rubiaceae.
Além do acervo do herbário,exite uma carpoteca formada por 280 exemplares de 65 famílias, uma xiloteca que tem exemplares de 12 espécies, e a palinoteca, composta por 172 exemplares de 44 espécies de plantas.
Escolhi esse jardim pois além de mostrar e preservar a fauna e a flora do cerrado brasileiro ele possui um importante herbário, com informações bem diversificadas, e tem a preocupação da preservação in situ das plantas, além de oferecer uma ótima estrutura para seus visitantes e pesquisadores desfrutarem da sua beleza e da sua fonte conhecimentos. Assim mostrando que uma cidade planejada pode preservar a natureza e guardar fonte de conhecimento para as gerações futuras.

Outros materiais